Imunização

Terminais de ônibus têm postos de vacinação contra o sarampo

Público prioritário é de adultos entre 20 e 49 anos, que não foram vacinados contra a doença

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Vacinação aconteceu em posto volante no Terminal da Praia Grande
Vacinação aconteceu em posto volante no Terminal da Praia Grande (vacinação)

São Luís - A vacinação contra o sarampo em terminais de integração de São Luís foi iniciada nesta segunda-feira (20), em uma ação da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O primeiro local de embarque e desembarque de passageiros a receber a equipe de imunização foi o Terminal da Praia Grande (Beira-Mar). Nesta terça-feira (21), das 8h30 às 16h, as equipes estarão disponíveis no Terminal da Cohab (Avenida Jerônimo de Albuquerque). A vacinação em postos volantes nos terminais prossegue até quinta-feira (23) .

No primeiro dia, mais de 500 pessoas receberam as doses. Sob orientação do Ministério da Saúde (MS), foram vacinados de forma prioritária os adultos entre 20 e 49 anos que não foram vacinados ou que não receberam o reforço do sarampo. Em obediência às regras sanitárias, funcionários da Semus - em colaboração com os servidores do terminal - cuidaram da organização da fila, priorizando o distanciamento.

Apenas usuários com máscaras e, de preferência, com a carteira de vacinação foram protegidos. Também havia álcool em gel para a imunização das mãos dos vacinadores e população adulta que recebeu as doses. "Desta forma, com proteção e, principalmente, facilidade no acesso, a população está ainda mais protegida diante desta doença perigosa", disse o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, que esteve pessoalmente no local acompanhando a atividade.

A Semus reforça ainda que somente doses contra o sarampo estão disponíveis. Além do trabalho itinerante nos terminais, as doses contra o sarampo podem ser encontradas em 52 postos de saúde e em três escolas da cidade. Até sexta-feira (17) haviam sido aplicadas cerca de 13 mil doses. A campanha segue até o dia 31 de agosto.

O sarampo é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.