Iniciativa

Parada para aprendizagem

Estação Conhecimento, instalada no município de Arari, atua na formação integral de crianças e adolescentes, além de proporcionar capacitação técnica a famílias da zona rural

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
.
.

São Luís - Um espaço que alia apoio pedagógico, comportamental e intelectual de crianças e adolescentes no interior do Maranhão. A Estação Conhecimento, uma iniciativa da Fundação Vale, funciona desde 2011 na zona rural do município de Arari (a 168 km de São Luís), com a oferta de ensino e prática de modalidades esportivas como futebol, atletismo e natação, bem como de atividades educativas e culturais a crianças e adolescentes, fora do espaço da escola.

Em 2020, foram inscritas quase 600 crianças e adolescentes no projeto, que inclui o programa de multiletramento (apoio dos exercícios escolares, incentivo à escrita e à leitura, iniciação a robótica), de esporte educacional (multiesporte, natação, atletismo e futebol), de cultura (teatro, dança, música e capoeira), e de saúde (consultório médico e odontológico, onde é prestado atendimento e trabalhadas medidas preventivas). Nos últimos três anos, já foram cerca de 1.800 inscritos.

A proposta é pensar o desenvolvimento por completo do indivíduo. “Ela leva em consideração as peculiaridades de cada pessoa, o desenvolvimento emocional, intelectual, comportamental, físico, priorizando as experiências de vida, os anseios, sendo estruturada pelo conhecimento e pelas maneiras de interagir com os diversos cenários”, afirmou o coordenador executivo, Pedro Filho.

Ainda que com atividades presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, a Estação Conhecimento continua beneficiando moradores de mais de 20 comunidades em condição de vulnerabilidade social ou com direitos violados. “Durante a pandemia temos feito muitas ações com as famílias, iniciando com a segurança alimentar, na distribuição de kits alimentícios, além de kits de higiene. Também estão sendo compartilhadas com as famílias cadernos com práticas pedagógicas para fortalecer os vínculos no espaço domiciliar. Temos o atendimento multidisciplinar à distância também, com assistência social, pedagógica, psicológica, nutricional”, detalhou Pedro Filho.

Além disso, há o núcleo produtivo, que atualmente conta com 130 famílias inscritas. Desde 2014, nas instalações da Estação Conhecimento funciona o Núcleo de Excelência em Permacultura, que oferece atividades voltadas ao uso de tecnologias produtivas sustentáveis e oficinas de bioconstrução para agricultores de comunidades, tais como: Bamburral, Bubasa, Escondido, Mata e Muquila. Por meio da implantação de campos agroecológicos e hortas comunitárias o Núcleo contribui para a promoção da segurança alimentar das comunidades.

[e-s001]Consumo saudável
Aproveitar todo o potencial da natureza a seu favor para produzir e consumir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos com o mínimo de impacto ao meio ambiente. É com base nesse conceito que a Estação Conhecimento tem capacitado, acompanhado e melhorado a condição de vida de 180 famílias daquela região. A técnica utilizada é a permacultura, que orienta o uso sustentável e permanente dos recursos naturais. São práticas de baixo custo, facilmente aplicadas nas residências.

A Estação Conhecimento atua como uma espécie de laboratório ao ar livre recriando, em uma área de 50 hectares, espaços com hortas, açude, tanques de criação de peixe e viveiro. Tudo para facilitar o aprendizado da comunidade. Entre as tecnologias produtivas sustentáveis oferecidas, destacam-se: a produção cultivo orgânico de hortaliças por meio da técnica mandala, espiral de pneu; a produção e uso de biofertilizante; a captação, reserva e uso de água da chuva, através de técnicas de bioconstrução; o coelhário e minhocário, como técnica para a produção de biofertilizante; e a produção e cultivo de mudas frutíferas.

“Entre os resultados alcançados, é possível afirmar que a maioria das famílias já produz, e consome e até comercializa os excedentes de hortaliças e grãos de maneira orgânica, livre de agrotóxicos; que houve redução da queima do lixo; e que a consciência ambiental dessas famílias está bem maior”, pontuou a analista de Responsabilidade Social da Fundação Vale, Willman Miranda.

FIQUE SABENDO

Mais de 50 mil ararienses beneficiados com ações em saúde e geração de renda em três anos

Os investimentos da Vale no município de Arari vão muito além da Estação Conhecimento. Entre os anos de 2017 e 2019, a empresa investiu mais de R$ 1,9 milhões no município em ações efetivas de melhorias com iniciativas de saúde e geração de trabalho e renda, que chegaram à sede da cidade e a comunidades como Bacabalzinho, Mata, Bamburral, Morada Nova, Barreiros, Bonfim, Félix e Trizidela. Ao todo, mais de 52 mil pessoas foram beneficiadas.

Estes dados expressam os projetos realizados em parceria com a Prefeitura Municipal, o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) e a Vale. O CIM faz a interveniência dos projetos apresentados pelas Prefeituras Municipais localizadas nos municípios vizinhos à Estrada de Ferro Carajás. A cidade de Arari é um dos 24 municípios vizinhos à EFC no Maranhão.

Entre os projetos financiados pela Vale em parceria com o poder público municipal e o CIM, estão: a instalação de 10 dessalinizadores para poços das comunidades do município, poços com reservatórios (de 20.000 a 30.000 litros), construção de balsa para captação de água e aquisição de ambulância de suporte básico.

Outra forma de apoio, acontece em parceria com as Associações de Moradores com projetos voltados à geração de renda, com fomento a negócios sociais que valorizam a vocação de cada comunidade. Isso inclui negócios nas áreas de panificação, avicultura, bovinocultura, beneficiamento de polpas de fruta, suinocultura, melhoria de instalações físicas e produção de farinha, além de um trabalho específico com as mulheres para qualificação de doces e salgados.

“Para a Vale é uma grande satisfação poder contribuir com o desenvolvimento dos territórios onde atua, por meio de parcerias com o poder público nas áreas de educação, geração de trabalho e renda, saúde e infraestrutura. Assim, nos sentimos parte da história dos municípios e da vida das pessoas que neles vivem”, concluiu a gerente de Relações Institucionais da Vale, no Maranhão, Giselly Pinto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.