Geral | Estudo

Coronavírus pode desencadear problemas cardíacos mesmo após a cura da infecção

Pesquisa analisou o quadro clínico de 100 pacientes que foram submetidos a exames de ressonância magnética periodicamente
29/07/2020 às 15h53
Coronavírus pode desencadear problemas cardíacos mesmo após a cura da infecçãoInflamação miocárdica em pacientes pós Covid-19 (Divulgação)

São Paulo - Estudo alemão publicado esta semana na revista especializada Jama Cardiology mostra que pessoas infectadas por Covid-19 apresentaram inflamação no tecido cardíaco meses após a recuperação, reforçando que a eliminação da carga viral pode não ser a cura.

A pesquisa analisou o quadro clínico de 100 pacientes que foram submetidos a exames de ressonância magnética periodicamente e constatou que 78 deles tiveram comprometimento cardíaco (78%) e 60 apresentaram inflamação miocárdica em andamento (60%), mesmo 71 dias após terem se recuperado do novo coronavírus.

Os autores levantam a possibilidade de as complicações serem provocadas pelo sistema imune, que age contra resquícios do vírus presentes no organismo e gera, assim, a inflamação.

"Esses dados reforçam a necessidade de acompanhar o paciente mesmo depois de recuperado e de ficar atento a complicações possíveis no sistema cardíaco e também no respiratório, que são os mais atingidos pela doença. Essas novas informações também nos ajudam a reforçar ainda mais os cuidados que precisamos ter com pessoas que são do grupo de risco, como os cardiopatas. No caso deles, as complicações podem ser ainda mais graves", aponta a médica Ludhmila Hajjar, cardiologista, intensivista, professora da USP e coordenadora da UTI de Cardiologia Covid do Hospital das Clínicas.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte