Mestrado

PUC/RS e UNDB vão ofertar mestrado em Direito Internacional

O objetivo é fomentar a docência, pesquisa e elevar a profissionalização do Direito no MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Ingo Sarlet coordena pós-graduação da PUC/RS e o Minter PUC/RS e UNDB
Ingo Sarlet coordena pós-graduação da PUC/RS e o Minter PUC/RS e UNDB (undb)

São Luís - O Direito e suas teorias, teses e práticas avançam na velocidade da evolução da sociedade e para manter-se atualizados os profissionais da área precisam estar sempre buscando novos conhecimentos em programas renomados; como os Cursos de Direito oferecidos pela PUC/RS, que possui programas de Graduação e Pós- Graduação reconhecidos e premiados.

E a partir do mês de setembro, os profissionais do Maranhão que buscam implementar seus conhecimentos em Direito poderão usufruir de um programa que une a UNDB Centro Universitário e a PUC do Rio Grande do Sul. Juntas, as instituições que são referência em educação assinam o Mestrado Interinstitucional (Minter) em Direito PUCRS/UNDB. Vale lembrar que a UNDB possui o 2º melhor curso de Direito do Brasil na Avaliação do Enade/MEC. Já a Escola de Direito da PUC/RS é a Melhor Pós-Graduação do Brasil na avaliação da Capes.

Trata-se de um dos mais renomados programas de especialização da área, que foi criado para atender as necessidades de diversos profissionais que agora poderão estudar sem a necessidade de sair de São Luís. O curso Stricto Sensu é aprovado e recomendado pela Capes e estruturado com foco na relação entre a teoria e a prática. Ao longo do programa, as questões contemporâneas da ciência jurídica serão problematizadas e investigadas sob uma perspectiva que dialoga diretamente com a realidade jurídica e social na qual os profissionais do Direito atuam cotidianamente.

As aulas do MINTER PUCRS / UNDB serão presenciais e acontecerão na UNDB, com os professores das duas instituições. A previsão é que as mesmas aconteçam às quintas, sextas e sábados a cada 15 ou 20 dias, conforme cronograma de aulas e disciplinas. Além da oportunidade inédita das qualificação com a PUC do Rio Grande do Sul e suporte acadêmico da UNDB, o programa ainda proporcionará o contato e o relacionamento com alguns dos maiores juristas do país que atuarão como professores; além da abertura de novas oportunidades profissionais em áreas como docência e pesquisa.

Estarão no corpo docente do programa alguns dos mais relevantes juristas brasileiros: Dr. Eugênio Facchini Neto, Des. do Tribunal de Justiça e docente da PUCRS, que vai ministrar a disciplina Direito Civil e Sociedade; Dr. Thadeu Weber, Doutor em Filosofia que vai ministrar a disciplina Teoria da Justiça; Dr. Ricardo Lupion, que vai ministrar a disciplina Empresa e Ordem Econômica; Dr. Juarez Freitas, Pres. do Conselho Científico do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público, que vai lecionar Hermenêutica Jurídica Contemporânea; Dr. Adalberto Pasqualoto, que vai ministrar a disciplina Tópicos Avançados de Direito do Consumidor; Dr. Ney Bello, Desembargador Federal e Diretor do Curso de Direito da UNDB que vai ministrar a disciplina Direitos Sócioambientais entre outros renomados nomes.

O processo seletivo será composto por entrevista e defesa do anteprojeto e as aulas iniciarão no próximo mês de setembro; as inscrições já estão abertas até 20.08. Vale lembrar que os mestrados interinstitucionais são modalidades de Projetos de Cooperação entre instituições para a qualificação de profissionais de nível superior. Eles consistem em turmas temporárias conduzidas por uma instituição promotora que nesse caso será a UNDB. E o programa será do tipo pós – graduação strictu sensu (PSG) obrigatoriamente nacional e reconhecido pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e homologado pelo Ministério da Educação. Entre os objetivos desse programa estão a formação de mestres fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa para a atuação na docência e/ou pesquisa, a qualificação de profissionais para a atuação no mercado de trabalho, bem como o atendimento a demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas das organizações públicas ou privadas.

Esse será um curso de Mestrado Acadêmico, que se destina à formação de professores e profissionais voltados ao desenvolvimento da pesquisa científica além do fomento à inovação, por meio do desenvolvimento de habilidades que levem à produção de novas técnicas e processos. O programa terá como áreas de concentração: Fundamentos Constitucionais do Direito Público e Privado e Teoria Geral da Jurisdição e Processo. O candidato devera optar por uma dessas áreas no ato da inscrição no processo seletivo; que contará com defesa de anteprojeto, entrevista e avaliação de currículo (lattes).

O MINTER em Direito da PUCRS / UNDB terá dois Coordenadores: O Prof. Dr. Ingo Sarlet que coordena os programas de Pós – Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado da PUCRRS; e a profa. Dra. Amanda Thomé, Pós- Doutora em Direito, Vencedora do Prêmio CAPES de Tese 2017 e Professora Titular da UNDB.

“É com grande satisfação que anunciamos essa parceria com a UNDB, instituição com a qual já temos uma parceria bem ativa; e temos certeza de que iremos agregar muito valor ao mercado com nosso programa Nota 6 pela CAPES e também com docentes altamente qualificados, com grande produção e prestígio e dispostos a dar tudo de si nesse MINTER em Direito da PUCRS/UNDB”, enfatizou o Prof. Dr. Ingo Sarlet.

O processo seletivo e matrículas já estão abertos. Mais informações: undb.edu.br/mestradodireito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.