Eleições 2020

Pesquisa Escutec/O Estado reúne cenários da disputa em Caxias

Levantamento aponta que o atual prefeito da cidade, Fábio Gentil (Republicanos) seria reeleito se as eleições fossem hoje; em quatro cenários pesquisados, o gestor aparece com mais de 40% das intenções de votos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Fábio Gentil lidera corrida eleitoral pela Prefeitura de Caxias
Fábio Gentil lidera corrida eleitoral pela Prefeitura de Caxias (Escutec Caxias)

São Luís - Em nova pesquisa Escutec/O Estado, os números confirmam liderança do prefeito Fábio Gentil (Republicanos) na corrida pela cidade de Caxias. Em três cenários estimulados, Gentil aparece com mais de 60% da opinião dos entrevistados.

O levantamento ouviu 500 eleitores do município nos dias 21 a 24 de julho. O registro na Justiça Eleitoral tem o número MA 00645/2020. O intervalo de confiança de 90% e margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa Escutec/O Estado há quatro cenários sobre a disputa eleitoral em Caxias. Em todos eles, Fábio Gentil conseguiria ser reeleito. Os percentuais de intenção de votos para o prefeito variaram de 43% até 64%.

Na espontânea, primeiro cenário da pesquisa, Fábio Gentil foi citado por 43% dos ouvidos no levantamento. Ele é seguido pelo deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) que obteve 8%. Paulo Marinho Jr vem em seguida com 4%, e Júnior Martins, 3%. Cesar Sabá, Tino Castro e professor Arnaldo Rodrigues aparecem com 1% cada. Não sabe ou não respondeu somaram 39%.

No primeiro cenário estimulado, que tem sete nomes na disputa, Gentil aparece com 60% da opinião dos entrevistados. (Veja o gráfico).

No cenário seguinte, com cinco nomes na disputa, o prefeito seria reeleito com 64% (veja gráfico).

Se a disputa fosse entre Fábio Gentil e Adelmo Soares, o prefeito seria reeleito em Caxias com 64% dos votos. O deputado do PCdoB obteve na pesquisa, 16%. Nenhum dos candidatos foi a opção de 11% dos ouvidos na pesquisa e 9% disseram não saber ou não responderam.

Aprovação

A aprovação da gestão de Fábio Gentil em Caxias é de 66% da população de Caxias. Outros 30% dos entrevistados disseram desaprovar e 4% não sabe ou não respondeu.

Rejeição

Já sobre a rejeição, o levantamento mostra que Adelmo Soares tem 28% de rejeição. Não votaria em Fábio Gentil, 16% dos entrevistados. Outros 6% disseram que não votariam em Cesar Sabá e em Júnior Martins. Proifessor Arnaldo Rodrigues aparece com 4% de rejeição, Luis Carlos Moura com 2%, Tino Castro com 2% e nenhum dos candidatos com 26%. Não sabe ou não respondeu, 9%.

Mais

Explicações

Na edição do dia 18 de julho publicamos uma pesquisa ESCUTEC/O ESTADO realizada nos dias 13 a 16 de junho e registrada com o número 2798/2020. O PROS representou contra a pesquisa alegando que os questionários não estavam em ordem alfabética. A juíza Marcela Lobo, da 4ª Zona Eleitoral de Caxias, concedeu uma liminar às 22h do dia 17. O Estado quando foi citado já estava com a edição do dia 18 circulando normalmente. A Empresa ESCUTEC, na sua defesa de contestação, mostrou que a ordem dos candidatos quando é apresentada aos entrevistados é randomizada eletronicamente, pois se utiliza de dispositivos móveis controlados por GPS, não havendo possibilidade de nenhum prejuízo a qualquer candidato. Entretanto, a empresa fez um novo registro para a realização desta pesquisa que está sendo publicada na edição de hoje e, seguindo o entendimento da magistrada, anexou no sistema PesqEle o questionário em ordem alfabética. O PROS entrou com nova representação solicitando a suspensão da divulgação. O pedido, desta feita, foi negado pela juíza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.