Correios

Clientes pedem informações sobre entregas nos Correios

Empresa afirma que existe a opção de retirar encomenda em alguma agência, após solicitação

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
No começo do mês, clientes faziam fila em centro de distribuição
No começo do mês, clientes faziam fila em centro de distribuição (Correios)

São Luís - Consumidores maranhenses disseram que estão inconformados com mudanças nos protocolos de entrega de produtos comprados pela internet. De acordo com eles, os pedidos não estão mais sendo deixados em uma loja mais próxima do cliente. Dessa vez, a mercadoria é colocada em alguma agência dos Correios. Quem denunciou, disse que até agora a empresa não ofereceu explicações sobre essa modificação. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos disse, porém, que existe a opção de retirar a encomenda em alguma agência, após solicitação via e-mail ou telefone.

De acordo com reclamações dos clientes, eles pegavam os produtos em uma loja mais perto de casa ou no caminho para o trabalho, por conta da comodidade. Todavia, a situação mudou na pandemia da Covid-19. Um e-mail é enviado às pessoas, para que busquem as encomendas em uma agência dos Correios, o que pode levar à formação de aglomerações nos locais. Para os consumidores que residem em São Luís, essa mudança não os beneficia sobretudo em função da disseminação do novo coronavírus, ainda mais que está ocorrendo um processo de reaceleração da transmissão na Grande Ilha.

“É uma situação complicada porque nos coloca como ‘vilões’. O fato é que, além do risco de uma contaminação desnecessária em uma agência dos Correios, ainda temos que pagar mais caro uma passagem ou gastar combustível para ir buscar a encomenda. Tá certo que essa pandemia promove essas coisas, mas isso não pode ser motivo para deixar a população vulnerável”, disse o administrador de empresas Carlos Silvestre. Ele comentou que, recentemente, deixou de pegar um produto com medo de voltar para casa infectado.

Filas nas agências
Além das mudanças na forma de entrega das encomendas, outra reclamação dos clientes são as filas nas agências dos Correios. Isso, como disseram, está ocorrendo por conta de vários fatores, incluindo a demora no atendimento. Essa lentidão estaria acontecendo devido às normas de segurança da empresa, que está adotando procedimentos sanitários para evitar aglomerações dentro de suas unidades. Para conseguirem resolver logo suas pendências, algumas pessoas estão chegando bem cedo aos locais, muito antes do início do expediente.

Na agência do bairro João Paulo, por exemplo, muita gente está chegando por volta das 6h, para ficar nos primeiros lugares da fila, que começa a ganhar corpo em poucos instantes. O grande perigo é quando alguém aparece sem máscara de proteção, que é de uso obrigatório. Nos centros de distribuição, essa situação também está sendo comum.

Protocolo de atendimento
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos comunicou, por meio de nota, que, para evitar aglomerações nos centros de distribuição, a empresa estabeleceu, desde o último dia 13, um novo protocolo de atendimento aos clientes no Maranhão. A medida objetiva, também, evitar deslocamentos desnecessários até as unidades dos Correios, a fim de minimizar os transtornos aos consumidores. Foi informado que, por conta da pandemia da Covid-19, houve a exigência de adequações por parte de todos os setores da sociedade, o que levou ao ajuste de alguns procedimentos.

Dentre os procedimentos, a empresa citou o aumento dos prazos de entrega. “Dessa forma, o novo protocolo de atendimento dá ao cliente, quando expirado o prazo de entrega, a opção de retirar sua encomenda em alguma agência dos Correios, após solicitação via e-mail ou telefone. Caso contrário, o objeto será entregue normalmente no endereço do destinatário. Os Correios orientam, ainda, que o cliente se dirija à agência somente após o sistema informar que o objeto está́ disponível para retirada”, esclareceu.

Canais de atendimento
Segundo os Correios, para solicitar o envio do objetivo para a agência mais próxima, basta informar o nome do destinatário, endereço com CEP e código de rastreamento. Isso deve ser feito pelos seguintes telefones: (98) 2107-2270/2436-2439. Além disso, também pode ser feito por meio do e-mail atendecliente@correios.com.br. A empresa reiterou que está trabalhando para viabilizar neste momento de adversidades a continuidade, com segurança, de suas atividades, consideradas essenciais à população.

“Sobre o serviço de retirada de encomendas mencionado, este é possivelmente o ‘Clique e Retire’, modalidade oferecida pelos Correios para o comércio eletrônico. Nas lojas que aderiram ao Clique e Retire, o comprador pode indicar, no ato da compra, a agência de Correios em que deseja realizar a retirada de sua encomenda”, frisou a empresa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.