Pandemia

Adiada volta às aulas presenciais em escolas da rede estadual no MA

Segundo a Seduc, adiamento foi decidido após a 1ª fase da consulta aos estudantes e pais; antes, alunos do 3º ano do ensino médio voltariam dia 10 de agosto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Escolas da rede estadual, como o CE Barbosa de Godóis, no Monte Castelo, permanecerão sem alunos
Escolas da rede estadual, como o CE Barbosa de Godóis, no Monte Castelo, permanecerão sem alunos (CE Barbosa de Godóis (da rede estadual))

SÃO LUÍS - O governo do Estado decidiu adiar a retomada das aulas - o que ocorreria de forma gradativa - e ainda não definiu prazo para o retorno dos alunos às escolas da rede estadual. Em comunicado divulgado na tarde desta terça-feira (28), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que o retorno das aulas presenciais para os alunos do 3º ano do ensino médio, antes marcado para dia 10 de agosto, foi adiado. A nova data ainda será definida pelo órgão.

As aulas foram suspensas no mês de março, para evitar a proliferação do novo coronavírus. Segundo a Seduc, a decisão pelo adiamento foi tomada após a 1ª fase da consulta aos estudantes e pais sobre a retomada. O comunicado, assinado pelo secretário Felipe Camarão, esclarece que ainda havia muita dúvida com relação ao retorno no dia 10 de agosto. Por isso, o adiamento.

A secretaria comunicou ainda que decidiu manter as aulas não presenciais. Também informou que continuará o processo de consulta aos estudantes e às famílias, assim como as reuniões com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma).

Protocolo

No dia 20 de julho, a Seduc divulgou portaria regulamentando as diretrizes pedagógicas a serem adotadas para a retomada das aulas presenciais nas escolas ligadas à rede pública estadual. De acordo com o documento, as escolas voltariam a reabrir as portas de maneira gradativa, com estudantes do 3º ano do ensino médio retornando às atividades presenciais, a partir do dia 10 de agosto - data, agora, adiada.

Segundo a portaria, a retomada das atividades presenciais terá por norte uma série de medidas a serem adotadas, a fim de evitar aglomerações nas escolas, sendo uma delas a adoção do ensino híbrido, que integra o uso sincronizado de atividades pedagógicas realizadas de maneira forma presencial e não presencial.

Além disso, os estudantes de cada escola estarão distribuídos em dois grupos, que deverão ser alternados semanalmente. Assim, enquanto um grupo estiver em atividade presencial na escola, o outro permanecerá em casa, executando atividades remotas passadas pelos professores, com o uso de recursos diversos. As diretrizes para a retomada gradativa das atividades presenciais nas unidades de ensino vinha sendo discutidas, rotineiramente, pela Seduc com representantes das mais diversas entidades e instituições ligadas à educação.

Risco

Em matéria publicada por O Estado na edição do dia 24 de julho, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que o retorno da atividade escolar, que havia sido anunciado, coloca os estudantes em potenciais situações de contágio, podendo levar o vírus para casa. De acordo com a Fiocruz, o problema ocorre porque mais de 360 mil pessoas que compõem o grupo de risco para a Covid-19 no Maranhão - idosos com 60 anos ou mais e adultos de 18 a 59 anos com comorbidades (doenças crônicas) -, residem com, pelo menos, um menor entre 3 e 17 anos.

Para a Fiocruz, a volta às aulas pode representa um perigo para 89.492 adultos no Maranhão (entre 18 e 59 anos) que têm doenças como diabetes e enfermidades no coração ou pulmão, e para 271.975 idosos. E se contaminados, esses estudantes poderão levar o vírus Sars-CoV-2 para dentro de casa e infectar parentes de todas as idades que tenham doenças crônicas e outras condições de vulnerabilidade à Covid-19, representando uma brecha perigosa no isolamento social que essas pessoas mantinham

Fique por Dentro

Comunicado da Seduc na íntegra


Concluída a 1ª fase da consulta aos estudantes e pais do 3º ano do ensino médio da rede estadual, constatamos que ainda há muita dúvida sobre a retomada das aulas presenciais no dia 10 de agosto. Tendo em vista essa dúvida, vamos manter as aulas não presenciais e possibilitar mais tempo para que as comunidades escolares debatam. Vamos continuar o processo de consulta aos estudantes e às suas famílias, assim como as reuniões com o Sinproesemma.
Posteriormente, vamos definir nova data para o 3º ano do ensino médio, bem como aos demais níveis de ensino da rede pública estadual.


Felipe Camarão
Secretário da Educação do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.