Discussão

Dino vês falhas em proposta de Reforma Tributária do governo

Comunista se manifestou em rede social logo após o ministro da Economia, Paulo Guedes, formalizar a entrega da proposta de reforma ao Congresso Nacional

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Flávio Dino)

O governador Flávio Dino (PCdoB) apontou falhas na proposta de Reforma Tributária horas depois de entregue formalmente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, aos presidentes da Câmara Federal e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente.

Para o comunista, o erro da peça - que a partir de agora será discutido pelo Congresso Nacional -, está no aumento da carga tributária para uns, em detrimento de outros.

“Reforma tributária deve ter dois objetivos caminhando de mãos dadas: 1 - justiça tributária; 2 - simplificação e eficiência. A primeira proposta do Governo Federal sobre PIS/COFINS avança no item 2. Mas erra no item 1, ao aumentar a carga para uns e preservar outros, como os bancos”, escreveu.

A peça entregue ontem pelo Governo prevê a unificação de dois impostos federais, o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e a Contribuição sobre o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Os dois tributos serão extintos para dar lugar à Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), com alíquota única de 12%. De acordo com o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, essa proposta elimina cinco tributos diferentes: PIS/Pasep sobre a folha de pagamentos, sobre a importação, sobre a receita e a Cofins sobre a importação e sobre a receita. Além disso, mais de uma centena de regimes tributários para diferentes setores da economia serão extintos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.