Punição

Magistrados do Maranhão são os mais punidos pelo CNJ, conforme Folha de São Paulo

Em matéria veiculada neste domingo (26), jornal faz levantamento das ações dos conselhos nacional de Justiça e do Ministério Público

Carla Melo/Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
CNJ puniu 17 membros do Poder Judiciário do Maranhão
CNJ puniu 17 membros do Poder Judiciário do Maranhão (CNJ)

São Luís - O Maranhão é o estado recordista em membros do judiciário punidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). É o que informa uma reportagem deste domingo (26) publicada pelo jornal Folha de São Paulo. De acordo com o levantamento do matutino, foram 17 sanções a integrantes do Judiciário do Maranhão.

A matéria chama a atenção para a pouca efetividade das ações dos conselhos nacional de Justiça e do Ministério Público - criados em 2005 para fiscalizar o trabalho de juízes e promotores - nos quais são recorrentes o arquivamento de casos.

“O CNJ, por exemplo, já autuou ao menos 13.638 processos disciplinares, mas em apenas 104 casos, o equivalente a 0,78%, houve punição a magistrado. Apesar dos números, os conselhos sempre serviram como um escudo perante a opinião pública”, diz a publicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.