Vacina

União Europeia quer vacinas contra Covid-19 a menos de 40 dólares

Posição mostra que a UE só adotou uma abordagem global por vacinas contra a Covid-19, por maiores apoiadoras de iniciativas a favor de um acesso igualitário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
A postura da UE pode prejudicar OMS, que quer vacinas para todos
A postura da UE pode prejudicar OMS, que quer vacinas para todos (vacina)

BRUXELAS - A União Europeia não está interessada em comprar possíveis vacinas contra Covid-19 por meio de uma iniciativa coliderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por considerá-la lenta e de alto custo, disseram duas fontes do bloco à Reuters, observando que a UE está conversando com farmacêuticas para conseguir vacinas por menos de 40 dólares.

A posição mostra que a UE só adotou em parte uma abordagem global na corrida por vacinas contra Covid-19, já que, embora seja uma das maiores apoiadoras de iniciativas a favor de um acesso igualitário para todo o mundo, prefere priorizar os suprimentos para a população do bloco.
Tal postura também pode prejudicar a Covax, iniciativa liderada pela OMS para garantir vacinas para todos.

“Usar a Covax levaria a preços mais altos e suprimentos mais demorados”, disse uma das autoridades.

A OMS e a Gavi, uma parceria público-privada que colidera a Covax, não quiseram comentar de imediato

Um mecanismo da Covax concebido para comprar vacinas antecipadamente está visando um preço de 40 dólares em países ricos, disse a autoridade, acrescentando que a UE poderia adquiri-las por preços menores com seu próprio esquema de pré-compra.

Atualmente, o bloco está conversando com várias farmacêuticas para obter suas vacinas contra coronavírus em potencial por antecipação, disseram autoridades à Reuters na semana passada.
Estes acordos possíveis seriam financiados com cerca de 2 bilhões de euros de um fundo contingencial da UE conhecido como Instrumento de Apoio de Emergência (ESI), segundo autoridades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.