Prevenção de acidentes

Prevenção de acidentes é debatida no Hospital Dr. Carlos Macieira

Atividade com os enfermeiros marcou Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Foram debatidos riscos de acidente com material perfurocortante
Foram debatidos riscos de acidente com material perfurocortante (palestra)

São Luís - Para marcar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (em 27 de julho), o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), na capital maranhense, sediou treinamento que teve iniciativa da equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Instituto Acqua, organização que gerencia o hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Há 48 anos o dia 27 de julho foi oficializado como marca da prevenção de acidentes de trabalho, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. No encontro foram debatidos os riscos de acidente com material perfurocortante, as emoções dos profissionais de enfermagem, formas de notificação de acidente e fluxo.

Dados estatísticos sobre doenças e acidentes relacionados ao trabalho foram apresentados pelo supervisor de Segurança do Trabalho do Instituto Acqua, Hilton de Castro Soares. Entre 2007 e 2017 foram registrados mais de 1 milhão de casos - dos quais 64% foram de acidentes graves, 25% de acidentes de trabalho por exposição a material biológico e 11% por intoxicações exógenas (exposição a substâncias químicas) relacionadas ao trabalho.

"Em todas as unidades de saúde gerenciadas pelo Acqua no Maranhão temos um profissional da equipe da SESMT para orientar e fiscalizar as notificações e ações de prevenção e melhoria na segurança e saúde dos profissionais", disse Hilton.

Profissionais que atuam em unidades de saúde estão expostos a riscos mecânicos, físicos, biológicos, químicos e psicológicos que podem gerar acidentes. Para isso, é recomendado o uso de equipamentos de proteção adequados e a conduta correta de acordo com protocolos de controle de infecção. Joice Sousa Soares, enfermeira e coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), foi convidada a falar sobre protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para profilaxia pós-exposição HIV com relação a acidentes ocupacionais e materiais biológicos.

"Esses acidentes envolvem grande parte de profissionais de saúde, em todas as unidades, e as orientações são para tentar prevenir. A primeira coisa após um acidente dessa natureza é lavar as mãos com água e sabão em abundância. Se for acidente com sangue ou secreção deve ser usado soro fisiológico", explicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.