Esporte | Serviço

Obra do Estádio Nhozinho Santos está em fase de finalização

Gigante da Vila Passos passou pela maior reforma já feita em 70 anos de fundação; com obra, São Luís ganhará arena moderna e confortável
19/07/2020 às 17h27
Obra do Estádio Nhozinho Santos está em fase de finalizaçãoOperário trabalha na obra do Estádio Nhozinho Santos (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Estádio Municipal Nhozinho Santos está no estágio de finalização da obra onde os operários trabalham nos últimos detalhes antes do estádio ser entregue novamente à população, previsto para o mês de agosto. Durante sete décadas de história, é a primeira vez que o espaço está passando por uma ampla reforma, que vai permitir mais conforto e segurança aos torcedores que fazem do estádio o memorável “Gigante da Vila Passos”, como é popularmente conhecido. A intervenção, realizada pela Prefeitura de São Luís tornou o estádio mais moderno e foi todo adaptado para pessoas com deficiência, e segue, agora, todas as normas técnicas e de acessibilidade. A reforma do Nhozinho é uma das centenas de frentes de trabalho da Prefeitura de São Luís executadas por meio do programa São Luís em Obras.

De acordo com o prefeito Edivaldo, a ampla reforma realizada no Nhozinho Santos parte da idealização de um estádio modernizado, seguindo as normas de acessibilidade e segurança necessárias para receber jogos estaduais e nacionais, futuramente. “O Estádio Nhozinho Santos é um importante espaço da história de São Luís, pelo qual a população tem muito carinho e boas lembranças. Por meio do São Luís em Obras, adequamos toda a arena para comportar com conforto e segurança os amantes do futebol maranhense. Vamos entregar um novo estádio à população”, destacou.

Com 100% da infraestrutura civil pronta, a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), trabalha, agora, na instalação dos sistemas de vídeomonitoramento e som, além da implantação de uma área extra aos vestiários, equipada com grama sintética, para o aquecimento dos esportistas, sem que precisem se deslocar até o campo antes do início da partida. Esses serviços estão sendo executados conforme orientação do prefeito Edivaldo, que está preconizando tanto o conforto da classe esportista quanto da população em geral que deverá frequentar o “Gigante da Vila Passos”. Na reabertura das portas e totalmente recuperado, o Nhozinho Santos terá capacidade para receber mais de 13 mil pessoas.

“O novo Nhozinho Santos vai impactar positivamente na vida dos esportistas. Após essa intervenção, realizada pela gestão do prefeito Edivaldo, teremos uma estrutura mais moderna e segura, com mais acessibilidade, com instalações tanto hidráulicas, quanto sanitária e de combate a incêndio, completamente renovadas. Entregaremos à população um estádio mais completo e digno para receber partidas do nosso bom futebol”, destacou o titular da Semdel, Jasson Lago Junior.

Reforma

Após a reforma, o estádio vai contar com um sistema de iluminação mais eficiente, além de mais econômico, todo em LED. O alambrado existente também foi substituído por um de vidro temperado, que dará mais segurança ao público. O Nhozinho Santos também foi todo adaptado para pessoas com deficiência, e segue, agora, todas as normas técnicas e de acessibilidade. Além disso, os banheiros e vestiários também ganharam novas louças sanitárias e foram modernizados, assim como a área dos bares e lanchonete, que ficaram mais amplos e atendem às necessidades reivindicadas pelos antigos frequentadores. A arena também conta com uma rede de combate a incêndio.

Não menos importante, e extremamente essencial para as partidas que hão de acontecer no “Gigante da Vila Passos”, as equipes do São Luís em Obras também realizaram a substituição de todo o gramado, onde a bola deve rolar sem intercorrências, ao contrário do que acontecia, uma vez que o estádio tinha sete diferentes tipos de grama, além de erva daninha. Agora, apenas um tipo de grama cobre o espaço que recebeu o mesmo gramado que o Estádio do Maracanã (RJ). Para a conservação dessa nova estrutura, um novo sistema de irrigação também foi implantado.

O Estádio Nhozinho Santos também recebeu nova pintura, interna e externamente. Além disso, as equipes realizaram uma obra de recuperação e reforço estrutural em toda a arena; portas e portões também foram trocados. Também corrigiram as fissuras nas estruturas de aço existentes, substituíram equipamentos que não tinha mais utilidade para manter intacta a infraestrutura e realizaram a impermeabilização de todo o estádio, que tinha, pelo menos, 130 pontos de infiltração, o que ameaçava a estabilização do prédio e a segurança dos frequentadores.

São Luís em obras

Criado pelo prefeito Edivaldo, o programa São Luís em Obras, além da reforma do Nhozinho Santos, também tem levado asfaltamento a diversos bairros da cidade, além de promover a reforma e construção dos mercados do Coroadinho, Cohab e Casa das Tulhas. Além disso, no Centro, estão sendo reformados vários espaços públicos, como a Praça da Bíblia, o Parque do Bom Menino e praças da Misericórdia e da Saudade, Fonte do Bispo e construindo outras dezenas de praças pela cidade. Em diversos bairros da cidade estão em andamento a construção de ecopontos, galpões de triagem de materiais recicláveis, reformas de escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte