COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
GIOVANA Azevedo Gomes ainda comemora sua aprovação no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Apreciador de bons vinhos, seu pai Luciano Gomes tem celebrado a vitória degustando tintos de ótimas safras
GIOVANA Azevedo Gomes ainda comemora sua aprovação no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Apreciador de bons vinhos, seu pai Luciano Gomes tem celebrado a vitória degustando tintos de ótimas safras

Estudo Sorológico
Um estudo apontará a população já infectada pela Covid-19 e que não fez o teste no Maranhão, além das pessoas que se recuperaram em casa
ou foram assintomáticas.
O projeto foi anunciado pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
A coordenação será feita pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Laboratório Central do Estado e Universidade Federal do Maranhão.
Batizado de “Estudo Sorológico de infecção por Covid-19”, o projeto também pretende descobrir a prevalência de anticorpos na população do estado, o percentual de quem não teve sintomas e a extensão de infectados em cada município.

Seminário online
No próximo dia 30 de julho, o Conselho Nacional de Justiça, por meio da Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários, promoverá o seminário online “Democratizando o Acesso à Justiça”. O evento ocorrerá por meio da plataforma Cisco Webex.
O objetivo é debater ações que visem à democratização do acesso à justiça e projetos destinados ao combate da discriminação, do
preconceito e de outras expressões da desigualdade de raça, gênero, condição física, orientação sexual, religiosa e de outros valores ou direitos protegidos ou que comprometam os ideais defendidos pela Constituição Federal de 1988.
O evento tem o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros, da Associação dos Juízes Federais dos Brasil e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho.

Novidade no Golden
Quem abrirá as portas em São Luís, na próxima semana, é a Botoclinic Golden, maior franquia especializada em botox e harmonização facial do Brasil.
A partir de 29 de julho, o público maranhense terá à sua disposição uma unidade exclusiva para realizar procedimentos estéticos faciais.
Funcionará no Golden Shopping Calhau, cumprindo o horário especial de funcionamento, devido à pandemia. Além disso, a clinica decidiu estender as comemorações e ofertas de inauguração por três dias, de modo a não incentivar a procura orgânica de seu espaço físico, realizando o agendamento para todos os atendimentos e avaliações por telefone e redes sociais.

Episódios lamentáveis
Foi um insulto para o Brasil o lamentável episódio de um desembargador paulista dando “carteirada” porque não usava máscara, destratando e
descaracterizando o trabalho honesto de um agente de trânsito em Santos. Ele usou e abusou do jargão “Você sabe com quem está falando?”, muito
comum neste país, mas que não deveria mais existir. Isto mostra que o nosso país vive um apagão moral e ético.
Outro dia foi um empresário de um condomínio de luxo xingando um policial militar que o abordou por agressão.
O tal figurão do Judiciário no bacanal da lancha no Lago Paranoá, em Brasília, é outro exemplo. Só Deus na causa!

Fred Arrais e a música gospel
O cantor e compositor maranhense Fred Arrais, do ministério “Diante do Trono”, integra agora o cast da Sony Music e prepara novas canções e regravações. Ele ainda está se adaptando aos novos tempos e ao mundo digital. No entanto, conta com o apoio da gravadora famosa. Seu objetivo é alcançar aqueles que precisam de esperança, escrever canções que traduzam o coração das pessoas para Deus e atingir o potencial máximo dos dons que o Todo Poderoso colocou nas mãos dele.

TRIVIAL VARIADO
Tome nota: contribuintes com débitos com o fisco municipal, têm até o dia 30 de julho para aderir ao programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal de São Luís (Refaz 2020).

O programa oferece descontos de 100% nos juros e multas nos pagamentos à vista e descontos graduais para quem optar pelo parcelamento. A adesão é digital e pode ser feita pelo computador, celular, tablet, notebook, no site da Secretaria Municipal da Fazenda.

A deputada Daniella Temaanunciou, na sessão plenária de ontem na Assembleia Legislativa, a retomada dos trabalhos da Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio.

Tem mais: o reinício das ações será por meio de uma reunião remota, na tarde de hoje, quando estarão em debate diversos temas relacionados à
questão da violência contra a mulher.

Notícia preocupante: os estados brasileiros registraram perda média de 18% na arrecadação do ICMS no segundo trimestre deste ano, comparado ao período equivalente do ano passado.

Das 4 milhões de empresas do país, mais de meio milhão fechou as portas (temporariamente ou em definitivo), em função da pandemia do coronavírus, de acordo com pesquisa do IBGE no mês de junho.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, entregou ontem ao Congresso Nacional o primeiro texto do governo federal destinado à reforma do sistema tributário.

A Universidade Estadual do Maranhão lançou os cursos de pós-graduação online em Psicologia da Educação e Gestão Educacional e Escolar, ambos na modalidade a distância. Os cursos serão intermediados pelo Núcleo de Tecnologia para Educação.

O Senai-MA, entidade do Sistema Fiema, entregou ontem mais dois respiradores mecânicos totalmente recondicionados, provenientes da Secretaria de Saúde de Caxias, que estavam sem funcionar.

No assunto: os respiradores vão agora ajudar a população no combate à Covid-19. A entrega foi feita pelo gerente do Senai CEPT Raimundo Franco Teixeira, Sebastião Júnior, ao prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

A iniciativa conta com a parceria das empresas Alumar, Cimento Bravo, além da Montisol e MSI Hospitalar, que faz a calibração e certificação necessária para a liberação a rede de saúde. Ao todo já foram recuperados 4 respiradores de um total de 16 enviados ao SENAI, oriundos de Caxias.

Depois de um blog de muito sucesso no início dos anos 2010, o maranhense Will Pinheiro, radicado há cinco anos em São Paulo, lança sua nova página, em que mostra seu leque de serviços oferecidos dentro da sua área.

Para quem não sabe, Will Pinheiro morou na Irlanda, onde estudou e se especializou na sua área, e é Consultor de Imagem e Estilo, Visagista
Comportamental e Personal Makeup, além de atuar como assessor de varejo dando suporte a vendedoras e gerentes.

DE RELANCE

Sem corte de energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu manter a proibição do corte de energia por falta de pagamento de consumidores de baixa renda. Além disso, residências cujo fornecimento de energia seja fundamental para a preservação da vida também continuam com o corte de energia proibido.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1312008&o=node A decisão vem com a revisão de uma resolução normativa de março. Na ocasião, todas as residências urbanas e rurais inadimplentes não poderiam ter a luz cortada. A partir de 1º de agosto, essa restrição será reduzida e vigorará até 31 de dezembro.

Live em Pinheiro
“Juventude de Pinheiro: Uma Nova Possibilidade” foi o tema de uma live realizada no município de Pinheiro e voltada para a juventude daquela cidade da
Baixada Maranhense. A ideia foi do deputado estadual Dr. Leonardo Sá e teve duração de uma hora. A live deu oportunidade para seis jovens estudantes universitários representarem, em diversas áreas do conhecimento, a juventude do município, discutindo políticas públicas voltadas para os jovens.

Fora de circulação
Pelo menos 23 ônibus do sistema semiurbano que já haviam completado a idade limite para operar no sistema em São Luís foram retirados de circulação pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos. É que a idade individual limite de veículos do sistema semiurbano é de até 10 anos, baseada no ano de fabricação do chassi do veículo.

Nível de confiança
Acumulando um recuo de -45,9% no período de março a junho e registrando quatro meses consecutivos de desaceleração, o nível de confiança do
empresário do comércio de São Luís voltou a reagir no mês de julho e apresentou variação positiva de +5,4%. Esse foi o primeiro resultado positivo do índice desde a chegada da pandemia ao Maranhão, em março, de acordo com o levantamento realizado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).

Vacinação em terminais
A vacinação contra sarampo vai acontecer, também, em quatro terminais de integração da capital maranhense. A etapa será realizada até hoje, das 8h às 16h, e as doses serão voltadas para adultos entre 20 a 49 anos, que são o público alvo da campanha. Quem já foi vacinado contra a doença, deve receber a dose extra, já que o vírus continua em circulação em São Luís e o Brasil enfrenta um surto.

Aulas e segurança
Dia 17 de agosto é a data de retomada das aulas presenciais na Faculdade de Negócios Faene, sendo que os alunos da pós-graduação terão a primeira disciplina no dia 1º de agosto e, depois, retornarão às aulas no dia 20. A instituição está imbuída de todas as providências para garantir a segurança dos alunos e funcionários e divulgará um protocolo, elaborado conforme as orientações das autoridades sanitárias.

Aulas e segurança 2
Todos os alunos e funcionários terão de usar máscaras e, no acesso às dependências da faculdade, passarão pelo termômetro infravermelho e pelo totem com álcool em gel. A instituição, além disso, organiza o seu segundo Webinar, com a presença de vários convidados, que discutirão o tema “Quais as perspectivas para o estado do Maranhão?”.

Estágio para negros
Black Lives Matter! A Ambev anunciou a segunda edição do “Representa”, programa de estágio focado em atrair e desenvolver universitários negros. As
inscrições estão abertas. Há mais de 80 vagas, distribuídas pelas operações da companhia na área de vendas, nas cervejarias e no centro de serviços
compartilhados. O processo de seleção é focado nas histórias de vida dos candidatos. Por isso, não exige conhecimento técnico prévio para nenhuma das árease nem experiência profissional anterior. Conhecimento e fluência em língua inglesa também não são exigidos e todos os cursos de bacharelado e licenciatura são aceitos.

Para escrever na pedra:
“Uma mulher bonita e fiel é tão rara como a tradução perfeita de um poema. Geralmente, a tradução não é bonita se é fiel e não é fiel se é bonita”.
De W. Somerset Maugham

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.