Estado Maior

De volta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) vai mesmo retornar à vida pública. Foi o que ela deixou claro durante sua live com o deputado estadual Roberto Costa na noite da última terça-feira (21). A emedebista somente não especificou que sua volta à política seria para encarar uma disputa eleitoral novamente. A última foi em 2018.

Roseana Sarney garantiu que ainda não tem idade para deixar a vida pública e que, após dois anos, e durante reflexões neste momento de pandemia, percebeu que ainda é nova para não mais viver a política.

– Nessa pandemia tivemos oportunidade de conversarmos com nós mesmos e percebi que era muito nova para me afastar da política e dos amigos – disse a ex-governadora.

O que ficou de certo – e isto já havia sido dito pela própria emedebista no perfil em suas redes sociais – é que a disputa de 2020 a terá de volta sim à
política, mas não candidata, como o próprio Costa chegou a defender.

Ela vai participar ativamente das decisões do MDB quanto à disputa pela Prefeitura de São Luís. E isso ela já iniciou em encontro com o deputado Roberto Costa, o responsável por coordenar o processo eleitoral do partido.

À coluna, na semana passada, Roseana garantiu que os pré-candidatos a prefeito da capital que já haviam se reunido com Roberto Costa estavam em análise interna.

Sobre sua posição em 2022, pelo que disse a ex-governadora, há uma possibilidade de ela entrar para disputar algum mandato eletivo, sim. Mas, segundo ela, são mais de dois anos para analisar os cenários e assim tomar uma decisão.

Experiência
Roseana Sarney tem três mandatos eletivos a considerar na disputa em 2022: Governo do Estado, Câmara dos Deputados ou Senado.

Ela já exerceu todos esses mandatos mais de uma vez. Só de governadora foi por quatro vezes.

Então, se Roseana está decidida a voltar à vida pública, experiência para uma campanha, sendo candidata ou apoiando um nome, não faltará.

Diálogo
Adriano Sarney (PV) se reuniu com o presidente estadual do PL e deputado federal Josimar de Maranhãozinho.

A ideia do pré-candidato a prefeito de São Luís é ter o partido de Maranhãozinho em sua base de apoio.

O diálogo aconteceu mesmo que o partido do deputado federal tenha uma pré-candidata à Prefeitura da capital, a deputada estadual Detinha.

Será?
Fica a dúvida quanto ao encontro de Josimar do Maranhãozinho e Adriano Sarney. Será que o PL pode desistir de uma candidatura própria?

Desde o início de julho que há conversas que garantem que Detinha vai desistir de sua pré-candidatura.

Primeiro porque ela teria surgido como forma de cavar espaços entre os nomes que estão na disputa. E depois, a desistência pode se dar
por problemas com a Justiça Eleitoral.

Muitos apoios
O vereador de São Luís Honorato Fernandes (PT) disse que oito de cada 10 filiados do PT querem a aliança com Rubens Pereira Júnior (PCdoB), pré-candidato na capital.

Segundo o parlamentar, o acordo deve ser selado em executiva do partido, no início do próximo mês.

Nos bastidores, a aliança PT/PCdoB é de fato dada como praticamente certa e o nome do vice do comunista deve ser o próprio Honorato Fernandes.

Votação
Os deputados federais do Maranhão não tiveram dúvida quanto à votação do Fundeb, ocorrida na noite da última terça-feira (21).

Mesmo sendo um texto que não tinha o apoio total do presidente Jair Bolsonaro, os parlamentares ligados ao Palácio do Planalto disseram sim à PEC 15/15.

No primeiro e segundo turnos, 17 dos 18 deputados federais maranhenses votaram a favor do novo fundo.

DE OLHO

14 municípios MARANHENSES, apenas, têm serviço de esgotamento sanitário por rede coletora, segundo dados do IBGE referentes à Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2017.

Posições
Sobre o Fundeb, dois dos três senadores maranhenses já mostraram suas posições quanto à PEC 15/15 aprovada na Câmara dos Deputados.

Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania) se manifestaram a favor da proposta em suas redes sociais.

O senador do PSDB, Roberto Rocha, ainda nada falou a respeito. Talvez porque o texto não é do agrado do Palácio do Planalto.

E MAIS

• O DEM, do pré-candidato a prefeito de São Luís Neto Evangelista, vem cobrando um posicionamento dos membros do partido que compõem o
primeiro escalão do governo Flávio Dino.

• Depois de Aderson Lindoso (Cultura), que é do DEM e decidiu apoiar Carlos Madeira (SD), os democratas fecharam o cerco contra outros filiados.

• Um exemplo é Felipe Camarão (Educação) e o outro será Rogério Cafeteira (Esportes). Resta saber se este apoio sairá para além da foto posada no
momento da tal declaração de apoio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.