Jogos Olímpicos

Catar pretende sediar os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos em 2032

Nação do Golfo Pérsico manifestou seu interesse em organizar o maior evento esportivo do mundo em uma carta enviada ao Comitê Olímpico

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Os próximos Jogos Olímpicos de Verão serão os de Tóquio remarcados em 2021
Os próximos Jogos Olímpicos de Verão serão os de Tóquio remarcados em 2021 (OLIMPIADAS ADIAMENTO )

Doha - O Catar deseja sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2032. A nação do Golfo Pérsico manifestou, nesta segunda-feira, seu interesse em organizar o maior evento esportivo do mundo em uma carta enviada ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Com esse foco, o país buscará levar o evento ao Oriente Médio pela primeira vez ao mesmo tempo em que se prepara para sediar a primeira Copa do Mundo da região em 2022.

"O anúncio de hoje (segunda-feira) marca o início de um diálogo significativo com a futura comissão organizadora do COI para explorar ainda mais nosso interesse e identificar como os Jogos Olímpicos podem apoiar as metas de desenvolvimento de longo prazo do Catar", disse o xeque Joaan bin Hamad bin Khalifa Al-Thani, o presidente do Comitê Olímpico do Catar em um comunicado.

"Por muitos anos, o esporte tem sido um dos principais contribuintes para o desenvolvimento da nossa nação. É este histórico comprovado e a riqueza da experiência, juntamente com nosso desejo de usar o esporte para promover a paz e o intercâmbio cultural, que formarão a base de nossas discussões com a comissão", acrescentou o dirigente.

O interesse em receber a Olimpíada de 2032 ocorre quando o Catar continua enfrentando acusações de corrupção sobre como conquistou os direitos de sediar a Copa do Mundo de 2022 em um votação organizada pela Fifa em dezembro de 2010.

Em abril, promotores americanos revelaram novos detalhes de supostos subornos pagos a membros do Comitê Executivo da Fifa para obter seus votos. O Catar nega qualquer irregularidade.

A Fifa teve de mudar a Copa do Mundo de seu período habitual de junho a julho para os meses de novembro e dezembro de 2022 devido ao calor do verão no país desértico. Embora os Jogos Olímpicos de Verão sejam normalmente realizados em julho e agosto, o Catar sediou o Mundial de Atletismo no ano passado em setembro e outubro em um estádio usando ar condicionado.

Os próximos Jogos Olímpicos de Verão serão os de Tóquio remarcados para 2021, seguidos por Paris em 2024 e Los Angeles em 2028.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.