Eleições nos EUA

Donald Trump quer adiar eleição e congresso rejeita ideia

Presidente dos Estados Unidos levantou a possibilidade de adiamento da eleição presidencial, ideia rejeitada por democratas e por republicanos

REUTERS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Donald Trump vem perdendo popularidade
Donald Trump vem perdendo popularidade (donald trump)

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantou nesta quinta-feira a possibilidade de adiamento da eleição presidencial de 3 de novembro, uma ideia rejeitada imediatamente tanto por democratas quanto por republicanos no Congresso — a única instância com autoridade para fazer tal alteração.

Críticos e até aliados de Trump refutaram a ideia, que não levaram a sério, e alguns disseram ser apenas uma tentativa de desviar a atenção diante de notícias econômicas devastadoras.
O comentário de Trump no Twitter veio no momento em que os EUA atravessam uma das maiores crises de uma geração: uma pandemia de coronavírus que já cobrou mais de 150 mil vidas, uma recessão paralisante provocada pelo surto e protestos de âmbito nacional contra a violência policial e o racismo.

Na manhã desta quinta-feira, o governo dos EUA anunciou a pior contração econômica desde a Grande Depressão.

Alegações de fraudes

Sem provas apresentar, Trump repetiu alegações de fraude nas votações pelo correio.
“Com uma votação universal pelo correio (não votação fora do domicílio, que é boa), 2020 será a eleição mais IMPRECISA E FRAUDULENTA da história. Será um grande constrangimento para os EUA”, tuitou Trump. “Adiar a votação até as pessoas poderem votar de forma apropriada, garantida e segura???”.

Pesquisas de opinião mostram Trump atrás e perdendo terreno para o adversário democrata e ex-vice-presidente Joe Biden.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.