Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

A dupla que faz sucesso

A dupla sertaneja Fernando e Franco é, atualmente, a que mais se destaca no Maranhão, em se
tratando desse gênero musical. Os irmãos lançaram, recentemente, a música “Ciúme Bateu”, uma proposta autoral que já faz sucesso em rádios locais. Em dois anos de atuação em São Luís,
eles dividem com a banda Mesa de Bar os holofotes das mais destacadas atrações da música maranhense do momento no geral, inclusive com excelentes resultados nas redes sociais.

OREPÓRTER PH com a amiga empresária Glícia Gentil (franqueada de O Boticário em Sâo Luís), que está comemorando o anúncio da cegonha de que será avó de uma menina, já em adiantado estado de gestação e filha do seu filho Filipi Gentil e Amanda Raissa, cujo casamento testemunhei na Igreja da Memória, em Lisboa
OREPÓRTER PH com a amiga empresária Glícia Gentil (franqueada de O Boticário em Sâo Luís), que está comemorando o anúncio da cegonha de que será avó de uma menina, já em adiantado estado de gestação e filha do seu filho Filipi Gentil e Amanda Raissa, cujo casamento testemunhei na Igreja da Memória, em Lisboa

E a Covid levou
Mais um amigo que partiu vítima da Covid-19: o empresário bem-sucedido e dono de uma carreira política vitoriosa, Ricardo Archer. Ele foi o primeiro prefeito reeleito na história de Codó, onde teve sua gestão muito bem avaliada, principalmente nos quesitos saúde e educação.
Ricardo foi, também, Secretário de Estado, vereador mais votado no Maranhão, proporcionalmente, Deputado Estadual, e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, FAMEM.
Seguiu a trajetória política do avô, Sebastião Archer, que foi prefeito de Codó e de São Luís, Governador do Maranhão e Senador, e do pai Remy Archer, que foi Senador do Maranhão. Seu tio Renato Archer, foi Ministro da Previdência Social e primeiro a ocupar o cargo de Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil.
Ricardo deixa os filhos Guilherme, Felipe e Ricardo (ex-deputado federal).

Polêmica da Península
Segue fervendo a polêmica de uma declaração “infeliz” de um empresário da área da Península da Ponta d’Areia.
Conforme informações que circulam nas redes sociais, ele teria “desqualificado” consumidores provenientes de outras áreas da cidade que frequentam seu estabelecimento.
O assunto já repercutiu inclusive fora do Maranhão e chegou aos ouvidos de apresentadores de TV.
O empresário já apresentou suas desculpas, mas há quem ache que ele não convenceu e se complicou ainda mais.

Polêmica da Península 2
Esta semana, um protesto de motoqueiros do tipo “buzinaço” pegou de surpresa os moradores daquela área nobre de São Luís. Era uma resposta ao que aconteceu.
O certo é que, independentemente desse episódio, não se pode discriminar o próximo, nem julgar ninguém pela aparência. Isto pode, inclusive, prejudicar um negócio, afastar clientes ou acabar em processos judiciais.
O mais indicado é agir democraticamente e, acima de tudo, com elegância.

Ensino híbrido
O cronograma do primeiro semestre de 2020 na Universidade Federal do Maranhão será retomado dia 14 de setembro e vai até o dia 19 de dezembro. No período de 9 a 11 de setembro, será a acolhida virtual, realizada por cada curso de graduação.
As atividades acadêmicas acontecerão de forma remota e/ou híbrida.
O sistema de ensino adotado, temporariamente, visa desenvolver os componentes curriculares possibilitando a interação discente-docente-conhecimento.
O ensino remoto é, prioritariamente, mediado por tecnologias na educação. Já o híbrido, realizado de forma planejada.
As ações presenciais e remotas reduzirão a convivência dos envolvidos no mesmo espaço físico, com a finalidade de viabilizar o processo ensino aprendizagem.

Romance na Itália
O diretor Juan Zapata, cineasta colombiano que mora no Brasil e nos Estados Unidos, prepara-se para lançar seu novo filme, Uma Vez em Veneza, que tem estreia prevista para o início de 2021. As gravações foram feitas na Itália, em 2018, resgatando o romantismo do norte daquele país com os protagonistas Maximilian (Peter Ketnath) e María (Bela Carrijo), um alemão e uma brasileira.


Lei das Diretrizes
A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 046, de autoria da Prefeitura de São Luís, que trata das diretrizes para elaboração e execução da lei orçamentária de 2021. O projeto voltou ao plenário após tramitar na Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Patrimônio da Casa. A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem o papel de estabelecer as diretrizes e regras para elaboração e execução do orçamento municipal para o ano seguinte, além de definir parâmetros, metas e riscos fiscais para nortear todo o planejamento orçamentário e financeiro de cada exercício. Ela também trata dos aspectos relacionados às prioridades e metas programáticas.

TRIVIAL VARIADO

A seleção brasileira de judô foi a primeira equipe a realizar um treino na Missão Europa. Após receberem os resultados negativos de seus exames para a Covid-19, os judocas da delegação não quiseram perder mais um minuto: fizeram as avaliações clínicas, vestiram os quimonos e partiram para o tatame.

Terminou o prazo para estados e municípios aderirem ao programa Tempo de Aprender, do MEC. A iniciativa tem o objetivo de enfrentar as deficiências de alfabetização no país.
O documentário nacional “Narciso em Férias”, sobre o músico Caetano Veloso, foi selecionado para a 77ª edição do Festival de Veneza, um dos principais eventos de cinema do mundo.

A ONU está dando alerta para o avanço da Covid-19 na Amazônia e pedindo apoio internacional.

O presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de lei que previa a possibilidade de uma pessoa receber duas cotas do auxílio emergencial, independentemente do sexo do provedor, caso fosse provedora única da família.

O retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, que estava previsto para o dia 10 de agosto, foi adiado. Mas ainda não há previsão de quando esse retorno acontecerá.

No assunto: a decisão vale apenas para as escolas da rede pública estadual do Maranhão. Já as redes municipais e a rede privada seguem mantendo a decisão de respeito à autonomia de cada uma.

O CHEF DE COZINHA maranhense Warwick Trinta (foto) está com tudo e não está prosa. Acaba de sair o resultado da escolha dos 25 melhores restaurantes do Brasil e o seu bistrô Alameda Trinta, na Lagoa, figura na lista e foi escolhido como um dos cinco melhores do Nordeste. Voltarei ao assunto no PH Revista do próximo fim de semana.
O CHEF DE COZINHA maranhense Warwick Trinta (foto) está com tudo e não está prosa. Acaba de sair o resultado da escolha dos 25 melhores restaurantes do Brasil e o seu bistrô Alameda Trinta, na Lagoa, figura na lista e foi escolhido como um dos cinco melhores do Nordeste. Voltarei ao assunto no PH Revista do próximo fim de semana.

DE RELANCE

Live de Maracanã
O grupo folclórico Boi de Maracanã fará mais uma live. Desta vez, a apresentação acontecerá no dia 8 de agosto, às 16h. O evento foi batizado de “Live Auto do Bumba meu Boi” e contará com a participação de grupos como Boi de Itapera de Maracanã, Boi de Axixá, Tambor de Crioula Orgulho de São Benedito e Grupo Ponto BR.

Recuperação da Odebrecht
O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu despacho, segunda-feira, homologando o plano de recuperação judicial da Odebrecht SA e outras 11 empresas do grupo. O despacho concede prazo de dois anos para execução do plano, aprovado pelos credores em abril. Durante esse período a empresa deve promover medidas necessárias à readequação de seu passivo tributário, em âmbito administrativo ou judicial, e de pagamento dos débitos trabalhistas, segundo seus próprios critérios de conveniência e oportunidade.

Recuperação da Odebrecht 2
A recuperação judicial da Odebrecht é a maior da história do País, com dívidas estimadas em R$ 98,5 bilhões. A empresa entrou com pedido de recuperação em junho de 2019, após enfrentar dificuldades financeiras por seu envolvimento em atos de corrupção investigados pela Lava Jato.

Termômetros digitais
A Secretaria de Estado da Educação deu inicio à entrega de 770 termômetros digitais infravermelhos nas diversas regiões do Maranhão. Já foram adquiridos 1.500 deles para serem usados nas escolas. De acordo com a portaria que regulamenta as diretrizes para a retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino, a previsão é que as escolas públicas devem reabrir as portas para professores e equipes pedagógicas a partir do dia 31 deste mês.

Fundo estadual
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional que altera o artigo da Constituição do Estado garantindo que o Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência tenha caráter permanente, uma vez que esse instrumento governamental teria vigência somente até este ano.

Vagas de emprego
O Maranhão foi o estado da região Nordeste que mais criou vagas de emprego com carteira assinada no mês de junho e foi o que teve o quarto melhor desempenho levando-se em conta todo o Brasil. Os dados são do Governo Federal, que mensalmente divulga o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Contas públicas
Diretores da Instituição Fiscal Independente, órgão do Senado Federal que monitora a situação orçamentária nacional, elaboraram um livro que explica de forma didática os desafios das contas públicas no Brasil. A obra está disponível para acesso pela internet, por meio de e-book. O livro foi divido em quatro eixos e recebeu contribuições de escritores como o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o ex-ministro da Economia, Maílson da Nóbrega e o jornalista Ribamar Oliveira.

Cinco planetas
Pessoas que gostam de astronomia terão um motivo especial para acordar um pouco antes do Sol no próximo domingo. Graças a uma coincidência de órbitas, todos os cinco planetas visíveis a olho nu (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) estarão lá, compondo uma paisagem que só poderá ser vista novamente em junho de 2022. A observação dos planetas só será possível cerca de hora e meia antes de o Sol nascer. Isso não ocorre com muita frequência porque os movimentos orbitais dos planetas em torno do Sol não são sincronizados uns com os outros.

Para escrever na pedra:
“A persistência é o menor caminho do êxito”. De Charles Chaplin.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.