Pandemia

Aliança quer preço de vacina contra o novo coronavírus em 40 dólares

Grupo que financia as pesquisas globais nas vacinas para a Covid-19 está avaliando gama de preços e 40 dólares é considerado "número mais alto"

REUTERS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Governo de São Paulo iniciou testes de vacina contra o novo coronavírus
Governo de São Paulo iniciou testes de vacina contra o novo coronavírus (VACINA DA CHINA NO BRASIL )

LONDRES - Os coordenadores de um esquema de financiamento global de vacinas contra coronavírus estão analisando uma vasta gama de preços em potencial para o produto, e o valor divulgado de 40 dólares por dose seria o “número mais alto” dessa faixa, disse um dos colíderes do projeto nesta segunda-feira, 27.

Seth Berkley, executivo-chefe da aliança de vacinas Gavi e colíder da Covax, um mecanismo concebido para garantir um acesso mundial justo a vacinas contra Covid-19, disse que não tem uma meta de preço específica e que também tentará negociar uma escala de preços para países mais ricos e mais pobres.

Berkley rejeitou comentários feitos por fontes da União Europeia na semana passada segundo as quais a Covax está visando um preço de 40 dólares para vacinas contra Covid-19 em países ricos. As fontes da UE haviam dito que o bloco tentará obter acordos mais baratos fora do esquema da Covax.

“Havia uma gama ampla de números, e elas (fontes da UE) deixaram o número mais alto de fora”, disse Berkley em uma entrevista. Ele ainda disse que representantes da Covax deram “uma variedade de preços diferentes” em uma apresentação a autoridades da UE.

“E este (40 dólares) foi o preço máximo na faixa para países de alta renda, ao invés de um preço definido”, disse ele à Reuters.

Acesso global

A Covax é coliderada pela Gavi, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Coalizão para as Inovações de Prontidão Epidêmica (Cepi) e foi criada para garantir um acesso global rápido e igualitário para vacinas contra Covid-19 assim que elas tiverem sido desenvolvidas.

Seu objetivo é garantir e distribuir suprimentos de 2 bilhões de doses em nações que se filiarem até o final de 2021. No início deste mês, a Gavi disse que mais de 75 países expressaram interesse em ingressar na Covax.
Berkley disse que a maioria das vacinas ainda se encontra em um estágio de testes tão precoce que é cedo demais para saber qual será o preço final.

“A verdade é que ninguém tem ideia de qual será o preço, porque não temos ideia de qual vacina funcionará.”
Ele disse que as perguntas sobre qual tecnologia pode ser mais eficaz, se as vacinas serão de dose única ou dupla e qual pode ser a produção das instalações de fabricação ainda não têm resposta e que todas influenciarão o preço final da vacina.
Berkley disse que a Covax e vários outros mecanimos também estão incluindo um “bônus de velocidade” no custo das vacinas que incentiva as empresas a fabricarem milhões de doses às cegas, mesmo antes de saberem se suas candidatas a vacina funcionam. “Vemos isso como sendo 15% ou 20% do que o custo será”, estimou

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.