Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Vale a pena anotar

Para auxiliar empresários na crise do coronavírus, a Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) criou um projeto focado em “inovação emergencial”. Trata-se de um workshop digital que acontecerá entre os dias 17 e 21 de agosto. Os participantes terão aulas com a professora de administração da Columbia Business School Rita McGrath. Medidas para promover transformação ágil nas empresas estão entre os temas que serão abordados.

UMA RISADA rápida, mas que repercutiu nas redes sociais. Ainda em isolamento em Windsor, a Rainha Elizabeth tem feito reuniões via zoom para manter a agenda. No encontro de quarta-feira a soberana conversou com membros da Força Aérea Real e sua e risada encantou o grupo. Tudo começou com o comentário do Anspeçada Shanwayne Stephens em resposta à Rainha sobre suas atividades durante a pandemia. Segundo o atirador de elite, ele tem treinado como piloto de equipe de trenó da Jamaica. “Deus, parece ser um trabalho perigoso”, a Rainha falou sem conter o riso. O sonho de Stephens é de competir nos jogos de inverno em 2022
UMA RISADA rápida, mas que repercutiu nas redes sociais. Ainda em isolamento em Windsor, a Rainha Elizabeth tem feito reuniões via zoom para manter a agenda. No encontro de quarta-feira a soberana conversou com membros da Força Aérea Real e sua e risada encantou o grupo. Tudo começou com o comentário do Anspeçada Shanwayne Stephens em resposta à Rainha sobre suas atividades durante a pandemia. Segundo o atirador de elite, ele tem treinado como piloto de equipe de trenó da Jamaica. “Deus, parece ser um trabalho perigoso”, a Rainha falou sem conter o riso. O sonho de Stephens é de competir nos jogos de inverno em 2022

Vieira e o tempo
Nada mais atual do que evocar o Padre Antônio Vieira, quando se tem em vista as condições meteorológicas ora vividas pelo Maranhão.
Quem imaginava o fim das chuvas, com o inverno se despedido e dando lugar ao verão, estava longe da realidade.
As chuvas que voltaram a cair sobre São Luís, mostraram o quanto de veracidade há na afirmação de Vieira de que “no Maranhão até o céu mente”.
Do alto de sua sabedoria disse o jesuíta português: “Amanhece o sol muito claro, prometendo um formoso dia, e dentro em uma hora se tolda o céu de nuvens, e começa a chover como no mais entranhado inverno”.
As últimas chuvas tiveram a força de grandes tempestades.

Dona Marly Sarney
Até ontem Dona Marly Sarney continuava internada na filial brasiliense do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, após passar por uma cirurgia para corrigir uma fratura no fêmur, resultado de uma queda em casa.
Dona Marly se acidentou no banheiro, mas depois da intervenção cirúrgica está passando bem.
E hoje ou amanhã deverá receber alta para voltar pra casa.
O ex-presidente José Sarney e seus filhos estão sofrendo muito com essa situação, pois por conta da pandemia do novo coronavírus, ninguém pode ir visitá-la no hospital.

Mestre do Sabor
Quem acompanha o reality gastronômico Mestre do Sabor já deve ter pensado que até mesmo o prato menos votado pelos jurados deve ser uma delícia. E é exatamente assim.
Para os chefs Claude Troisgros e Kátia Barbosa, que têm a sorte de provar todas as iguarias, é muito difícil dar a notícia de eliminação para o “menos maravilhoso”, como diz Kátia.
O programa está em sua reta final. Cinco competidores participam da fase Na Peneira, e os dois melhores na primeira prova vão direto para a final.
Os demais vão para a segunda etapa, na qual os chefs terão de produzir um prato com um ingrediente obrigatório: uma massa artesanal recheada.
A final será transmitida ao vivo no dia 23.

Segunda onda
Com recorde de casos nos últimos dias, os Estados Unidos enfrentam uma segunda onda, que não é infecciosa e nem viral.
Profissionais da saúde em regiões com curvas ascendentes de contágio reclamam de falta de EPIs, os equipamentos de proteção individual.
Uma médica denunciava na CNN que teve de lavar sua máscara cinco vezes, por falta de reposição.
Manchete do Washington Post, poucos dias atrás: “América está ficando sem máscaras, jalecos e luvas. De novo”.
A escassez desses materiais nos Estados Unidos é um sinal de alerta não apenas para o Brasil, mas para todo o planeta.

TRIVIAL VARIADO

Apesar da gravidade da crise do coronavírus, pedir recuperação judicial para tentar equilibrar as finanças ainda não faz parte dos planos da maioria das empresas maranhenses.

É o que indica pesquisa nesse sentido, segundo a qual, apenas 5,7% das empresas ouvidas consideram pedir recuperação judicial. Outras 94,3% descartam a possibilidade.

A grande verdade é que a crise atual é completamente diferente das outras. Os números mostram que empresas estão adiando decisões, não querem entrar em recuperação judicial.

Há quem diga que uma das opções adotadas por companhias foi aumentar as dívidas para tentar manter as operações. Conforme a pesquisa, 26,3% elevaram o endividamento com o sistema bancário desde o início da pandemia.

O levantamento indicou também que mais de 30% das empresas suspenderam contratos de trabalho durante a pandemia. Enquanto isso, 45% criaram novo nicho de mercado para tentar driblar a turbulência gerada pela Covid-19 no Estado.

A discussão da reforma tributária está sendo resgatada pelo Congresso e por integrantes do governo com tanta convicção que o ministro da Economia, Paulo Guedes, já falou até em data de votação com alguns aliados: setembro.

O grande problema é que até agora o Brasil não sabe que reforma é essa que todo mundo jura que quer, mas nunca sai do papel. Se a equipe econômica mandar um texto para a Câmara, serão três projetos a tramitar no parlamento.

Guedes ainda busca uma fórmula para assegurar aumento de arrecadação. O mais eficiente é algo parecido com a antiga CPMF, que poderá ser cobrado sobre operações por meio eletrônico. O argumento do ministro é que essa contribuição terá um objetivo nobre, como garantir a desoneração da folha de pagamento.

Sempre vale lembrar que a CPMF nasceu para financiar a saúde, mas acabou engordando o caixa do Tesouro e o superávit. O único consenso até agora é a necessidade de desburocratizar.

O fato é que os quatro presidentes da República anteriores a Bolsonaro chegaram ao Palácio do Planalto falando nessa reforma e saíram de mãos abanando.

DE RELANCE

O diálogo e o castigo
O quarto ministro da Educação do Governo Bolsonaro estreou com um discurso promissor de diálogo, que é um pressuposto da democracia e da própria atividade educacional. Logo em seguida, a Polícia do Pensamento da era digital descobriu um vídeo de 2016 em que o teólogo defende castigo físico para crianças. Na gravação intitulada A Vara da Disciplina, o pastor diz claramente às famílias presentes no templo que a dor física é indispensável para manter os pequenos no bom caminho.

O diálogo e o castigo 2
É um tema incandescente, que certamente, como diz o escritor Nilson Souza, vai dividir mais um pouco este país sofrido e magoado. Então, já vou assumindo o meu lado. Sou do tempo do bolo de palmatória e de reguadas nas pernas. As crianças da minha geração, com raras exceções, levavam palmadas, chineladas, cintadas e até, em casos mais violentos, pancadas. Era assim, e ninguém questionava muito se era certo ou errado.

O diálogo e o castigo 3
Pois eu, que às vezes escondia o chinelo de minha mãe na ingênua suposição de que escaparia do castigo, achava e continuo achando que era muito errado. Bater não educa. Bater prejudica a autoestima. Bater – hoje a ciência e a legislação reconhecem isso – afeta o desenvolvimento do cérebro infantil, perpetua o comportamento que deveria ser corrigido e, o pior de tudo, ensina aos pequenos que conflitos podem ser resolvidos com violência.

O diálogo e o castigo 4
Imagino que os defensores do tapinha logo me perguntarão se fiquei com todas essas sequelas. Acredito que não. Minha saudosa e enérgica mãe, felizmente, sempre soube compensar com carinho aqueles momentos de altercação com os filhos.

O diálogo e o castigo 5
É evidente que existe diferença entre tapinha e espancamento, mas qualquer castigo físico, independentemente da dosagem, é sempre o contrário de diálogo. Todos sabemos o quanto exige de paciência um comportamento infantil inadequado. Quando se observa uma criança teimando ou tomando alguma atitude inconveniente, fica difícil de condenar a palmada ou o puxão de orelha. Mas, quando um adulto nos contraria, o que fazemos? Fico com o segundo discurso do ministro e torço muito para que ele o coloque em prática.

Nova Miss Brasil Mundo
A Miss Brasil Mundo, representante brasileira no Miss Mundo, um dos dois megaconcursos de beleza do planeta, será eleita no dia 29 de outubro, no Iloa Resort, em Barra de São Miguel, município conhecido por suas piscinas naturais marítimas formadas por corais, que é um dos principais destinos turísticos do estado de Alagoas.

Nova Miss Brasil Mundo 2
Serão 40 representantes das unidades da federação e de regiões de interesse turístico, recepcionadas no espetacular resort com cuidados redobrados para que, em tempos de Covid-19, tudo ocorra com segurança. Dezenove das quarenta candidatas estaduais e regionais já foram eleitas, algumas com métodos alternativos, com eleições realizadas na internet, ou aclamações diretas.

Nova Miss Brasil Mundo 3
Outros estados esperam poder realizar suas escolhas até o mês de setembro. Já a representante de Alagoas, a anfitriã, será aclamada nos próximos dias. No Maranhão ainda não foi anunciada a data de escolha da sucessora de Anna Carolina Sousa, vencedora de 2019.

Para escrever na pedra:
“Sofrer por amor é como dívida, sempre é maior do que aquilo que realmente contamos”. Do poeta Fabrício Carpinejar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.