Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Vacina que vem da Rússia

O anúncio do governo russo, segundo o qual uma vacina desenvolvida no país obteve sucesso em testes em humanos, sugere que o Ocidente deveria observar com mais atenção iniciativas de países que em geral fogem do radar, normalmente apontado para Europa, EUA e China. A Rússia tem a intenção de retomar seu espaço no mundo – e uma vacina que tanto desejamos seria uma grande chance de se projetar geopoliticamente.

FLÁVIA e Nilson Ferraz, que andou pregando um susto nos amigos, teve implantados seis stents e está passando bem no Hospital São Domingos
FLÁVIA e Nilson Ferraz, que andou pregando um susto nos amigos, teve implantados seis stents e está passando bem no Hospital São Domingos

98 anos
Os familiares do saudoso poeta, escritor e ambientalista José Nascimento Morais Filho, já começaram a preparar as celebrações pelo centenário de nascimento do grande intelectual maranhense, em julho de 2022.
Nascido em 15 de julho de 1922, ele, que faleceu em 21 de fevereiro de 2009, celebraria hoje 98 anos.
Na Academia Maranhense de Letras (AML), da qual era membro desde 1970, ocupava a cadeira nº 37.
Para o jornalista e pesquisador Benedito Buzar, que participou de vários momentos da vida de Nascimento Morais Filho, ele foi “um dos intelectuais mais expressivos do Maranhão. Herdou do pai, com sabedoria, o brilhantismo de um escritor, o amor pela literatura e uma posição político-social bastante acentuada. A coerência em tudo o que fazia foi pra mim um dos pontos positivos”, pontuou.

Trajetória
Filho de um dos grandes nomes da literatura maranhense, o jornalista José Nascimento Morais, que também foi membro da AML, Nascimento Morais Filho é autor de mais de 10 livros, entre os quais Pé de Conversa, O que é o que é?, Clamor da Hora Presente e Esperando a Missa do Galo, do qual este Repórter PH participa com o poema “Prece Antinatalina”.
Além da literatura, Nascimento de Morais Filho ficou conhecido por sua militância na área ambiental, em que conseguiu, por sua mobilização, levar grandes empresas, como a Vale e Alumar, a adotar normas para garantir a preservação do meio ambiente.
Também foi fundador do Comitê de Pesquisa da Ilha, o primeiro estruturado na capital maranhense a defender a preservação de rios e solos.

Volta às aulas
A partir do dia 3 de agosto, as instituições de ensino superior de São Luís começam a retomada de suas atividades, conforme informado por decreto estadual.
É o caso das Faculdade do Maranhão (Facam) e Faculdade de Negócios (Faene), cujos alunos serão recebidos com um protocolo de segurança que deverá ser seguido à risca.
Aliás, na Faene estão abertas as matrículas para o vestibular da graduação na instituição, para os cursos de Administração e Logística, com adoção do modelo híbrido, ou seja, aulas presenciais e online.

Live em julho
A cantora maranhense Mayra Santana, irmã do sertanejo Michael Wesley, está se mobilizando para realizar sua primeira live da quarentena.
O objetivo é também lançar a nova música de trabalho, intitulada “Ai, ai, ai”, uma composição autoral.
Tudo indica que a apresentação acontecerá no dia 31 deste mês, direto de Fortaleza (CE).

Mourão critica Gilmar Mendes
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, atacou na ferida o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ao afirmar que se ele “tiver grandeza moral, corrige” a declaração de que o Exército se associou a um “genocídio” na gestão da pandemia do novo coronavírus. A fala do magistrado recebeu críticas do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Em nota, a Defesa repudiou as afirmações e informou que enviaria uma representação à Procuradoria-Geral da República contra o ministro do STF.

TRIVIAL VARIADO

O executivo Nilson Ferraz (ex-diretor da Alumar e atual diretor do Grupo Atlântica), andou pregando um susto nos familiares e nos muitos amigos que possui nesta Capital. Ele teve uma crise hipertensiva na segunda-feira e depois de ser socorrido pelo Dr. Raimundo Furtado, recebeu 6 stents.

No assunto: para alegria de todos nós, a intervenção cirúrgica foi bem sucedida e hoje ou amanhã Nilson receberá alta do Hospital São Domingos, onde o procedimento foi realizado.

O médico e deputado federal Osmar Terra voltou a comentar que os governadores entraram numa canoa furada. Acreditaram, pegaram carona no medo. E o único resultado dessa quarentena e desse lockdown foi quebrar o país e dobrar o número de miseráveis e de desempregados”.

“A pandemia é apenas o aquecimento para
a maior das pandemias, uma pandemia atmosférica chamada mudança climática. Não se pode esquecer que as mudanças climáticas são diferentes de um vírus: elas não têm um pico”. É uma ideia exposta pelo jornalista Thomas Friedman, colunista do NYTimes, a Luciano Huck.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem agora um novo aliado na defesa da criação de um imposto sobre movimentações financeiras: o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

O general sugeriu que se discuta o assunto sem preconceitos, mesmo sabendo que, para o presidente Jair Bolsonaro, seria uma tragédia ter de defender a volta da CPMF. Antipática, uma contribuição nesses moldes não passa no Congresso.

Mais alegre e disposta do que nunca, Dona Teresa Leal comentava ontem pelo telefone que há mais de 100 dias não sai de casa, na faz e nem recebe visitas com medo do novo coronavírus. Mesmo assim não perde o bom humor e a eterna alegria de viver.

Quem viveu ontem um dia sem poder dar eco a sua linda voz foi o cantor Thiago Arancam, um grande amigo do PH e do Maranhão. Motivo: a Covid-19 levou sua adorada avó e ele está sofrendo muito com essa perda.

SÉRGIO TAMER (na foto com a esposa Silvânia) integra o grupo de intelectuais que organiza a Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política. De acordo com o Estatuto da nova entidade, os sócios fundadores com mais de 70 anos terão o seu próprio nome inscrito como Patrono
SÉRGIO TAMER (na foto com a esposa Silvânia) integra o grupo de intelectuais que organiza a Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política. De acordo com o Estatuto da nova entidade, os sócios fundadores com mais de 70 anos terão o seu próprio nome inscrito como Patrono

DE RELANCE

Banquete musical em Paris
Para quem aprecia música clássica da mais alta qualidade, a tarde de ontem foi um verdadeiro banquete. O canal Film & Arts transmitiu com exclusividade para a América Latina o encontro artístico em comemoração ao famoso “Dia da Bastilha”, diretamente do Champ do Mars, em Paris. O Film&Arts celebrou, pelo segundo ano consecutivo, e em seu 131º aniversário histórico, o tradicional “Concerto de Paris” que todos os anos comemora o Dia da Bastilha desde 14 de julho de 1789.

Banquete musical em Paris 2
No assunto: desta vez, o povo parisiense celebrou a data ao pé da Torre Eiffel, participando de um megaconcerto repleto de estrelas da música que terminou com a tradicional queima de fogos de artifício. A exibição da tarde de ontem (horário do Brasil) terá reprise no domingo, dia 19, às 17h30. Dirigida por Eun Sun Kim e acompanhada pelo Coro da Radio France, a Orquestra Nacional da França (com 65 músicos no palco) apresentou grandes árias e peças de concertos famosos.

Espetáculo reuniu astros da música
Com a participação de alguns dos maiores solistas internacionais da atualidade, a exemplo da soprano Fatma Said e do barítono Ludovic Tézier, o Concerto reuniu Sol Gabetta, Lisa Batiashvili, Sonya Yoncheva, Kathia Buniatishvili, Lucienne Renaudin-Vary e Benjamin Bernheim, entre outros. Vale destacar que o Concerto de Paris foi o primeiro grande espetáculo de música clássica europeia realizado após vários meses de isolamento social. Foi também o primeiro concerto do Coro da Radio France desde o mês de março deste ano.

Um concerto de longa história
A Torre Eiffel está intimamente ligada, desde sua construção, aos fogos de artifício, não apenas como espectadora, mas também como protagonista do espetáculo. O primeiro evento realizado na torre foi em 14 de julho de 1888, quando sua construção ainda não havia sido concluída. Em 17 de junho de 1989, o Conselho da Cidade de Paris organizou uma homenagem aos 100 anos de história ao redor da Torre. Cantores, dançarinos e acrobatas, cercados por jogos de luz multicoloridos, participaram de um evento mágico de uma hora, ao qual estive presente, na companhia do amigo Napoleão Sabóia, nessa época residente em Paris.

Uma festa no meu coração
Foi emocionante, graças ao lembrete de Nelson Almada Lima, no começo da tarde de ontem, ouvir a fantástica soprano Sonya Yoncheva cantando “O Hino ao Amor”, imortalizada por Edith Piaf; La Bohème, o sucesso maior de Charles Aznavour, na voz do barítono Ludovic Tézier, que tive a glória de ouvir e aplaudir (acompanhado de Cintia Klamt Motta e sua filha Bianca) em concerto inesquecível na mais linda capela gótica de Paris, a Sainte-Chapelle; a “Marcha Húngara”, de Hector Berlioz; o “Bolero” de Ravel, entre muitas outras músicas que fizeram festa no meu coração apaixonado.

Maranhão está mal na fita
No quesito isolamento social, o Maranhão está mal na fita. O estado chegou ao menor índice do Brasil. Apesar do índice ter aumentado nos últimos dias, agora está abaixo dos outros estados, com 44,4%. Segundo os especialistas, o índice ideal em tempos de pandemia deveria ser de 70%. Os dados do isolamento social são da In Loco, empresa de tecnologia que usa dados enviados por aplicativos parceiros para aferir deslocamentos dos usuários. Para monitorar o deslocamento, a In Loco utiliza GPS, sinais de wi-fi, Bluetooth e telefonia.

Em rota de crescimento
Segue em rota de crescimento o Porto do Itaqui, apesar da crise mundial provocada pela pandemia do novo coronavírus. O porto fechou o primeiro semestre do ano com 11,7 milhões de toneladas de cargas movimentadas, o que é 7% superior ao mesmo período do ano passado. Entre os destaques, a soja, que teve alta de 21% no acumulado do ano, com 5,7 milhões de toneladas, e o fertilizante, carga que atingiu a marca de 1,1 milhão de toneladas e cresceu 51%.

Para escrever na pedra:
“Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo: nem ele me persegue, nem eu fujo dele, um dia a gente se encontra”. Do ator Mário Lago (1911-2002).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.