Presídio

Complexo de Pedrinhas é fiscalizado pelo Poder Judiciário

As unidades prisionais da Grande Ilha e do interior serão vistoriadas de forma presencial pela Justiça nos próximos meses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Pedrinhas)

SÃO LUÍS - O Complexo Penitenciário de Pedrinhas foi inspecionado ontem pela equipe da Unidade de Monitoramento do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (UMF/TJMA) como ainda pelos representantes da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís.

De acordo com o coordenador da UMF, o juiz Marcelo Moreira, essa inspeção foi a primeira a ser realizada neste ano pela Unidade de Monitoramento e marca a retomada da atividade fiscalizatória do órgão de forma presencial. “Esse tipo de trabalho que garante uma avaliação mais fidedigna da situação carcerária no maior complexo prisional do Estado”, explicou o magistrado.

Ele ainda disse que no decorrer dos próximos dias, a UMF vai divulgar o calendário das inspeções a serem realizadas durante este ano em outras Unidades Prisionais de Ressocialização (UPRs), inclusive, do interior.

O juiz Márcio Castro Brandão, que é titular da 1ª Vara de Execuções Penais, afirmou que foi possível extrair impressões mais fiéis sobre como a epidemia impactou a rotina dos internos e os efeitos concretos das medidas de enfrentamento ao coronavírus no sistema prisional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.