Danos

Após reformas, praças são alvos de vândalos no Centro de São Luís

Complexo Deodoro/Pantheon e Praça da Alegria, recuperadas com recursos do IPHAN, em parceria com a Prefeitura de São Luís, sofrem depredação e furtos

Evandro Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Placas de granito estão sendo arrancadas do piso da Praça da Alegria
Placas de granito estão sendo arrancadas do piso da Praça da Alegria (vândalos praça)

Duas aprazíveis praças de São Luís reformadas recentemente continuam alvo de vândalos. A Praça da Alegria e o Complexo Deodoro, ambos localizados no centro da cidade, têm sido alvos de ações que comprometem sua infraestrutura. Na primeira, o problema é a depredação do piso de granito, que em alguns trechos está sendo arrancado. Além disso, várias placas de mármore que compõem a cobertura dos bancos estão sendo roubadas e jovens praticantes de skate também danificam esses assentos e outros pontos da praça com suas manobras radicais.

Apesar da denúncia por moradores do centro, não há fiscalização e a área permanece sujeita a esse tipo de depredação do patrimônio público. Homens da Polícia Militar não são vistos com freqüência, o que facilita as empreitadas dos criminosos. “No início, quando a praça foi entregue reformada, as pessoas tinham mais cuidado, pois era uma novidade, e havia mais fiscalização. Agora, a coisa mudou de figura e já se observam os problemas de vandalismo, exatamente porque não há monitoramento”, disse o estudante universitário Victor Cavalcante.

No Complexo Deodoro, que inclui as praças Deodoro, Pantheon e as alamedas Silva maia e Gomes de Castro, o problema é que algumas esferas incorporadas ao projeto arquitetônico para servir de itens de segurança ao calçadão estão quebradas e precisam ser repostas. As esferas são extremamente importantes porque evitam que veículos avancem para a região da praça e em casos de acidentes, dificultam o envolvimento de pedestres.

Revitalização - Segundo o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan/MA), as obras de revitalização das duas praças são frutos da parceria entre o Iphan e a Prefeitura de São Luís. A Praça da Alegria, por exemplo, estava degredada e invadida pelo comércio informal, mas foi totalmente restaurada em 2015, permitindo à população voltar a utilizar um espaço de fruição paisagística e de enorme importância para a memória da cidade patrimônio da humanidade. O investimento foi de R$ 865,7 mil.

O Complexo Deodoro, por sua vez, foi entregue à população em dezembro de 2018, com piso renovado, pavimento em concreto lapidado e elementos que favorecem a acessibilidade. A área ganhou novo paisagismo e mobiliário urbano, com bancos, lixeiras e caramanchões, além de uma nova iluminação, que permite que o local possa ser frequentado pela população também à noite. “É importante que haja manutenção desses espaços públicos e fiscalização, para que esses tipos de problemas sejam evitados. São obras importantes para a cidade e para o lazer da população”, frisou Maurício Itapary.

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Guarda Municipal, informou que na Praça da Alegria são feitas rondas diárias, fazendo a segurança do patrimônio público e dando orientação ostensiva, inclusive, aos praticantes de skate, de que não é permitido o uso do espaço público para esse tipo de atividade.

Em relação ao busto do escritor Josué Montello, o mesmo foi retirado temporariamente da exposição pública, na Praça do Panteon, após a Guarda Municipal identificar que a referida peça se encontrava solta, necessitando, portanto, de reforço, para sua adequada fixação e, assim, evitar queda e a ocorrência de qualquer dano. Por fim, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) ressaltou que o busto se encontra em local seguro e será recolocado nos próximos dias.

A Prefeitura não havia se pronunciado, até o fechamento desta edição, sobre o roubo das placas de mármore nem sobre a troca das esferas danificadas componentes do projeto arquitetônico no Complexo Deodoro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.