Criminalidade

Pais do deputado Cleber Verde foram vítimas de latrocínio, diz secretário

Jefferson Portela afirmou que o casal, assassinado dentro de sua fazenda, foi vítima de um bando criminoso que atua em várias cidades do interior do Maranhão

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, falou sobre o crime em entrevista coletiva ontem
O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, falou sobre o crime em entrevista coletiva ontem (Jefferson Portela )

SÃO LUÍS - O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, afirmou ontem durante entrevista coletiva que os pais do deputado federal Cleber Verde, Jesuíno Cordeiro Mendes e Maria da Graça Cordeiro Mendes, foram vítimas de crime de latrocínio (roubo seguido de morte), cometido por um bando criminoso, que é chefiado por Fábio da Conceição Andrade, o Fabinho, que foi morto durante confronto policial. Os genitores do parlamentar foram assassinados dentro da fazenda onde moravam, no povoado Limão, em Turiaçu, no último dia 14.

“Os criminosos invadiram a fazenda das vítimas para roubar uma arma de fogo e ainda levaram celulares”, declarou Jefferson Portela. Ele ainda informou que Fabinho é chefe de uma quadrilha especializada em assalto e tráfico de entorpecentes, que atua em Turiaçu e outros municípios adjacentes.

Portela disse que Fabinho, em companhia de dois homens e uma mulher, invadiu a fazenda dos pais do deputado federal. Eles primeiramente abordaram Jesuíno Cordeiro, que estava consertando uma cerca. A vítima foi esfaqueada e alvejada nas costas. O corpo da vítima somente foi encontrado na madrugada de ontem em uma área de matagal.

Maria Graça foi morta a pauladas e, sendo golpeada na sala da fazenda. Ainda de acordo com Portela, os acusados fugiram levando uma arma de fogo e um celular. Segundo o secretário, o ex-caseiro da fazenda não tem envolvimento no crime. “As vítimas residiam sozinhas e o ex-caseiro deixou a fazenda de forma amigável”, explicou.

O confronto

O comandante da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, contou que, após o crime, os militares realizaram um cerco na localidade para prender os acusados. Na manhã de ontem, a polícia conseguiu localizar Fabinho, na zona rural de Turiaçu. Houve troca de tiros. Uma das balas atingiu o criminoso, que morreu no hospital da cidade.
Ainda nessa cidade, os militares prenderam um homem, nome não revelado, e apreendeu um adolescente. O coronel disse que eles fazem parte do bando de Fabinho e não participaram diretamente do duplo latrocínio, mas são suspeitos de terem dando apoio aos envolvidos. Em poder deles, os militares apreenderam uma arma de fogo e drogas.
Pedro Ribeiro declarou que as incursões na região continuam sendo realizadas pela Polícia Militar . “Estamos realizando uma perseguição continuada para que esses criminosos possam ser presos ainda em flagrante”, frisou o coronel.

Perícia

A equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) e os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) estiveram ontem no local do crime. O perito Miguel Alves disse que colheram vestígios onde ocorreu o crime como ainda os corpos das vítimas foram autopsiados.

Miguel Alves declarou que a perícia vai informar como ocorreu a dinâmica do crime e individualizar os procedimentos cometidos por cada um dos envolvidos. “Por meio do trabalho pericial é possível observar a dinâmica do crime”, frisou o perito.

Barbárie

“Nunca tinha imaginado que poderia ocorrer um tipo de crime dessa forma bárbara nessa localidade e tendo como suspeitos moradores”, declarou o vereador de Turiaçu, Raimundo Anísio. Ele ainda disse que no começo da noite de terça-feira, 14, recebeu a informação que Maria Graça tinha sido esfaqueada e levado pauladas na cabeça dentro de sua fazenda e que o seu esposo estava desaparecido. Em seguida, acionou os profissionais da área de saúde, mas, quando chegaram ao local encontraram a mãe do parlamentar sem vida e o corpo foi removido para o Hospital de Governador Nunes Freire.

O vereador ainda informou que durante o período da madrugada foi encontrado morto em uma área de matagal da fazenda Jesuíno Cordeiro. No corpo da vítima havia marcas de tiros e levado para o hospital da cidade. Em relação aos acusados, um deles, identificado como Fabinho, tinha sido morto em confronto com a polícia, no povoado Nova Caxias, em Turiaçu, e dois presos. “Os presos são moradores da região e suspeitos de realizarem vários roubos, principalmente, arma de fogo”, contou o vereador.

Lamentação

No site da Câmara Federal, vários parlamentares lamentaram ontem o assassinato dos pais de Cleber Verde. O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) destacou que Cléber Verde é querido por toda a bancada estadual. “Eles foram assassinados de forma brutal, fruto de uma tentativa de assalto frustrada”. O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) disse que a notícia trouxe profunda dor, enquanto, Márcio Jerry (PCdoB-MA) afirmou que a polícia do Maranhão investiga o crime com várias equipes.

A assessoria de imprensa de Cléber Verde publicou nas redes sociais do parlamentar que é difícil encontrar palavras que traduzam a tristeza e a indignação que todos nós, amigos da família Cordeiro Mendes, estamos sentindo neste momento. O assassinato brutal e covarde de dois idosos indefesos é algo que causa revolta e não pode ficar impune. Consternados e solidários, unimo-nos em oração para que Deus coloque sua mão misericordiosa e de amor para amenizar a dor dessa perda irreparável.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.