COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
AFASTADOS totalmente da vida social da cidade, por conta dos temores do vírus Covid-19, José Carlos Salgueiro e Rosimar têm limitado o seu convívio social apenas com os filhos e netos, em sua residência no São Francisco. Nem mesmo viagem a São Paulo, onde mora a filha Alessandra, o casal nunca mais fez. Alessandra, a propósito, é afilhada de batismo do ex-deputado e ex-senador Henrique de La Rocque Almeida
AFASTADOS totalmente da vida social da cidade, por conta dos temores do vírus Covid-19, José Carlos Salgueiro e Rosimar têm limitado o seu convívio social apenas com os filhos e netos, em sua residência no São Francisco. Nem mesmo viagem a São Paulo, onde mora a filha Alessandra, o casal nunca mais fez. Alessandra, a propósito, é afilhada de batismo do ex-deputado e ex-senador Henrique de La Rocque Almeida

Medicina e literatura
A Academia Nacional de Medicina - ANM realiza na próxima quinta-feira, 16, por meio de videoconferência, um Simpósio sobre Literatura e Medicina.
O evento vai abordar algumas das mais importantes obras literárias que interligam vivências e experiências expondo alguma face das pestes que
assolaram a humanidade.
Entre elas Moby Dick de Herman Melville; A montanha mágica de Thomas Mann; Romeu e Julieta de William Shakespeare; Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago; Chão de Ferro (Memórias/ 3) de Pedro Nava; A Peste de Albert Camus e Decameron de Giovanni Boccaccio.
O reitor Natalino Salgado, que ocupa a cadeira nº19 da ANM e nº16 da Academia Maranhense de Letras, é um dos maiores entusiastas do simpósio.

Vem aí “Trópico”
Os atores internacionais Willem Dafoe, Morena Baccarin, Pedro Pascal e Sônia Braga se preparam para estrelar o filme “Trópico”, que será gravado
inteiramente no Maranhão.
As gravações foram suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. São Luís e a região dos Lençóis Maranhenses servirão de cenários.
Willem Dafoe é o produtor do filme e sua esposa, Giada Colagrande, seráa diretora.
Em dezembro de 2018, Dafoe esteve no Maranhão para escolher os melhores locais para as gravações.

Vem aí “Trópico” 2
A estréia está prevista agora para 2022, abordando temas como sincretismo religioso e identidade cultural.
O filme é descrito como um noir ambientado na região nordeste brasileira, inspirado por obras clássicas do gênero, tais como “A Dama de Shanghai” e “Gilda”.
A narrativa também deve tratar de temáticas como sincretismo religioso e identidade cultural, dois conceitos que estiveram no coração das buscas de Colagrande e Dafoe pela locação perfeita para “Tropico”. Os Lençóis Maranhenses foram escolhidos pelo seu caráter “sagrado”.

Sobre turismo
Por falar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, destino procurado por turistas do mundo todo, o local foi reaberto para o turismo
ecológico desde o dia 1º de julho.
Os principais atrativos turísticos de cidades como Tutóia, Fortaleza dos Nogueiras e Riachão também já estão a disposição para visitação.
Ou seja: o setor turístico do Maranhão aos poucos vai retomando as atividades. No entanto, o retorno atende a um rígido protocolo sanitário
de biossegurança. Apesar da reabertura de pontos turísticos que atraem visitantes de vários países, o a ênfase nesse momento é dada ao mercado interno.

Meu Tamarineiro
O grupo de bumba meu boi mais tradicional do sotaque de orquestra da cidade balneária de São José de Ribamar, “Meu Tamarineiro”, participou de arraiais virtuais e levou a alegria junina para milhares de internautas.
Além de participar de lives, como a da Festança Junina, “Meu Tamarineiro” também realizou seu arraial virtual, no dia 14 de julho, em São José de
Ribamar.
O evento contou com a participação de diversos artistas, entre eles, César Nascimento, Valeska Furtado, Milena Mendonça, Ruan Mendes e Zeca Baleiro, além dos atores da comédia Pão com Ovo.

Nas redes com perfis próprios
Os atores César Boaes e Adeílson Santos, da comédia Pão com Ovo, deram voz e vez a suas personagens nas redes sociais. Ambos trocaram seus nomes no Instagram pelos perfis das hilárias Clarisse Milhomem e Dijé, respectivamente. A ideia é deixar que as personagens caminhem com seus próprios passos e tenham vida independente dos atores. A sacada está dando o que falar e as duas têm conquistado um número cada vez maior de
seguidores. Diariamente, elas postam vídeos inéditos.

TRIVIAL VARIADO
Um ligeiro cochilo de revisão aconteceu na edição do PH Revista do último fim de semana, na legenda da primeira foto da matéria “Cenas Antigas”, na página 5 do caderno.

Explico: a personalidade que está plantando uma árvore, cercada pelo ex-governador Antonio Dino, o exprefeito José Libério, o ex-vice-governador Collares Moreira e o Repórter PH, é o então deputado federal Henrique de La Rocque Almeida. Grande amigo. Maranhense dos mais ilustres.

Mudar de ideia ficou mais difícil desde que as redes sociais passaram a eternizar as bobagens que pensamos – e compartilhamos – ontem. É o que podemos definir como uma verdadeira escravidão do besteirol.

São Luís viveu ontem o deu dia de tempestade. A chuva que caiu no inicio da tarde veio com ventania e saiu levando tudo o que tinha pela frente, repetindo o que aconteceu no último dia 6.

Dessa vez, o vento forte (provavelmente resultante da formação de nuvens cúmulusnimbus) originou uma tempestade percebida com mais intensidade em bairros como Forquilha, destelhando casas, derrubando postes e placas e prejudicando empresas.

Pelos e-mails e mensagens que recebo diariamente, noto que aumentou entre nós a raiva e a irritação – contra indivíduos, ideias e instituições. São sentimentos legítimos, dadas as circunstâncias, mas não são úteis, dadas as mesmas circunstâncias.

A Associação Nacional de Universidades Particulares (Anup) ingressou com pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular decisões judiciais, atos administrativos e projetos de lei que interfiram no controle de preços no Ensino Superior.

No capítulo: na ação, a entidade argumenta que a imposição de redução de preços das mensalidades em razão da não-realização de aulas presenciais, já determinada em alguns Estados, é inconstitucional. A relatora do processo na Corte é a ministra Rosa Weber.

DE RELANCE

Saque emergencial
A Caixa liberou ontem o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos em março. O novo saque tem como objetivo enfrentar o estado de calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19. No total, serão liberados, de acordo com todo o calendário, mais de R$ 37,8 bilhões para, aproximadamente, 60 milhões de trabalhadores.

Saque emergencial 2
O pagamento do saque emergencial é realizado por meio de crédito na Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos
trabalhadores. O valor é de até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas com saldo no FGTS.

Trato Feito
Pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia com 800 associados de todo o Brasil mostrou que cerca de 90% dos participantes informaram ter tido redução igual ou maior que 50% nas cirurgias eletivas. Por outro lado, 54,8% relataram diminuição de pelo menos 50% no número de cirurgias de emergência devido à pandemia.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1311261&o=node. O panorama acendeu o sinal de alerta na entidade de que boa parte dos pacientes com doenças urológicas adiou o tratamento pelo receio de contrair o novo coronavírus. Para conscientizar a população sobre a importância de manter o cuidado com a saúde, a SBU lança uma campanha, chamada “Trato Feito”, na semana do Dia do Homem, celebrado em 15 de julho.

Volta às aulas
De acordo com a previsão do calendário acadêmico 2020.2, em consonância com o Decreto Estadual 35.897, a volta às aulas no Instituto Florence deve
ocorrer em 3 de agosto, para todos os cursos. Caso haja alguma alteração, a instituição informará a comunidade por meio de comunicado em seu site. As aulas práticas dos cursos (devido às alterações exigidas pela pandemia do novo coronavírus) deverão ocorrer tanto de forma remota como presencial.

Volta às aulas 2
Os estudantes terão acesso a softwares de simulação de práticas e conteúdos mais específicos serão trabalhados presencialmente, nos laboratórios, a partir da formação de grupos reduzidos, respeitando o distanciamento necessário. Quanto às medidas de biossegurança e higiene, o Florence adotou um protocolo que garante os cuidados necessários para evitar a disseminação da Covid-19 na sua comunidade acadêmica.

Dados da pandemia
O Maranhão chegou a 77,8 mil pessoas curadas da Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
Por outro lado, já são mais de 2.400 mortes pela doença e quase 100 mil casos confirmados. O Maranhão tem ainda 18,6 mil pessoas em tratamento,
sendo 17,9 mil em isolamento domiciliar, 389 em enfermarias e 323 em leitos de UTI. Segundo informa a Secretaria de Saúde foram realizados 208,6 mil testes para diagnóstico da Covid-19 no Maranhão, 108,7 mil casos foram descartados e 6,6 mil casos são monitorados por suspeita de contaminação.

Aulas no hospital
Em meio à pandemia, com a suspensão das aulas, a classe hospitalar precisou fazer uma pausa. No entanto, pacientes da ala pediátrica do Hospital
Universitário continuam desenvolvendo suas atividades com o acompanhamento de profissionais, com uma rotina diária de passar nos leitos e aplicar
atividades para, de forma adaptada, manter a continuidade dos estudos das crianças.

Aulas no hospital 2
Antes de todo o cenário causado pelo coronavírus, as aulas eram realizadas pela Classe Hospitalar do HUUFMA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís, em uma sala específica, no quarto andar da Unidade Materno Infantil. Pelo convênio, cada criança recebia orientação, conforme o planejamento de sua escola de origem.

Para escrever na pedra:
“A dor não faz curvas para evitar machucar ninguém: ela vem em linha reta”. De autor desconhecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.