Uema

Candidatos exigem informações do PAES

PAES é um vestibular muito concorrido e se destina a selecionar candidatos nos seus cursos de graduação, na modalidade presencial

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
A Uema já tinha as datas previstas para a realização do PAES 2021
A Uema já tinha as datas previstas para a realização do PAES 2021 (uema)

São Luís - A pandemia da Covid-19 afetou muito o setor da educação, assim como outros setores do cotidiano. Na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por exemplo, o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2021) foi suspenso, devido à disseminação do novo coronavírus. No entanto, muitos candidatos estão reclamando que a instituição nunca mais se pronunciou sobre as novas datas para a realização do vestibular. Eles pedem mais oferta de informações acerca do certame, diante do quadro de incertezas provocado pela doença.

De acordo com informações de Klailton Ramos, de 22 anos, devido ao cenário pandêmico, a Uema decidiu suspender o Calendário Acadêmico e adiou o processo de ingresso na instituição por meio do PAES, seguindo protocolos sanitários e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). Como relembrou, o aviso do cancelamento aconteceu ainda no mês de abril, pelo site da universidade e em suas redes sociais. Porém, depois disso, não houve nenhum pronunciamento acerca da realização do certame.

“Em decorrência disso, os estudantes que pleiteiam as vagas nos cursos oferecidos pela Uema, muitos deles, de baixa renda, estão em dúvida sobre o que fazer: aguardam um pronunciamento e continuam focados no vestibular da instituição ou focam no Enem e em outros vestibulares? Já para outros estudantes, a migração de vestibular não é uma opção, ao passo que a graduação que eles almejam somente é oferecido pela Uema, a exemplo do CFO, curso mais desejado, superando até a graduação de Medicina”, comentou o candidato. Ele complementou dizendo que, em algumas cidades do interior maranhense, a instituição é a única que oferece Ensino Superior de maneira gratuita.

Segundo Klailton Ramos, os estudantes descrevem uma sensação de desânimo, pois os candidatos que fizeram o PAES 2020 ainda não iniciaram as aulas, nem mesmo de forma remota. “Pior ainda são os que realizaram o vestibular para ingressar no segundo semestre deste ano e ainda não realizaram a matrícula, mesmo aprovados no certame. Por isso, muitos já pensam que neste ano não vai haver mais o vestibular, pois a instituição não tem como abrigar alunos do vestibular do ano passado e os deste ano”, declarou o rapaz.

Ele expressou que a indignação das pessoas é tão grande que, em uma postagem da Uema nesta segunda-feira, 13, sobre a retomada do Calendário Acadêmico a partir do dia 24 de agosto de modo remoto, muitos internautas questionaram a universidade sobre a realização das provas para o PAES 2021.

Outras reclamações
Klailton Ramos não é o único que disse estar indignado com a falta de informação da instituição de ensino acerca do PAES 2021. Jaciara Santos, que trabalha como atendente em um restaurante na capital maranhense, disse que está se preparando há vários meses para o vestibular e, portanto, o “vácuo” da universidade sobre as novas datas só a deixa angustiada. “A situação vai ser complicada pra Uema, pois o pessoal que fez o vestibular do ano passado ainda não ingressou, tanto os do primeiro semestre quando o do segundo, o que seria agora em agosto. Além disso, podemos concluir também que os alunos dos últimos períodos, que se formariam esse ano, não vão mais concluir o curso na antiga data”, avaliou ela.

A jovem destacou que, diante desse cenário de indefinições sobre o futuro, as pessoas querem saber se realmente haverá ou não o vestibular do PAES 2021 ainda este ano. “Nas redes sociais, nós perguntamos direto sobre isso para a Uema, mas até agora não nos informaram nada. Até quando isso vai acontecer? Vamos ficar nessa de ficar sem saber? Eu estou estudando tanto para ingressar em uma universidade pública, no pouco tempo que tenho por conta do trabalho. É o meu sonho”, desabafou Jaciara Santos.

Uma nota foi solicitada pelo Jornal O Estado à Uema sobre a situação relatada pelos candidatos inscritos no PAES 2021, mas não houve resposta até o fechamento da edição da matéria.

Suspensão do PAES
A Uema já tinha as datas previstas para a realização do PAES 2021, conforme constava no Calendário Acadêmico, aprovado no início deste ano. No entanto, houve a suspensão, por conta da propagação da Covid-19 no Maranhão. A partir do acompanhamento da evolução da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, os novos dias para o vestibular seriam definidos pela instituição de ensino. Isso também ocorreria por meio do retorno das atividades escolares, públicas e particulares e das condições objetivas de interesses dos alunos.

Na época, o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, comentou que era completamente contrário à manutenção das datas do Enem, de maneira indiferente ao que estava acontecendo no Brasil. “Quando tivermos a possibilidade de perceber uma melhoria desse quadro sanitário que estamos vivenciando, definiremos um novo calendário”, disse ele nas redes sociais.

Reinício da graduação
Nas redes sociais, a Uema anunciou, nessa segunda-feira, 13, o reinício das aulas dos cursos de graduação na instituição, mas de modo remoto (por meio de computador ou outro dispositivo), a partir do dia 24 de agosto. Antes disso, na semana passada, a universidade divulgou a Portaria Normativa nº 46/2020, que trata sobre o retorno dos cursos de pós-graduação lato sensu, que são aquelas que, ao final, o aluno recebe um certificado, e não um diploma, como ocorre na stricto sensu (mestrado e doutorado).

Essa retomada será pela modalidade a distância, no que diz respeito às atividades inerentes ao ensino, orientação e bancas de defesa de trabalho de conclusão de curso. Todas as atividades de ensino e pesquisa ocorrerão de modo remoto, por docentes e discentes, realizando, na medida do possível, a adequação dos programas das disciplinas e planos de aula para atividades que não demandem atendimento presencial.


SAIBA MAIS

PAES 2020
O PAES 2020 teve um número expressivo de inscritos, com 66.746 candidatos maranhenses e também de outros estados brasileiros, que concorreram a 4.030 vagas da Uema e 910 da Uemasul. O curso mais concorrido foi o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública (CFO/PMMA), com 432 pessoas por vaga. Outro que apareceu entre os mais disputados é o de Medicina do Campus Caxias, com 205,55 candidatos por vaga no sistema universal.

Neste vestibular, cerca de 96,68% das vagas foram preenchidas. Além disso, 75,23% das vagas do PAES 2020 foram preenchidas por candidatos oriundos de escola pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.