Crime ambiental

Operações do BPA se mantêm intensificadas na pandemia

Militares do Batalhão de Polícia Ambiental, e a polícia do Tocantins, realizaram neste mês a Operação Terra Prometida, no Bico do Papagaio, e também apreenderam armamento

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Armas foram apreendidas em barreira realizada em terra indígena ,usadas na caça ilegal de animais silvestres
Armas foram apreendidas em barreira realizada em terra indígena ,usadas na caça ilegal de animais silvestres (armas)

São Luís - As operações do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) continuam sendo realizadas de forma intensificada em todo o Maranhão, mesmo durante o período de pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. A corporação concede, ainda, apoio nas incursões das polícias dos estados vizinhos, com o objetivo de combater o crime ambiental e a criminalidade em geral

Os homens do BPA participaram da Operação “Terra Prometida”, na região do Bico do Papagaio, localizada entre os estados do Maranhão, Tocantins e Pará, com os militares do Tocantins, no último dia 11. Segundo o tenente-coronel da PM do Tocantins, Valdemir Silva Reis, no decorrer deste cerco foram abordados vários veículos e pessoas.

Ainda de acordo com Valdemir Reis, o trabalho resultou em 24 notificações de trânsito, 10 veículos apreendidos e apreensão de uma motoserra. “O policiamento ostensivo visa a ordem pública e paz social na região”, destacou o tenente-coronel.

Os militares desse batalhão também realizaram barreiras sanitárias em terras Indígenas, no Maranhão, no último dia 28, em conjunto com a equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai), que resultou na apreensão de 13 espingardas, quatro armas do tipo badoque e um revólver calibre 38. A polícia informou que esse armamento era usado para a caça ilegal de animais silvestres nessa região. O nome da Operação é em alusão ao Assentamento "Terra Prometida", localizado na região de São Bento, local de grande incidência de crimes.

Ainda no dia 8 do mês passado, os homens do BPA apreenderam um caminhão carregado de madeira ilegal, na Vila Sarney. Segundo a polícia, o caminhão foi abordado em uma barreira e na carroceria foi encontrado o produto de origem florestal. O motorista não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF).

Fiscalização
O BPA também continua realizando fiscalização no interior do estado para evitar as queimadas em companhia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros, Prefeituras, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF).

O chefe do Escritório Regional da Sema, Ribamar Cruz, disse que as queimadas causam sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a vegetação, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar, além de provocar vários tipos de doenças à saúde humana, principalmente respiratórias.

SAIBA MAIS

Batalhão de Polícia Ambiental

O Batalhão de Polícia Ambiental foi criado no ano de 1991 e tem a missão de executar ações de policiamento ostensivo florestal, lacustre, fluvial e de mananciais em todo o Estado do Maranhão como ainda concede apoio nas incursões das policias dos estados vizinhos.

O BPA atua de forma integrada com órgãos ambientais, colaborando na fiscalização das florestas, rios, estuários e diversas ações de combates a crimes ambientais, ações que contribuem para a preservação do meio ambiente e garantem um futuro melhor e saudável para o homem e a natureza. A sede do batalhão está localizado no bairro Coroadinho, Parque Estadual do Bacanga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.