Estado Maior

Rumos do MDB

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Depois de conversar com pelo menos quatro pré-candidatos a Prefeitura de São Luís, o deputado Roberto Costa, que é responsável por coordenar as eleições municipais no MDB, foi conversar com a ex-governadora Roseana Sarney. Ela havia sido colocada pelo próprio parlamentar como um possível nome para disputar o Palácio de La Ravadière. Esta opção já foi descartada pela emedebista.

Costa levou as conversas que teve com os postulantes a prefeito da capital, os espaços que o MDB poderá conseguir e as articulações que ligam 2020 a 2022. Tudo, segundo ele, voltado para fortalecer ainda mais o partido.

Já estiveram com Roberto Costa os pré-candidatos Carlos Madeira (SD), Adriano Sarney (PV), Neto Evangelista (DEM) e Yglésio Moyses (Pros).

Os pré-candidatos que procuraram o MDB estão em análise da direção da legenda segundo informou à coluna Roseana Sarney. “A reunião foi para debater e amadurecer os rumos do MDB. O partido já foi procurado por diversos candidatos e eles estão em processo de discussão partidária
para definir uma eventual coligação”, disse a ex-governadora.

Isto, claro, demonstra que Roseana vai participar das decisões sobre o pleito em São Luís e busca seguir o que a direção nacional do partido vem pedindo às direções nos estados: ações que fortaleçam mais a sigla em todo o Brasil.

E na disputa em São Luís, ao que parece – de acordo com o que já disse o deputado Roberto Costa – não haverá restrições para as articulações. Todos os partidos importam, assim como todos os postulantes.

Sem restrições
Ao falar à coluna, semana passada, que não faria restrições a nomes ou partidos, Roberto Costa exemplificou alianças em outras cidades do estado.

Em Imperatriz, por exemplo, o MDB vai caminhar ao lado do DEM, que tem para a disputa municipal o atual prefeito, Assis Ramos.

Em Bacabal, os emedebistas comporão a chapa do PDT. Por lá, o atual prefeito, Edvan Brandão (PDT), terá como vice a emedebista, Graciete Lisboa.

Demonstração
O destaque dado por Costa nessas duas futuras coligações é para demonstrar que mesmo partidos da base de Flávio Dino (PCdoB) poderão receber apoio do MDB.

Em São Luís, dos nomes que Roberto Costa já estabeleceu diálogo, três são do consórcio do Palácio dos Leões.

Claro que vale ressaltar que dos três, dois são de grupos diferentes do campo de apoio de Flávio Dino.

Isolamento ruim
No Maranhão, o índice de isolamento social voltou a piorar. O estado agora tem pouco mais de 39% de índice.

No fim de semana, com 44%, foi o pior do país. Agora, no meio da semana, o Maranhão deixou a posição.

Mas quase todos os estados com percentual menor tem números inferiores de contaminados e mortos pela Covid-19.

Motivos
E o percentual baixo de isolamento social, única maneira eficaz de diminuir a contaminação do novo coronavírus, se deve ao retorno das atividades comerciais e de serviço.

O governador Flávio Dino falou da necessidade de flexibilizar e disse que faria um experimento. E neste, ele aposta até hoje na consciência da população.

E como a consciência não é tão eficaz e a fiscalização insuficiente, as pessoas se mantêm fora de casa, e o Maranhão alcançando mais de 102 mil contaminados e mais de 2,5 mil óbitos em decorrência da Covid-19.

Só em setembro
A Prefeitura de São Luís decidiu que não vai retomar as aulas presenciais no mês de agosto, conforme permitido por decreto do governo estadual.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, informou em audiência com os vereadores de São Luís que os alunos voltarão às salas de aula somente em setembro.

Os motivos são as necessárias adequações no sistema de ensino para cumprimento de regras sanitárias.

DE OLHO
20 novos BAIRROS, EM SÃO LUÍS, começarão a receber obras de asfaltamento. Nas próximas semanas, a previsão é de que mais 40 entrem no cronograma do programa São Luís em Obras.

Damares no MA
Na próxima sexta-feira (17), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves estará em Imperatriz, no Maranhão.

Ela vai participar de entrega de cestas de alimentos na Superintendência Regional da Conab. Ela é uma das poucas auxiliares de primeiro escalão do presidente Bolsonaro a vir ao Maranhão.

Damares Alves será acompanhada pelo deputado federal maranhense, Pastor Gildenemyr (PL).

E MAIS

• A Assembleia Legislativa aprovou proposta do deputado Adriano Sarney (PV), para que seja incluído no calendário oficial do Estado do Maranhão a Semana Estadual de Segurança nas Escolas.

• Se sancionado o projeto de lei, a segurança nas instituições de ensino será o tema de toda segunda semana do mês de outubro, nas escolas públicas
da rede estadual.

• A ideia é, segundo Adriano, que o Estado tenha uma política de prevenção da violência e da criminalidade no ambiente escolar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.