Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Live de Misael Costa

Quem está na crista da onda em São Luís é o cantor Misael Costa, que trafega com desenvoltura pelos caminhos do forró e da música sertaneja, sobressaindo-se como um dos mais jovens talentos da nova geração de artistas com projetos no Maranhão. Natural do Ceará, Misael reside há quase dez anos na Ilha do Amor e no próximo dia 31 fará sua segunda live da quarentena, às 20h, com transmissão pelo YouTube.

A ADVOGADA Anna Graziella Neiva Costa tomou posse ontem no IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros). Ao ingressar no instituto de advogados mais antigo das Américas, Anna Graziella adentrou no espaço da solidez de uma instituição que reafirma o papel elevado de cada causídico na sociedade brasileira. Ao lado de seus pares todos são peças fortalecidas pelas engrenagens da Justiça e, por que não dizer, de manutenção de uma sociedade cidadã. A jovem advogada entrou na “Casa de Montezuma” reafirmando o seu compromisso com as causas da advocacia e repetiu Rui Barbosa, Patrono dos Advogados, em sua obra O Partido Republicano Conservador-Documentos de uma Tentativa Baldada: “Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância”
A ADVOGADA Anna Graziella Neiva Costa tomou posse ontem no IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros). Ao ingressar no instituto de advogados mais antigo das Américas, Anna Graziella adentrou no espaço da solidez de uma instituição que reafirma o papel elevado de cada causídico na sociedade brasileira. Ao lado de seus pares todos são peças fortalecidas pelas engrenagens da Justiça e, por que não dizer, de manutenção de uma sociedade cidadã. A jovem advogada entrou na “Casa de Montezuma” reafirmando o seu compromisso com as causas da advocacia e repetiu Rui Barbosa, Patrono dos Advogados, em sua obra O Partido Republicano Conservador-Documentos de uma Tentativa Baldada: “Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância”

Álcool em gel
Você já utilizou um álcool gel e logo depois reparou que suas mãos ficaram grudentas? Ou ao lavar as mãos sentiu como se estivesse usando uma “luva” do produto? As diversas sensações causadas por esse item tão essencial nos últimos meses de pandemia de coronavírus estão gerando uma série de dúvidas entre os consumidores.
Especialistas tentam explicar por que isso acontece e se os mais "gosmentos" (tem internauta chamando até de ectoplasma) funcionam da mesma forma que os fininhos que desaparecem da pele em seguida.
A ação antisséptica vem do álcool 70%, que originalmente é encontrado na forma líquida e pode ser transformado em um produto líquido de baixa viscosidade ou em um produto semissólido. Segundo eles, essa diferença depende muito da formulação usada no produto.
E esclarecem que a viscosidade do álcool gel é definida pelo fabricante de acordo com a embalagem e com as características sensoriais que ele pretende oferecer aos usuários.

Liga de Cirurgia
Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Ceuma passam a contar com mais uma especialidade ao longo da jornada acadêmica.
A novidade é a implantação da Primeira Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Maranhão, que tem como presidente o médico e cirurgião de cabeça e pescoço Stênio Roberto Santos.
O objetivo é difundir conhecimentos sobre a área.
O anúncio foi feito no mês dedicado às ações preventivas ao câncer de cabeça e pescoço. Os acadêmicos interessados deverão procurar a diretoria da LACCP. O ingresso à liga acontece por meio seletivo.

Visita
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Lourival Serejo, recebeu ontem a visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto.
No encontro, o chefe do Poder Legislativo maranhense destacou a importância do diálogo permanente com o Poder Judiciário.
Foi uma demonstração de reverência ao Estado Democrático de Direito, quando os poderes dialogam e estabelecem essa relação harmoniosa, como determina a Constituição Federal, replicada pela Carta Magna estadual.

Novo tecido
Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, da Universitat Jaume I, da Espanha, e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais desenvolveram um tecido capaz de inativar o novo coronavírus, agente causador da Covid-19.
O tecido, que deve servir, principalmente, para a fabricação de peças de roupas hospitalares, e já está chegando ao mercado, é capaz de eliminar 99,9% do novo vírus em cerca de dois minutos.

TRIVIAL VARIADO

O Ministério da Educação divulgou a nova data de início das inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Agora, os candidatos poderão se inscrever para a seleção referente ao segundo semestre de 2020 entre os dias 28 e 31 de julho.

Com 100% da infraestrutura civil pronta, o Estádio Nhozinho Santos deverá ser entregue, em breve, reformado à população, provavelmente no mês de agosto. Durante sete décadas de história, é a primeira vez que o “Gigante da Vila Passos” recebe ampla reforma.

A Chef Leslie Trovão está disponibilizando o cardápio do antigo restaurante Al Khalifa (que por um tempo funcionou em sua residência, no Calhau) via sistema delivery, com pedidos pelo Instagram.

No assunto: Leslie, que tem um pé no Líbano e as mãos na deliciosa comida árabe, tem recebido elogios pela ideia de trazer de volta as maravilhosas receitas da culinária com o carimbo das mil e uma noites.

A cantora maranhense Pabllo Vittar virou animação no clipe da música “Rajadão”, lançado na noite de ontem. Apaixonada por animes e todo o universo geek, ela já vinha fazendo várias ações para indicar aos fãs a novidade e promete segredos escondidos no novo vídeo também.

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão lançou o edital do processo de credenciamento de professores-formadores, no âmbito do Programa Bolsa-Formação.

O objetivo é constituir um banco de cadastro para credenciamento de profissionais aptos a atuarem na oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada, de Língua Inglesa, oferecido pela unidade vocacional IEMA Idiomas.

A Academia Viva Água, no Renascença II, voltou com força total e seguindo todas as medidas de segurança determinadas pelas autoridades sanitárias. Toda a logística de entrada e permanência de alunos e funcionários em suas dependências foi alterada.

No assunto: as crianças, por exemplo, são direcionadas às atividades com a ajuda de professores e os pais aguardam numa ala externa, onde há cadeiras no esquema de distanciamento. Mas todos só entram após higienização e os cuidados com objetos também foram redobrados.

Desde ontem, os usuários do Caixa Tem, usado no recebimento do auxílio emergencial, que tiveram contas bloqueadas preventivamente por inconsistência cadastral, podem realizar o envio de documentos por meio do aplicativo para realizar o desbloqueio em até 24 horas.

Novela da Covid-19: o Maranhão apresenta 109.731 casos confirmados. São 2.810 perdas e 94.466 pessoas curadas até o momento.

85 mil estudantes da rede municipal de ensino deverão retornar às salas de aula em setembro, mas seguindo medidas sanitárias rígidas.

O Governo do Maranhão lançou a plataforma “Vivescer”, para auxiliar na formação integral dos educadores de todas as redes de ensino. Serão quatro cursos certificados, com 32 horas cada.

Duas jovens lideranças políticas de Presidente Dutra estão circulando na cidade: o pré-candidato a prefeito, vereador Biné Soares, e seu colega de Câmara, André Jardins.

DE RELANCE

Amália em Paris
Lançados ontem em Portugal, chegam neste fim de semana em São Luís, por obra e graça do meu amigo Bruno Almeida, o maior tenor português da atualidade, os cinco CDs da caixa “Amália em Paris”, que a gravadora Valentim de Carvalho lançou na última quinta-feira, data oficial do centenário de nascimento da cantora Amália Rodrigues. Esta caixa recupera Amália no Olympia e lhe acrescenta vários outros registos na mesma sala, em 1967 e em 1975, mais uma série de gravações inéditas, quase inteiramente compradas à rádio nacional francesa

Amália e o mundo
Ainda que não seja propriamente uma novidade, Amália em Paris mostra uma intérprete que sempre foi além do fado, levando para o palco canções espanholas, francesas, brasileiras e tantas outras. Há quem suspeite que Amália “devia ter horror a chatear o público” e, portanto, numa fase em que não tinha começado ainda a cantar o folclore português, agitava as suas apresentações “usando muito a canção espanhola para equilibrar os momentos de catarse que depois fazia com os fados”.

Amália e o mundo 2
A Amália Rodrigues tinha esta característica de se adaptar aos públicos e aos palcos por onde passava. Daí a importância editorial de Amália em Paris (tal como antes Amália em Itália), permitindo completar o quadro de uma cantora que tendo sido a maior intérprete do fado foi muito mais do que isso. A missão do projeto português é a de repor a evidência de que estamos perante uma das maiores vozes de todos os tempos. Amália está no nível de Maria Callas, de Ella Fitzgerald, de Billie Holiday, de Piaf e de Frank Sinatra.

Amália e o mundo 3
Na sequência desse plano de edições que pretende disponibilizar o mais amplo catálogo das gravações de Amália, a gravadora Valentim de Carvalho pretende juntar ainda às comemorações do centenário da cantora outros dois tomos discográficos – um dedicado a ensaios com Alain Oulman que permitirá espreitar a relação criativa entre os dois e a reedição do chamado Busto. Mas para fechar o ano de celebrações, na Primavera de 2021, a gravadora pretende lançar também um documentário construído a partir de testemunhos de artistas e de músicos dos lugares por onde Amália passou, com o intuito de recolocar a diva no seu pedestal universal.

Aliados na luta contra a Covid-19
Uma tradicional rede de lojas de brinquedos está vendendo bonecas e bichinhos com um acessório muito sério: máscaras. Os produtos dessas linhas são comercializados com os pequenos EPIs, feitos por pessoas que, com isso, garantem uma renda extra em tempos de desemprego. É uma forma de mostrar a importância dos cuidados e, ao mesmo tempo, que ainda é possível se divertir. As mamães e as crianças estão adorando.

Nova medicina
Poucos setores estão sendo tão impactados pela pandemia como o da saúde. Não são apenas transformações que serão sentidas no futuro próximo. Na medicina, as soluções não puderam esperar. Nesse ponto, cabe o reconhecimento à enorme capacidade de adaptação e de trabalho dos profissionais e das instituições maranhenses. Há ainda muito o que fazer. Por isso, mesmo que seja difícil, é preciso destinar parte das energias para repensar produtos, serviços e posicionamento de marcas. Quem conseguir, colherá ali na frente.

Encontro Diálogos
“A consequência das fraudes em ações afirmativas para a criação de uma Universidade diversificada” é o tema do I Encontro Diálogos Interdisciplinares, promovido pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, que ocorrerá amanhã, pela plataforma Google Meet. O evento objetiva promover um intercâmbio epistemológico com a comunidade acadêmica e em geral, para discutir temas de relevância social que tenham conexão com o direito, mas não se restringem a ele, sob perspectivas de outras áreas do conhecimento humano.

Elogio de Gisele Bündchen
Zoe, de 1 ano, é filha de Sabrina Sato com Duda Nagle. A menina aparece constantemente nas redes sociais dos pais, que postam fotos da garota em diversas poses fofas. Dessa vez, Zoe ganhou um elogio especial, vindo diretamente da quarentã Gisele Bündchen. A modelo brasileira mais faosa no mundo comentou a foto postada pela ex-BBB. “Awww, assim não vale. Eu não aguento!!! Para tudo!!!”, escreveu a esposa de Tom Brady e ex de Leonardo Di Caprio. As poses divertidas de Zoe encantaram muitos seguidores famosos e anônimos.

Para escrever na pedra:
“A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos”. De W. Somerset Maugham.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.