Criminalidade

Números do Monitor da Violência revelam alta em mortes violentas no Maranhão

Segundo levantamento, houve aumento de mais de 19% nesse tipo de crime de janeiro a maio de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Um dos últimos casos de homicídio doloso em maio foi a morte de dois adolescentes na Cidade Operária
Um dos últimos casos de homicídio doloso em maio foi a morte de dois adolescentes na Cidade Operária (ASSASSINATOS CIDADE OPERÁRIA )

SÃO LUÍS - O Maranhão teve um aumento de mais de 19% no número de mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguido de morte) durante os cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados do Monitor da Violência, que foi publicado na quarta-feira, 22, no portal G1. No decorrer de janeiro a maio deste ano, ocorreram 714 assassinatos em todo o estado, enquanto durante os cinco primeiros meses do ano passado, o total foi de 599 mortes.

O Monitor da Violência é feito pelo site do G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e de forma mensal contabilizam os casos de mortes violentas no Brasil. Os dados também revelaram que o país teve uma alta de 7% na quantidade de assassinatos de janeiro a maio deste ano em comparação ao mesmo período de 2019.

Durante os cinco primeiros meses deste ano, 19.382 pessoas foram mortas a tiros ou por arma branca, enquanto no ano passado esse número foi de 18.120. Apenas em maio deste ano ocorreu um total de 3.529 mortes no país e maio de 2019 o registro foi de 3.540. Os números de mortes violentas continuaram altos mesmo em meio a pandemia, quando estados e municípios adotaram medidas de isolamento social.

Números altos

De acordo com o Monitor da Violência, no decorrer dos cinco primeiros meses deste ano, 714 pessoas foram mortas no Maranhão. Somente os casos tipificados como homicídio doloso o total foi de 684; latrocínio 24 e seis casos de lesão corporal seguido de morte. O mês de março, até o momento, é considerado o período mais violento deste ano no estado, com 162 mortes.

Os dados do Monitor da Violência ainda revelam que durante o mês de maio deste ano ocorreram 158 assassinatos no Maranhão. Casos de homicídio foram 155 e latrocínio três. Enquanto em maio do ano passado 134 mortes ocorreram, o que mostra o incrimento de 18%.

Em abril deste ano, segundo o Monitor da Violência, houve o registro de 128 mortes em todo o estado; mês de fevereiro, 140 casos; e janeiro, 122. No ano passado, 1.486 pessoas foram assassinadas a tiros ou por arma branca no Maranhão.

Grande Ilha

Em relação a Grande Ilha, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ocorreram 35 mortes violentas. De janeiro até o último dia 22, 177 pessoas já foram assassinadas na região. Apenas neste mês, foram 17 mortes e a maioria das ocorrências na capital maranhense.

Um dos últimos casos de homicídio doloso do mês de maio foi na tarde do dia 31 e teve como vítimas dois adolescentes. Um deles de 17 anos e o outro de 15. O crime ocorreu em plena via pública nas proximidades da Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop).

De acordo com a polícia, as vítimas estavam em uma motocicleta e, após perseguição, feita por dois homens, em outra motocicleta, foram baleadas nas costas e vieram a falecer.

Ainda em maio, dia 26, ocorreu um crime de feminicídio, que teve como vítima Joana Maria Diniz, de 66 anos. A polícia informou que o principal suspeito do crime é o vizinho da vítima, e o corpo foi encontrado na residência dela, no Recanto dos Signos, área da Cidade Operária, e havia um pano enrolado em seu pescoço.

Saiba Mais

Mortes violentas no estado em 2020

Janeiro: 122 casos

Fevereiro: 144 casos

Março: 162 casos

Abril: 128 casos

Maio: 158 casos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.