Ação solidária

"Olhar Solidário": artistas visuais e fotógrafos criam projeto para ajudar instituições de São Luís

Com a participação de grandes nomes da fotografia, imagens foram doadas para venda; o valor arrecadado será revertido para instituições

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

São Luís – A pandemia não tem sido fácil para ninguém, mas, infelizmente, menos para alguns do que outros. Foi com esse pensamento que Fafá Lago, fotografa, teve a ideia de criar um projeto que pudesse ajudar àqueles que estão em estado de maior vulnerabilidade. Junto com Svetlana Farias, curadora de artes, Rafael Sombra, empresário, Sérgio Sombra, fotógrafo e Marcellus Ribeiro, fotografo; a ação “Olhar Solidário” recebe obras de fotógrafos e de artistas visuais que se expressam pela fotografia para arrecadar fundos para casas de apoio.

Obra de Edgar Rocha disponível pelo projeto
Obra de Edgar Rocha disponível pelo projeto "Olhar Solidário"

“Depois de eu ver essa ideia rolando pelo Instagram eu conversei com alguns amigos, e nessa conversa, eles se disponibilizaram e nós colocamos a campanha para funcionar”.

Com 121 obras disponíveis, a campanha contou com o apoio de fotógrafos e artistas armadores e de nomes já conhecidos e premiados, como Márcio Vasconcelos, Edgar Rocha, Meireles Júnior e Murilo Santos, e de artistas visuais como Rosilan Garrido.

Obra de Julyane Galvão disponível pelo projeto
Obra de Julyane Galvão disponível pelo projeto "Olhar Solidário"

Além de ajudar instituições, Marcellus Ribeiro, fotógrafo e um dos organizadores, destacou: “Trata-se de uma ação solidária, ainda mais necessária a estes tempos de pandemia, fruto da empatia dos organizadores da ação e dos fotógrafos (muitos respeitados profissionais no âmbito nacional), que ofereceram, além do gesto, seu olhar mais sensível, para ajudar as pessoas mais socialmente vulneráveis. Muito além da ajuda material, é um gesto que revela o acolhimento às pessoas, ajudando-as emocionalmente a enfrentar este difícil momento. “A pessoa que comprou a obra vai passar a ver um sentido muito maior nela, pois vai saber que aquela fotografia significou acolhimento para alguém”, enfatizou Fafá Lago.

Obra de Rosilan Garrido disponível pelo projeto
Obra de Rosilan Garrido disponível pelo projeto "Olhar Solidário"

As obras podem ser adquiridas pelo site “fotosombra.com” ou através do ig: @olharsolidariosls. Todas as arrecadações serão direcionadas para duas instituições que estão há mais de trinta anos trabalhando com pessoas em estado de vulnerabilidade social, o Lar de José e o Pouso Obras Sociais, ambos na Grande Ilha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.