Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Congresso sobre mulheres

Vem aí o Congresso “Mulheres Negras: entre dororidade e multipotencialidade”, acertado para os dias 24 e 25 deste mês, com diversos painéis de discussões e atrações musicais. O evento será online e transmitido pelo canal da Uninabuco. O congresso é realizado no mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, importante para lembrar que a luta pelo fim do racismo e discriminação de gênero não pode parar.

O SÃO LUÍS Shopping reabriu as portas recentemente e já tem novidades. No próximo dia 6 de agosto, será inaugurada no empreendimento a loja de multimarcas voltada para o segmento da beleza assinada por Alice Salazar (foto). Trata-se da Alice Salazar Store, que, entre outras coisas, cumprirá todos os protocolos sanitários necessários e atenderá, também, pelo sistema delivery
O SÃO LUÍS Shopping reabriu as portas recentemente e já tem novidades. No próximo dia 6 de agosto, será inaugurada no empreendimento a loja de multimarcas voltada para o segmento da beleza assinada por Alice Salazar (foto). Trata-se da Alice Salazar Store, que, entre outras coisas, cumprirá todos os protocolos sanitários necessários e atenderá, também, pelo sistema delivery

Instituto Raissa
Esta semana, uma nova iniciativa solidária ajudará a amenizar o sofrimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo recém saídos do sistema prisional.
Trata-se do Instituto Raissa Mendonça, transexual maranhense cuja história está contada no livro “O Outro Lado da Maçã”, de autoria do jornalista Evandro Júnior.
O Instituto viabilizará uma casa de acolhimento que ofertará apoio nas áreas de assistência psicológica, jurídica, educacional/profissionalizante e de saúde, com a parceria de órgãos públicos e privados. A casa também viabilizará acesso a cursos profissionalizantes e apoio jurídico e médico aos moradores e associados.
O objetivo é oferecer um ambiente de empoderamento e cuidado, para minimizar as vulnerabilidades às quais essa população é exposta, por meio de uma assistência ampla, empática e humanizada.

Gigante da Vila
Com 100% da infraestrutura civil pronta, o Estádio Nhozinho Santos deverá ser entregue à população no mês de agosto.
Durante sete décadas de história, é a primeira vez que o “Gigante da Vila Passos” recebe ampla reforma.
A intervenção, realizada pela Prefeitura de São Luís, tornou o estádio mais moderno e adaptado para pessoas com deficiência.
Estão sendo instalados sistemas de vídeo monitoramento e som e implantada uma área extra aos vestiários, equipada com grama sintética, para o aquecimento dos esportistas, sem que precisem se deslocar até o campo antes do início da partida.

Caboclo de Pena
A série “Caboclo de Pena: os protagonistas” é muito interessante. A iniciativa é uma forma de destacar certos personagens do contexto de seus grupos populares, para que sua experiência pessoal seja conhecida com maior riqueza de detalhes.
O projeto é apresentado em forma de documentário com os personagens escolhidos e integra a proposta “Coreografias Maranhenses”, do Centro Cultural Vale Maranhão.
A ideia é explorar a diversidade apresentada por meio da dança de grupos populares do Estado. Os documentários são disponibilizados no Youtube.

Espaço renovado
O empresário Neto Parente, à frente do Bistrô Quintalão, tem agora, no comando da cozinha de seu restaurante, reconhecida como uma das mais refinadas da Ilha, a expertise e o requinte do chef Paulo Conceição, profissional de destaque que, há 15 anos, vem construindo uma rica bagagem e colecionando passagens por importantes espaços da gastronomia brasileira, como os restaurantes paulistas Brooklin, D.O.M e Le Marais Bistrot.
Além da nova direção na cozinha, a reabertura do Quintalão, localizado na Península da Ponta d´Areia, conta com mais uma novidade: nos finais de semana, das 12h às 18h, barracas estilo bangalôs são montadas na areia da praia, para dar um ar descontraído e sofisticado no mais novo point da orla da capital.

TRIVIAL VARIADO

O economista maranhense Antônio Augusto Ribeiro Brandão prepara-se para ministrar palestra online. O tema será “Economia - Textos selecionados", com base em um livro de sua autoria.

No assunto: o evento deverá acontecer em setembro. Brandão apresentará fatos e números atualizados sobre o cenário econômico atual, elaborando, também, uma análise do mundo pós-pandemia.

Vem aí o pleito municipal e o TRE-MA retomou suas atividades presenciais nas 105 zonas eleitorais. Algumas adaptações foram feitas para atender às orientações sanitárias em vigência no mundo todo, devido à pandemia do novo coronavírus.
Mesmo com o retorno presencial de forma gradual, os serviços da Justiça Eleitoral continuam preferencialmente sendo realizados de forma remota, por meio de contato telefônico, e-mail ou aplicativo de mensagem instantânea.

Ontem foi dia de sessão plenária na Assembleia Legislativa do Maranhão. Na verdade, os parlamentares maranhenses nunca deixaram de trabalhar, apesar da pandemia.

A Câmara dos Deputados aprovou Medida Provisória que estabelece 120 dias para estados e o Distrito Federal devolverem à União recursos não usados do auxílio emergencial ao setor cultural, devido à pandemia de Covid-19.
A Receita Federal já está disponibilizando atendimento virtual para serviços relacionados ao CPF por meio do Telegram, um aplicativo de mensagens.

Pelo menos 2.676 pessoas já morreram por conta da Covid-19 no Maranhão. Por outro lado, 90.360 conseguiram vencer a batalha contra a doença.

A primeira dose da vacina chinesa contra a Covid-19 começou a ser testada no Brasil. Tomara que dê certo!

Milton Ribeiro, novo ministro da Educação, pretende fazer um grande chamado a reitores para resolver como ficará o ano
letivo nas universidades federais em 2021.

DE RELANCE

Um altar para Amália em Paris
Nesta quinta-feira, 23, como parte das comemorações pelo centenário de nascimento da cantora portuguesa Amália Rodrigues, a maior fadista de todos os tempos, será lançada uma caixa com cinco CDs de atuações ao vivo em Paris e em estúdio na Rádio France. Dos cinco discos, apenas um deles já é conhecido, o espetáculo de Amália no Olympia, em 1956, remasterizado a partir das bobinas originais. Os outros incluem gravações entre 1957 e 1965, de atuações ao vivo e em estúdio na Rádio France, dois espetáculos completos, novamente no Olympia, em 1967 e em 1975, e ainda um show para os portugueses residentes em Paris, em 1964, numa demonstração, como afirmou seu biógrafo Frederico Santiago, que “é um exemplo de como Amália não só atuava nas grandes salas como, muitas vezes, graciosamente, cantava para associações de portugueses”.

Um altar para Amália em Paris 2
Apesar de ter atuado em vários países do mundo, o Olympia, em Paris, foi o palco fundamental para a carreira de Amália, que, em várias entrevistas, se referiu à capital francesa como a rampa de lançamento do seu prestígio internacional. “De Paris parti para o mundo”, afirmou a fadista.

Um altar para Amália em Paris 3
Em junho de 1956, uma revista portuguesa relatava deste modo o êxito da fadista na capital francesa: “Amália canta, e Paris acredita! A nossa Amália andou ao colo de Paris como se fosse um bebê gorducho e bonito que faz gracinhas. Em toda a parte, e em todos os seus espetáculos no Olympia bastava-lhe chegar... e logo se espalhavam sorrisos de simpatia, expressões de curiosidade, de admiração, talvez algumas de ciúme. Porque Amália é uma espécie de Casanova intelectual...”.

Um altar para Amália em Paris 4
E a mesma publicação acrescentava: “Os franceses ouvem a Amália desde que começou a correr nas telas de cinema de Paris, o filme Les Amants Du Tage. O ‘microsillon’ da Amália que concentra dez trechos dos melhores do seu repertório, existe em todas as emissoras, nos juke-box dos bares e em todas as casas onde há um pick up [gira-discos]”.

Um altar para Amália em Paris 5
Entre os temas gravados neste conjunto de cinco CDs, cite-se Fado Madragoa, Sempre que Lisboa Canta, Fado do 31, Perseguição, Trepa no Coqueiro ou Cansaço. Frederico Santiago realçou que “apesar de ser já um verdadeiro mito em Portugal, foi o triunfo parisiense, em 1956, que fez o mundo de então reconhecer em Amália uma das maiores cantoras do século”.

Um altar para Amália em Paris 6
“Paris e o seu público conseguiram sempre mitificar ainda mais os grandes artistas. Foi assim com Chopin e Bellini, na década de trinta do século XIX, foi assim com Amália e Maria Callas, nos anos cinquenta do século XX e seria ainda assim com os próprios Beatles, em 1964”, referiu Santiago. A edição comemorativa inclui um livro com fotografias inéditas, uma cronologia das atuações de Amália na capital francesa, e um texto do historiador Jorge Muchagato, que assinou outros textos sobre a fadista.

Um altar para Amália em Lisboa
Guardo entre minhas melhores recordações de Lisboa, os dois shows que aplaudi da fenomenal fadista Amália Rodrigues. Um em 1983, com um grupo de jornalistas brasileiros, e outro em 1987. Nos dois, fomos brindados como o seu hino maior “Foi Deus”: “Não sei, não sabe ninguém/ Por que canto o fado/ Neste tom magoado/ De dor e de pranto/ E neste tormento/ Todo o sofrimento/ Eu sinto que a alma/ Cá dentro se acalma/ Nos versos que canto...”

Retorno das aulas presenciais
Divulgada a portaria que regulamenta as diretrizes pedagógicas a serem adotadas para a retomada das aulas presenciais nas escolas ligadas à rede pública estadual. As escolas voltarão a reabrir suas portas de maneira gradativa, com o retorno de equipes administrativas e professores, a partir do dia 31 de julho. Para estudantes, a previsão é que somente os que cursam a terceira série do Ensino Médio retornem às atividades presenciais, a partir do dia 10 de agosto

Para escrever na pedra:
“Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização”. De Martin Luther King.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.