Comédia maranhense

Show de humor nas redes sociais

Atores César Boaes e Adeilson Santos saem de cena para ceder lugar às suas personagens na comédia "Pão com Ovo"; números de seguidores nos dois perfis do Instagram crescem em progressão geométrica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

SÃO LUÍS- Os atores da comédia “Pão com Ovo”, um grande sucesso de bilheteria no Maranhão e em outras cidades do Brasil, deram vez e voz às suas personagens nas redes sociais. César Boaes e Adeilson Santos cederam seus perfis e seguidores às divertidas “Clarisse Milhomem” e “Dijé”, vividas por eles, respectivamente. O resultado tem agradado e dado o que falar no Instagram, com centenas de novas adesões diárias. As personagens ganharam vida própria e estão mostrando o seu dia a dia por meio de vídeos gravados em diferentes cenários da cidade. O diretor do espetáculo, César Boaes, diz que não é um desafio fácil e que dá trabalho, mas que está surtindo efeito, haja vista o “feedback” positivo dos seguidores. Nesta entrevista exclusiva a O Estado, o diretor conta como surgiu a proposta e conta detalhes da iniciativa e de outros projetos do espetáculo teatral da Companhia Santa Ignorância.

Como surgiu a ideia de criar os perfis das duas personagens principais da comédia “Pão com Ovo” no Instagram?

Atualmente, nós estamos com a assessoria do produtor Bruno Lima, que é o mesmo associado à influenciadora digital Thaynara OG. Foi ele quem nos sugeriu criar os perfis das personagens nessa plataforma. Na verdade, logo no começo do projeto “Pão com Ovo”, o público já nos cobrava essa iniciativa, mas eu, particularmente, sempre fui relutante a isso, pois acreditava que você não consegue ser engraçado o tempo inteiro e ficava vendo outras referências, cujas postagens nem sempre agradavam. Logo, eu não permiti que fossem criados esses perfis à época. Mas agora, penso diferente!

E por que você mudou de ideia?

Passados oito anos, com a entrada do Bruno Lima, acabei cedendo a essa possibilidade porque achei que era o momento, devido ao fato de as personagens já demonstrarem um comportamento bastante orgânico, o que nos permite desenvolver um conteúdo natural. Na verdade, já temos um domínio, ou seja, um controle sobre elas e já produzimos vídeos mostrando suas rotinas, como elas pensam e agem. Ficou muito mais fácil agora, embora a logística nos dê bastante trabalho.

Quantos seguidores têm as duas personagens?

Clarisse Milhomem tem 46 mil admiradores e Dijé tem 30 mil seguidores. Não obstante, esses números aumentam em progressão geométrica. Em uma semana, por exemplo, nós conseguimos, individualmente, em torno de dez mil seguidores. Por dia, digamos que temos uma média de mil novas inclusões. É tudo muito rápido!

Dijé já tem 30 mil seguidores
Dijé já tem 30 mil seguidores

Qual o objetivo dessa ideia?

O objetivo é somar ao projeto “Pão com Ovo”, ou seja, ter mais duas plataformas diferenciadas de conteúdo para o nosso público, pois já temos a página oficial da comédia, onde, até agora, temos 206 mil seguidores. Estamos nos adaptando, claro! Além dos conteúdos que proporcionamos aos seguidores, há a questão da monetização, uma vez que, por conta da pandemia, estamos fora do teatro, trabalhando para que esses perfis possam ser monetizados.

Vocês têm gravado vídeos e postado nas redes das personagens? Isso será uma constante daqui em diante?

Sim, é verdade! Nós temos postado as experiências diárias vividas por Clarisse e Dijé, por meio de vídeos nas redes sociais. É algo que não estávamos habituados a fazer. Nós passamos oito anos rodando o Brasil e as cidades do Maranhão e não mostrávamos o dia a dia das personagens. Agora, estamos tendo essa oportunidade. É claro que não é tão fácil nem prático assim, pois há todo um aparato de caracterização e logística. É bem diferente dos outros perfis comuns. No nosso caso, não somos nós mesmos que aparecemos, mas as duas comadres.

Qual a freqüência da gravação dos vídeos?

Nossa intenção é trabalhar bastante isso daqui para frente, elaborando conteúdos pelo menos três vezes por semana. Na verdade, eu era muito relutante, pelo trabalho que a criação de conteúdo implica. Mas agora, como estamos tendo mais tempo para isso, devido à pandemia, iremos dar prosseguimento. É uma forma de compensar a interrupção das grandes apresentações e estamos tendo uma resposta muito rápida do público com a questão dos conteúdos, entre “feeds” e “stories”. Talvez se não fosse essa pandemia, não tivéssemos dado tanta atenção a essa plataforma, que é a internet.

O personagem do ator Davyd Dias, que é o “Ribamar”, também participa dos vídeos?

Sim! Nós também gravamos com ele, até porque ele é o “crush” da Dijé e faz parte do cotidiano dela.

Como está o projeto do filme “Pão com Ovo”?

Pelo nosso cronograma, era para o filme ter sido filmado no mês de junho deste ano, mas, com a pandemia, tivemos de interromper o projeto, já que nosso principal parceiro é o Governo do Estado do Maranhão, como patrocinador oficial. Além disso, íamos fazer também por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultural, mas sabemos que a lei do ICMS está suspensa. Logo, estamos aguardando e esperando para que possamos começar a gravar no começo de 2021.

Que outros projetos vocês estão envolvidos?

Com a pandemia do novo coronavírus, migramos para o rádio, no caso a Rádio Mirante FM. E já temos proposta de continuação nesse veículo. Além disso, estamos esperando a pandemia passar para cumprir com nossos contratos, que inclui dois meses em cartaz no Rio de Janeiro e uma temporada de apresentações em Brasília. Tivemos um projeto muito bacana do Sesi, com apresentações dentro de condomínios residenciais, usando máscaras e com a plateia afastada, mantendo o distanciamento sócia. Foi uma experiência muito bacana e diferente.

Vocês pensam em algo para apresentar mesmo durante a pandemia? Há artistas nacionais realizando shows com público dentro de veículos, ou seja, no formato “drive-in”. Vocês não pensaram em fazer algo semelhante em São Luís?

Ainda não pensamos nesse formato, realmente. Na verdade, para o segmento do teatro, acho que ficaria um pouco mais complicado. Nós temos pensado em dar continuidade ao projeto das apresentações em condomínios, com outros parceiros e, depois do sucesso que foi a live do “Pão com ovo”, de iniciativa do Grupo Mirante, em que ficamos no nono lugar no Twitter nacional, já pensamos numa próxima live, que deve acontecer no começo do mês de setembro, pois a repercussão foi excelente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.