Saúde

Cruz Vermelha já fez mil atendimentos voluntários este ano

Instituição está entregando kits de higiene para a população, totalizando até agora cerca de 1.500

Kethlen Mata/ O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Ação da Cruz Vermelha em bairro de São Luís
Ação da Cruz Vermelha em bairro de São Luís (Cruz vermelha)

São Luís – A Cruz Vermelha é um movimento internacional humanitário que atua em todos os países do planeta, no Brasil, está presente em 21 estados, inclusive no Maranhão. A instituição realiza ações anualmente, mas com a pandemia, as intensificou. Uma equipe de profissionais de saúde voluntários está percorrendo bairros da Região Metropolitana de São Luís para oferecer diversos atendimentos, como aferição de pressão, psicólogo, nutricionista, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B e C. Até quinta-feira, 30, a ação já havia percorrido cinco bairros da grande ilha, a intenção da Cruz Vermelha é chegar até os interiores do estado.

O movimento da Cruz Vermelha também está fazendo a distribuição de kits de higiene básica, nos bairros por onde está passando, já foram entregues, até o momento, cerca de 1,500 kits. Vale ressaltar, que essa é uma instituição que não possui nenhum vínculo com o estado e sobrevive a partir de doações. São com essas doações que os kits são adquiridos, no Maranhão, o Sistema Integrado de Cuidados à Saúde (SINCS) é o parceiro da ação que está percorrendo São Luís.

“A importância dessa ação é atender o maior número possível de populares da grande São Luís. Queremos desenvolver programas humanitários que atendam os anseios da população. Sabemos que a população tem muita dificuldade em vários atendimentos clínicos, então, a Cruz Vermelha se propôs a desenvolver programas dessa natureza”, afirma o presidente da Cruz Vermelha Brasileira do Maranhão, Carlos Rangel.

Atendimentos
A ação já passou pelos bairros do Monte Castelo, Anjo da Guarda, Cohatrac, Paço do Lumiar e recentemente, na última terça-feira, 28, atendeu no bairro Cumbique, na cidade de Raposa. Até esta data, já foram atendidas 1000 pessoas. O Clínico Geral, Marcelo Ribeiro, conta que participar dessas ações é uma sensação plena. “Nós podemos evitar o agravamento de doenças crônicas com apenas algumas orientações”, frisa o médico.

Se algum indivíduo apresentar positivo para algum teste durante os atendimentos, ele é encaminhado para profissionais responsáveis e recebe diretrizes, dependendo da cidade. A Cruz Vermelha não acompanha o paciente, apenas apresenta os laudos e relatórios das doenças que forem identificadas. Qualquer pessoa pode participar, basta apresentar um documento de identificação para que um registro seja feito.

Os próximos atendimentos acontecerão nos dias 3, 4 e 5 de agosto, na Praça Deodoro, em São Luís, durante a manhã.

Voluntários
Todos os profissionais que participam dessas ações humanitárias são voluntários da entidade. A quantidade de profissionais que participam dos atendimentos é variável, já que depende da disponibilidade dos mesmos, mas, geralmente, a equipe é composta por cerca de 30 pessoas. Em algumas localidades, o ato não dura o dia inteiro, apenas na parte da manhã, das 8h às 12h.

Para ser um voluntário da entidade, é necessário se dirigir até a sede do movimento, que fica na Avenida Getúlio Vargas, n° 47, Monte Castelo. O profissional, assim que fizer sua inscrição, deve passar por um treinamento básico, e posteriormente, começará a ser incluído nas ações. “A instituição tem uma responsabilidade muito grande, atendemos o estado todo, então, quando se é voluntário da Cruz Vermelha é feito um seguro desse voluntário. É preciso estar cadastrado tanto estadualmente, quanto de forma nacional e internacional”, explica Augusto Nery, membro da comunicação da Cruz Vermelha no Maranhão.

SAIBA MAIS

Cartão Cruz Vermelha

O Cartão assistencial da Cruz Vermelha foi feito para pessoas que não possuem condições de adquirir um plano de saúde. Esse cartão pode ser adquirido por uma taxa de R$ 30,00 por mês e incluir até mais cinco dependentes no plano. Quem for portador do cartão, vai ter atendimentos com valores mais acessíveis, em exames, consultas, farmácias, academias e cursos. “O dinheiro arrecado com o cartão é revertido para essas ações, ou seja, você ajuda a Cruz vermelha a ajudar alguém que necessita”, ressalta Augusto Nery.

Para cartão pode ser adquirido pelo site Cartão Cruz Vermelha ou pelas centrais de venda: 4009 3888; (98) 99222-6876; (98) 99234-5908.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.