Debate

Live evidencia o protagonismo da mulher negra maranhense

Evento é em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Busto em homenagem a Maria Firimina Reis, estudiosos divergem sobre o retrato oficial da escritora
Busto em homenagem a Maria Firimina Reis, estudiosos divergem sobre o retrato oficial da escritora (Bustos de Maria Firmina, homenageada pela artista Marlene Barros)

SÃO LUÍS- A Secretaria de Estado da Mulher realiza, nesta sexta-feira (31), a live “Firminas- O Protagonismo da Mulher Negra Maranhense”, às 16h, pela plataforma Google Meet com transmissão pelo Canal do Youtube da SEMU.

A atividade é o encerramento da Campanha “Firminas Maranhenses – Pretas que Inspiram”, que ocorreu durante todo o mês de julho em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Sobre a Campanha

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, a Secretaria de Estado da Mulher lança a campanha, “Firminas Maranhenses – Pretas que inspiram”, em homenagem a Maria Firmina dos Reis, grande mulher negra, maranhense, escritora, considerada a primeira romancista brasileira no período onde a escravidão estava em seu ápice no Brasil, ícone na batalha para ocupar seu lugar na história.

A mulher negra é, ainda hoje, a principal vítima de feminicídio, das violências doméstica e obstétrica e da mortalidade materna; além de estar na base da pirâmide socioeconômica do país. Porém essa série tem como objetivo homenagear algumas dessas grandes mulheres que escreveram e escrevem seu nome na história.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.