Lançamento

Livro digital aborda psicologia e comunicação

Lançamento será nesta sexta (31) e é resultado de parceria entre os cursos de comunicação e psicologia da UFMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Capa do livro
Capa do livro (capa livro)

São Luís – “Estudos Psicossociais: Psicologia e Comunicação”, é o título do livro digital que será lançado nesta sexta-feira (31), em evento on-line, às 18h. O livro é resultado de uma parceria entre o Departamento de Comunicação Social e o Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. A publicação tem o selo da Editora da UFMA (EdUfma), que disponibilizará gratuitamente o livro no site da editora, assim como na página do projeto Rádio Híbrida, que é vinculada ao Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação (NEEC).

Na publicação são abordados temas que vão desde a própria reflexão teórica sobre a tríade mídia, consumo e subjetividade, até questões que relacionam o consumo e a mídia no âmbito dos desenhos animados, do futebol, dos aplicativos móveis, da sexualidade, das relações de classes e da música.

A obra é composta por nove textos produzidos por alunos e professores da disciplina “Mídia, Consumo e Subjetividade”, ministrada no Curso de Psicologia da UFMA, no segundo semestre de 2018, que teve como objetivo pensar os processos de subjetividade, por meio da mídia em suas variadas perspectivas.

Os textos registram os debates e reflexões feitos pelos professores Rose Ferreira, do Departamento de Comunicação Social da UFMA e Ricardo Alvarenga, que no período realizava o seu estágio docente de doutorado no Departamento de Comunicação e atualmente é docente do Centro Universitário Estácio São Luís e pelos discentes da disciplina: Alberto Joaquim, Carlos André, Emanuelle Santos, Camila Araujo, Flaviane Cartágenes, Luciana Fontinele, Giullia Marques e Thaís Stephanie. Contando ainda com o prefácio escrito pela professora universitária e psicóloga Maria Emília Miranda Alvares e posfácio por Rakel de Castro, professora universitária e jornalista.

A professora Rose Ferreira comentou a experiência. “O desafio de sair temporariamente do campo da Comunicação para realizar uma interlocução com outro campo foi aceito e aqui apresentamos uma parte dos resultados da relação estabelecida entre ensino aprendizagem que nos foi posto neste processo iniciado em 2018”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.