Atritos

Tensão entre China e EUA aumenta após consulado fechado em Houston

Consulado chinês recebeu ordem dos Estados Unidos para fechar em três dias e a China falou em "escalada inédita" nas tensões entre os dois países

REUTERS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista na Casa Branca
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista na Casa Branca (DONALD TRUMP )

PEQUIM - Os Estados Unidos instruíram o consulado chinês em Houston a fechar em três dias, citando a necessidade de proteger propriedade intelectual e informações norte-americanas, em meio a um deterioração aguda das relações entre os dois países.
O governo chinês repudiou a ordem e ameaçou retaliar. Uma fonte disse que a China está cogitando fechar o consulado dos EUA na cidade de Wuhan.

Os laços bilaterais vêm se tensionando desde o surgimento do novo coronavírus em Wuhan.
O Departamento de Estado norte-americano confirmou o fechamento iminente do consulado de Houston depois que o Ministério das Relações Exteriores chinês relatou ter sido instruído a fechar a missão.

A notícia agitou os mercados financeiros criando uma onda de aversão a risco nos pregões europeus.
O fechamento foi ordenado “de forma a proteger propriedade intelectual americana e informações particulares americanas”, disse Morgan Ortagus, porta-voz do Departamento de Estado, em um comunicado.

“Os Estados Unidos não tolerarão as violações da RPC (República Popular da China) contra nossa soberania e a intimidação de nosso povo, assim como não toleramos as práticas comerciais injustas da RPC, o roubo de empregos americanos e outros comportamentos ofensivos”, acrescentou, usando o nome oficial da nação asiática.

Atritos

Os dois países entraram em atrito recentemente por causa do comércio, tecnologia, uma lei de segurança nacional imposta a Hong Kong e as reivindicações de Pequim ao Mar do Sul da China.
A China denunciou a ordem dos EUA como uma escalada.

“O fechamento unilateral do consulado da China em Houston dentro de um período de tempo curto é uma escalada inédita de suas ações recentes contra a China”, disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin, em uma coletiva de imprensa de rotina.

“Pedimos aos EUA que revoguem imediatamente esta decisão equivocada”, pediu o porta-voz do governo chinês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.