Regularização

Umes convoca jovens para renovar suas carteiras de estudante

Serviços na unidade foram retomados no último dia 6, mas poucas pessoas já foram até o local regularizar suas carteiras estudantis

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Na sede da Umes a estrutura está preparada para o atendimento dos estudantes obedecendo as regras sanitárias para evitar contaminação
Na sede da Umes a estrutura está preparada para o atendimento dos estudantes obedecendo as regras sanitárias para evitar contaminação (Umes)

São Luís – A União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), retornou com suas atividades desde o dia 6 de julho, no entanto, a quantidade de alunos que se dirigiu até o local para fazer ou renovar sua carteira de estudante é muito pequena. De 130 mil estudantes, apenas, cerca de 500 renovaram seus cartões. O presidente da Umes, Marcelo Matos, em entrevista a O Estado, convocou todos os estudantes que precisam renovar ou emitir sua carteira de estudante pela primeira vez, entrem em contato pelo WhatsApp da instituição.

Aqueles que emitiram suas carteiras de estudante em 2019, tiveram prorrogação no prazo de expiração do cartão estudantil – que seria originalmente em março de 2020 –, a Umes afirma que ainda não tem uma data específica para o bloqueio do documento, mas que esse será feito de forma gradual. “A medida tomada foi prorrogação da validade do cartão estudantil, sendo assim, em março desse ano, não foi feito bloqueio. Então, o estudante que tirou a carteira em 2019, ainda está usando sem ser lesado”, explica, Marcelo Matos.

Medidas Sanitárias
Como forma de minimizar aglomerações na sede da Umes, localizada no Apeadouro, o órgão adotou todas as medidas necessárias de distanciamento social. “Distanciamento das cadeiras de 1,5 metro, álcool em gel na entrada da entidade, medição de temperatura corporal, e claro, só entra quem estiver usando máscara”, ressalta o presidente da Umes. Outra maneira de evitar tumultos na unidade, foi adotar o serviço por Whatsapp, em vez de o estudante se dirigir diretamente ao local, ele pode consultar se o seu cadastro no sistema do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros em São Luís (SET), está atualizado, ou seja, além de otimizar esse serviço, o aluno também evita de se encaminhar até a Umes sem o cadastro pronto. O número de contato é: (98) 98409-9030. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

A estudante de enfermagem, Suzana Rodrigues de 19 anos, não estava sabendo da reabertura da Umes, e conta que existe falta de comunicação entre as instituições de ensino e os alunos. “Nada é informado com antecedência, as informações só chegam em cima da hora, isso nos prejudica. Já que não sabemos sobre o bloqueio, a carteira pode parar de funcionar a qualquer momento, e se a pessoa estiver na rua e não conseguir pegar o coletivo?”, pergunta a estudante.

Falta de dados
Segundo o presidente da Umes, Marcelo Matos, as escolas e universidades – públicas ou privadas – devem manter os dados dos estudantes atualizados. “Porque tem estudante que sai do 3° ano, tem estudante que termina a faculdade, aqueles que não estão mais em cursinhos pré-vestibular. Então, a instituição manda os dados para o SET, que por sua vez, faz o confrontamento dos dados, ou seja, o estudante que terminou, sai automaticamente do banco de dados”, afirma.

Porém, de acordo com ele, escolas e faculdades estão atrasadas no envio do nome do estudante. “Hoje o universo de estudante é em torno de 320 mil e nem metade está informada no banco de dados”, diz. O Estado entrou em contato com instituições públicas e privadas de ensino superior para questionar sobre essa demora no envio de dados, mas até o fechamento dessa edição, não obteve resposta.

Volta às aulas
O Governo do Estado publicou, no dia 30 de junho, o decreto n° 35.897, que autoriza o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino em todo Maranhão, a partir do dia 3 de agosto. O documento mantém as aulas presenciais suspensas até dia 2 de agosto e aponta as diretrizes para o retorno das atividades presenciais, das diversas instituições de ensino. Nesse contexto, é esperado que o número de pessoas saindo de casa aumente consideravelmente, e o risco de contrair o novo coronavírus é maior, principalmente nos coletivos – principal meio de transporte dos estudantes.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa em nota, que manterá todas as medidas sanitárias de proteção à Covid-19, tanto dentro dos coletivos quanto nos terminais de integração da capital. “A SMTT ressalta, ainda, que também vai intensificar a higienização dos veículos e a fiscalização quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras, além de manter todos os coletivos circulando com ar condicionado desligados e vidros abertos”, diz.

“Quanto à frota, a Secretaria comunica que irá readequar o número de coletivos em operação, a fim de atender à demanda de usuários do transporte público de São Luís”, afirmou a secretaria em nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.