Pandemia

EUA querem preço global para vacina da Covid-19

Governo dos Estados Unidos criou referência para o preço de uma vacina contra Covid-19 em um acordo de 2 bilhões de dólares com duas empresas

REUTERS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Vacina da Covid-19 está sendo desenvolvida pela Pfizer Inc e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech SE
Vacina da Covid-19 está sendo desenvolvida pela Pfizer Inc e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech SE (Vacina)

WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos criou um referência para o preço de uma vacina contra Covid-19 em um acordo de 2 bilhões de dólares com a Pfizer Inc e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech SE, anunciado na quarta-feira (23), que provavelmente pressionará outras farmacêuticas a estabelecerem preço semelhantes, disseram analistas da indústria à Reuters.

O acordo, que depende de um produto aprovável, garante vacinas suficientes para se inocular 50 milhões de norte-americanos por cerca de 40 dólares por pessoa, aproximadamente o custo de uma vacina antigripal, e é o primeiro a oferecer um vislumbre do preço provável de vacinas contra Covid-19 bem-sucedidas.

Permite também que algumas farmacêuticas lucrem com seus esforços para proteger as pessoas do vírus que já matou cerca de 620 mil pessoas em todo o mundo – quase um quarto delas nos EUA.
Diferentemente do que acontece em outros acordos de vacina assinados pelo governo, a Pfizer e a BioNTech não serão pagas até sua vacina se mostrar segura e eficaz em um grande teste clínico essencial que deve começar neste mês.

O governo dos EUA, como outros, já havia firmado acordos para apoiar o desenvolvimento de vacinas contra Covid-19, alguns dos quais incluem entregas garantidas de doses, mas este é o primeiro a delinear um preço específico para produtos finalizados.
“O preço médio de uma vacina antigripal é cerca de 40 dólares”, disse Peter Pitts, presidente e cofundador do Centro para Medicina de Interesse Público. “Parece bom com esta comparação. Está dentro da sensatez.”. disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.