Empossado

Quarto ministro da Educação de Bolsonaro toma posse

Milton Ribeiro, em seu discurso de posse, prometeu buscar diálogo com acadêmicos e educadores; o ministro tem desafios pela frente como a realização do Enem e a aprovação do novo Fundeb

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Ribeiro tem o desafio de comandar o MEC após três trocas de ministros
Ribeiro tem o desafio de comandar o MEC após três trocas de ministros (Milton Ribeiro)

Brasília -

O novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, prometeu ontem buscar enquanto estiver à frente da pasta "grande diálogo" com "acadêmicos e educadores".

Milton Ribeiro deu a declaração ao tomar posse como novo ministro do MEC, em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

Na gestão de Abraham Weintraub, o ministério entrou em atrito com entidades de estudantes, universidades e também com o Congresso Nacional.

"Queremos abrir um grande diálogo para ouvir acadêmicos e educadores que, como eu, estão entristecidos com o que vem acontecendo com a educação em nosso país, haja visto nossos referenciais e colocações no ranking do Pisa", declarou Ribeiro na posse.

Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro disse que "com toda certeza" o entendimento "se fará presente", uma vez que o novo ministro defende o diálogo.

Diagnosticado com coronavírus, Bolsonaro participou da cerimônia por videoconferência.

"Existe, hoje em dia, uma gama enorme de excelentes e excepcionais professores em todos os níveis no Brasil. E, com toda a certeza, com a chegada de um ministro voltado para o diálogo, usando a sua experiência e querendo o melhor para as crianças, esse entendimento se fará presente", declarou o presidente.

Bolsonaro afirmou ainda que a transição no MEC será "tranquila" e pediu a Ribeiro que monte uma equipe "com o mesmo espírito".

Quarto

Ribeiro é o quarto ministro da Educação no governo Bolsonaro e foi anunciado como novo chefe da pasta na sexta-feira, 10, por meio de uma rede social.

O novo ministro tem 62 anos, nasceu em Santos (SP), é teólogo e advogado, com doutorado em Educação. Ele também é pastor da Igreja Presbiteriana. l

Mais

Ribeiro era da

Comissão de Ética

Ribeiro já fazia parte do governo de Bolsonaro. Ele foi o primeiro nomeado por Bolsonaro para a Comissão de Ética Pública da Presidência da República, em maio de 2019. A Comissão de Ética disciplina a conduta de ministros e servidores do governo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.