Em campo

Equipes iniciam na Ilha pesquisa de sorologia da Covid-19 no Maranhão

Profissionais de saúde, que atuarão em 69 cidades a partir do dia 27, visitam casas na Vila Esperança e colhem sangue para testes sorológicos

Daniel Matos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Equipe da SES realiza treinamento na Vila Esperança, em São Luís
Equipe da SES realiza treinamento na Vila Esperança, em São Luís (pesquisa sorológica)

SÃO LUÍS - Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já estão nas ruas fazendo os últimos ajustes para o início do Estudo Sorológico no Maranhão, que vai apontar o cenário da #Covid19 no estado. O treinamento dos profissionais começou na região da Vila Esperança, bairro da zona rural de São Luís..

As equipes atuarão em 69 municípios maranhenses, cobrindo, ainda, São Luís, a partir da próxima segunda-feira (27)..

A SES destaca que pesquisa é de exrtrema importância para o combate ao ao novo coronavírus e pede à população que colabore com os profissionais, que sempre estarão devidamente identificadas nas visitas domiciliares.

Cada membro das equipes atuarão fardados, com identificação da SES e usando equipamentos de proteção. "Com o apoio da população, vamos vencer", conclama o órgão.

Metodologia

A pesquisa de campo será realizada essencialmente por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, tanto da Vigilância Sanitária quanto da Atenção Básica, com suporte dos municípios. As equipes serão compostas por um entrevistador e um técnico de coleta, além de motoristas e supervisores regionais e estaduais, que estarão devidamente identificados com coletes e crachás.

Além da coleta, também será aplicado questionário em entrevista face a face, com a finalidade de estudar as estratégias de enfrentamento da pandemia, como o uso de máscara de proteção, estratégias de higiene das mãos e grau de distanciamento social.
Representando a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a coordenadora de campo do inquérito, Maylla Bragança, explicou a logística da pesquisa. “Essa pesquisa foi desenhada para ser realizada em municípios de pequeno, médio e grande porte. Dessa forma, foram contemplados 120 setores censitários, que segundo o IBGE abrange as 19 Regionais de Saúde do Maranhão. O levantamento trará dados e informações para termos um panorama de como vírus está se comportando no estado”, ressaltou.

O mapeamento de base populacional, que contribuirá para conhecer o estágio da infecção dos maranhenses pela Covid-19, é resultado de uma cooperação entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Entre os demais objetivos do mapeamento estão: estimar o percentual de indivíduos com teste positivo que apresentam ou apresentaram infecções assintomáticas ou subclínicas; identificar os sintomas mais comumente relatados pelos indivíduos com anticorpos e estabelecer a extensão de acometimento nos municípios maranhenses segundo porte populacional.

Mais

Testes até agora

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES, nesta quinta-feira, 242.745 testes de Covid-19 foram realizados no Maranhão. Foram descartados 128.608 casos e 5.480 seguem como suspeitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.