Conscientização

Barreiras eletrônicas garantem mais segurança no trânsito de Imperatriz

Medida é uma das alternativas mais eficazes para reduzir acidentes, número de feridos, mortos e excesso de velocidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Objetivo é manter o trânsito seguro e evitar acidentes com vítimas
Objetivo é manter o trânsito seguro e evitar acidentes com vítimas (barreira)

Imperatriz - Diversos estudos demonstram que a principal causa dos acidentes de trânsito está relacionada à imprudência do condutor, aliada ao excesso de velocidade. Diante disso, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realizou diversas mudanças positivas, para que a cidade tenha vias mais seguras e sem acidentes.

A exemplo das ações e medidas em valorização da vida, a cidade agora conta com diversas barreiras eletrônicas que tem possibilitado um trânsito mais leve, os sinalizadores estão em vários bairros e ruas da cidade, além do monitoramento por meio de câmeras que conseguem capturar acidentes, excesso de velocidade e em alguns casos, até provas contra infração nas mediações.

O secretário Leandro Braga, explica que só no ano de 2019 foram registrados quase 4 mil acidentes, com 22 mortes em Imperatriz. "Infelizmente não temos como trazer de volta essas 22 vidas perdidas no trânsito, mas temos como evitar futuras mortes, só quem já perdeu um ente querido sabe a dor. E a gestão Assis Ramos juntamente com a Setran não tem medido esforços para que a cidade esteja segura e preparada para inibir esses infratores que usam seus transportes para interromper vidas".

Ainda de acordo com o secretário, mais de 3 mil pessoas foram lesionadas ano passado por conta de acidentes que na maioria das vezes foram ocasionados por alta velocidade e ingestão de bebida alcoólica, o que acarreta também numa problemática para o sistema de saúde municipal.

"Não estamos falando apenas de percas matérias, mas de problemas que causam uma superlotação nos hospitais, além do desgaste tanto para os familiares dos acidentados, como para os profissionais de saúde que poderiam estar cuidado de outras demandas. Diante de todos esses dados, fica notório que os radares e os monitoramentos de câmeras que hoje somam 50 espalhadas em diversos pontos da cidade, são essenciais para a segurança e valorização da vida", explica Leandro Braga.

Vale ressaltar que os trabalhos em prol de um trânsito seguro continuam. A Rua Ceará por exemplo será toda revitalizada e a BR 010 receberá sinalizações, além de outras vias que também receberão faixas de pedestres e sinalizadores. Outra mudança positiva segundo o secretário Leandro é com relação às placas do centro da cidade que serão todas trocadas por refletivas, melhorando assim a visualização dos veículos. Os bairros também serão contemplados com esta sinalização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.