Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

ANDES realiza um webimar

A Associação Nacional de Desembargadores – ANDES realizará nesta quinta-feira, 30, das 17h às 18h30, um webinar para discutir os reflexos da pandemia no Poder Judiciário. Algumas mudanças, embora reversíveis, poderão alterar, ou não, profundamente a cultura e o costume dos membros do poder judiciário. O evento virtual contará com a presença do Ministro do STJ, Reynaldo Fonseca, do Presidente da ANDES, Des. Marcelo Buhatem, e dos Desembargadores Rogério de Oliveira (Diretor Cultural/RJ) e Otávio de Abreu Portes, do TJMG. Transmissão: https://youtu.be/yeXU4tfADxo

ALUNOS do programa de mestrado interinstitucional CECGP-Universidade Portucalense que defenderam em Portugal suas dissertações, já obtiveram o reconhecimento dos seus diplomas no Brasil através da Universidade de Marília, em São Paulo. Aliás, a Universidade Portucalense acaba de firmar convênio com a Universidade Federal do Maranhão com o objetivo de recepcionar os processos de reconhecimento em nosso Estado. Na foto, os primeiros alunos a obterem a aprovação, com louvor, naquele renomado Mestrado acadêmico: Sara Gama, Cristiane Lago e James Piloto confraternizando com o gestor do programa internacional, Sergio Victor Tamer, que está anunciando para outubro o início da 8ª Turma
ALUNOS do programa de mestrado interinstitucional CECGP-Universidade Portucalense que defenderam em Portugal suas dissertações, já obtiveram o reconhecimento dos seus diplomas no Brasil através da Universidade de Marília, em São Paulo. Aliás, a Universidade Portucalense acaba de firmar convênio com a Universidade Federal do Maranhão com o objetivo de recepcionar os processos de reconhecimento em nosso Estado. Na foto, os primeiros alunos a obterem a aprovação, com louvor, naquele renomado Mestrado acadêmico: Sara Gama, Cristiane Lago e James Piloto confraternizando com o gestor do programa internacional, Sergio Victor Tamer, que está anunciando para outubro o início da 8ª Turma

Para inibir fraudes
A Justiça Eleitoral pretende ser mais rígida com partidos que fraudam candidaturas femininas para cumprir a determinação de que 30% dos concorrentes a vagas no Legislativo sejam mulheres.
As eleições de novembro deste ano serão as primeiras em que estará valendo uma resolução que permite ao juiz derrubar uma lista inteira de candidatos a vereador antes mesmo da votação, caso a irregularidade seja constatada.
Para acelerar o processo, partidos terão de apresentar autorização por escrito de todas as candidatas, o que não vinha acontecendo desde que o registro foi informatizado.
A assinatura é uma forma de garantir que aquela candidata tem mesmo interesse em concorrer e não foi indicada pelo partido apenas para cumprir a cota feminina.

Cirurgia Robótica
Sob o comando do cirurgião José Aparecido Valadão, uma equipe de cirurgiões do Hospital São Domingos realizou ontem a primeira cirurgia Robótica no Estado do Maranhão.
O procedimento foi para retirar uma Hernia Incisional (semelhante à que foi retirada do presidente Jair Bolsonaro em setembro do ano passado).
Para quem não sabe, trata-se de uma hérnia (protuberância de um órgão) que ocorre após um procedimento cirúrgico, na região da cicatriz onde foi realizado o corte da operação.
Após uma cirurgia abdominal, a condição pode acontecer porque a parede do abdome apresenta fraqueza, que faz com que um buraco vá surgindo progressivamente (na parte interna do organismo), o que permite que o intestino ou outro órgão “entre nesse furo”.

Design da Pesca
A exposição “Choque, Landruá, Sucubé, Munzuá…O Design da Pesca no Maranhão”, que conquistou o público maranhense, estudantes e visitantes de outros estados e países, apresenta 120 peças realizadas por 80 artesãos de 41 cidades.
São redes, armadilhas, viveiros, itens de armazenamento e de transporte, além de remos e agulhas de tecer rede, com nomes que variam de região a região e funcionalidades adequadas ao tipo e à profundidade das águas para as quais foram criados.

Design da Pesca 2
Os artesãos foram identificados pelos pesquisadores do projeto Mapearte, que há três anos documenta a produção artesanal do Maranhão e já passou por 85 cidades, com apoio do Governo e de empresas do Maranhão.
Em destaque, a concepção engenhosa e a qualidade estética presente nos artefatos de pesca e navegação produzidos neste estado, que tem abundância das águas, doces e salgadas. Uma riqueza que desperta a curiosidade do público em geral e, em especial, a admiração dos apreciadores e praticantes da pesca artesanal.
O catálogo traz as vistas da exposição, todas as peças com seus autores e os contatos para quem quiser fazer encomendas ou saber mais sobre essa produção.

Guarnicê online

O 43º Festival Guarnicê de Cinema será realizado entre os dias 14 e 21 de outubro deste ano, mas de forma diferente. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a programação será feita pela internet, por meio de uma plataforma de streaming de vídeos. Além de haver a possibilidade da realização presencial de algumas ações. O Festival contará com mostra competitiva nacional e mostra competitiva de filmes maranhenses.

TRIVIAL VARIADO

O dia 28 de julho deste ano foi uma data especial para o jornalista José Salim e sua esposa Yeda. O casal celebrou as Bodas de Ouro de sua feliz união matrimonial, de cuja cerimônia, naquele distante 1970, participei como padrinho.

Completa hoje 130 anos da morte do grande pintor Van Gogh. Em várias partes do mundo muitas homenagens com releituras de algumas obras famosas do pintor holandês, a exemplo de Noite Estrelada e Corvos no Campo de Trigo.

As denúncias contra os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin acrescentam novos ingredientes tanto às eleições deste ano quanto às de 2022. Candidatos do PSDB terão trabalho extra para se descolarem dos colegas de partido.

No embalo da flexibilização no comércio, o povo também intensifica a flexibilização nas aglomerações motivadas por festinhas. Há quem garanta que nos últimos dias cresceu de ponta a ponta no estado. E a coisa está se sofisticando, com festas em motéis, hotéis, e condomínios fechados.

Ontem, a Superintendência de Vigilância Sanitária do Maranhão realizou auto de infração e interdição de uma estrutura montada na região da Península da Ponta d´Areia. O espaço foi utilizado para promoção de evento no fim de semana.

Durante o primeiro semestre deste ano, o Maranhão registrou 17.607 empresas abertas, segundo dados divulgados pelo Governo do Estado. O número representa retração de apenas 1,4% em relação ao mesmo período de 2019.

O curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, lançou o livro “Direito e Sociedade, Volume 1: Compêndio do Núcleo de Pesquisas Jurídicas de Imperatriz/MA”.

No assunto: a obra teve lançamento por meio da plataforma GoogleMeet, devido ao cenário da pandemia do novo coronavírus. O livro está disponível no site da Editora Fi.

A direção do Instituto Florence de Ensino Superior está estimulando professores e alunos a participar da pesquisa de monitoramento das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, para averiguar experiências de docentes e discentes na pandemia.

Tem mais: A pesquisa é encabeçada pelo Ministério da Educação. Todos que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre de 2020, em cursos presenciais, podem participar da pesquisa, até 31 deste mês, respondendo às questões presentes nos formulários.

DE RELANCE

Nova Secretária de Saúde
Natália Ribeiro Mandarino é a nova titular da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Luís. Natália foi diretora do Hospital da Mulher de 2013 a 2017, quando saiu para assumir a secretaria-adjunta da Semus, cargo que ocupava até o momento. Graduada em enfermagem, Natália Mandarino é Doutora em Ciências da Saúde (UFMA), Mestre em Saúde Materno Infantil (UFMA), entre outras pós-graduações e especializações.


Ordem dos fatores
Leitor exibe uma pesquisa que fala sobre o grande potencial de contaminação doméstica do novo coronavírus. Com isso, tenta provar que ficar em casa é mais perigoso do que sair. Realmente, pessoas fechadas em um mesmo ambiente têm mais chance de contrair Covid-19. Desde que o vírus tenha sido trazido por alguém que veio da rua.


Articulação de mudanças
Como a PEC do Fundeb ainda passará pelo Senado, o governo do Maranhão e de outros Estados que sofrerão impacto bilionário com as alterações tentarão articular mudanças no texto. Uma das alternativas é criar um período de transição para a regra que não permite contabilizar gasto com inativos no mínimo constitucional da educação.


“O Carcereiro”
Sérgio Cabral, preso desde 2016 e condenado a mais de 280 anos de prisão após denúncias da Operação Lava Jato, chorou ao saber da prisão da esposa. Além disso, ele teve uma rotina de malhação monitorada por um personal trainer entre os detentos e teve desentendimentos com outros colegas de cela no presídio de Bangu, na zona oeste da capital fluminense. As histórias da rotina atrás das grades do ex-governador do Rio são reveladas pelo livro “O Carcereiro do Cabral”, escrito pelo agente penitenciário e jornalista Anderson Sanchez.


Divórcios consensuais
O número de divórcios consensuais realizados pelos cartórios de notas do Maranhão durante a quarentena decretada pela pandemia do novo coronavírus, entre os meses de maio e junho deste ano, aumentou 79%. O estado está, aliás, entre os 24 que apresentaram maior crescimento. No Brasil, o aumento foi de 18,7%. O aumento coincide com a autorização nacional para que divórcios, inventários, partilhas, compra e venda, doação e procurações possam ser feitos de forma remota, por videoconferência por meio de plataforma.

Reforço na segurança
O Tribunal de Justiça do Maranhão adquiriu três viaturas, para promover a segurança institucional de magistrados e membros do Judiciário, fortalecer a fiscalização de prédios e garantir o transporte de armas de fogo recolhidas de fóruns de todo o estado. A aquisição das viaturas foi feita com verbas do Fundo Especial de Segurança dos Magistrados do Maranhão, atendendo a recomendações do Conselho Nacional de Justiça. De acordo com dados disponibilizados pela Comissão Permanente de Segurança Institucional, desde o ano de 2014 não foram registrados mais furtos de armas de fogo nas dependências dos fóruns do Judiciário no Maranhão.


Sinal vermelho
O Tribunal de Justiça do Maranhão está promovendo a campanha “Sinal Vermelho”, contra a violência doméstica, em todo o Estado, em parceria com farmácias e instituições. A ação nacional, idealizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros e pelo Conselho Nacional de Justiça, já conta com a adesão de mais de 10 mil farmácias e drogarias no país. A iniciativa visa incentivar as mulheres a denunciarem seus agressores: ao desenhar um “X” na palma da mão e exibi-lo a um farmacêutico ou atendente. Assim, a vítima poderá receber ajuda e acionar as autoridades competentes.

Para escrever na pedra:
“Quem fica encabulado com uma mentira ainda tem caráter, quem fica envergonhado com uma verdade já perdeu o bom senso”. De Fabricio Carpinejar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.