Sétima Arte

Para aprender sobre cinema

Escola Lume de Cinema retorna com atividades online e abre inscrições para quatro cursos a serem ministrados este mês e em agosto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Curso sobre a obra de Glauber Rocha será minitrado por Vitor Velloso
Curso sobre a obra de Glauber Rocha será minitrado por Vitor Velloso (glauber rocha)

SÃO LUÍS- Entender mais sobre a sétima arte a partir de um diálogo com profissionais de renome nacional é uma das propostas dos cursos online que a Escola Lume de Cinema montou na retomada de suas atividades, paralisadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A grade conta, em um primeiro momento, com quatro cursos agendados para julho e agosto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.lumestore.art.br.

O cineasta Frederico Machado, proprietário da Escola Lume de Cinema, explica que as aulas serão online, ao vivo e com módulos semanais de 10 horas de duração. Já estão agendados os cursos “Crítica Cinematográfica”, “Glauber Rocha - cinema novo e uma proposta de Brasil”, “O cinema de Charlie Chaplin - verdades que são ditas brincando”, e “O espectador cúmplice - o cinema de Michael Haneke”.

O primeiro a ser oferecido será “Crítica Cinematográfica”, a ser ministrado por Fabricio Duque. Ele é jornalista e pós-graduando em Cinema, membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro e colaborador da revista LumeScope. Em 2009 fundou o site Vertentes do Cinema, no qual cobre os principais festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Toronto, Rio, Brasília, São Paulo, Tiradentes, Paraty. Durante o curso, que ocorre de 20 a 24 deste mês , das 19h30 às 21h30, serão abordados temas como movimentos cinematográficos, trajetória crítica no mundo e no Brasil, entre outros temas.

Frederico Machado explica que os cursos online serão nos mesmos moldes dos presenciais. “É uma escola do Maranhão e os cursos serão ministrados por professores de fora, dando força ao cinema autoral, de arte, independente. A gente espera que o público compareça, estamos tendo um procura boa, inclusive sendo a maior parte de fora do estado”, diz Frederico Machado explicando ainda que 10% do valor das inscrições vai para o Cine Lume, que passa por dificuldades neste momento de pandemia e corre o risco de ser fechado. “Além de fazer o curso, as pessoas ajudam o cinema”, ressalta. Ele conta ainda que já está trabalhando para fechar mais quatro cursos a serem ofertados em agosto e setembro.

Cursos

Depois de “Crítica Cinematográfica”, ocorrerá “Glauber Rocha - cinema novo e uma proposta de Brasil”, ministrado pelo crítico de cinema Vitor Velloso que é crítico de cinema, trabalha no Vertentes do Cinema há quase três anos, com cobertura de festival anualmente, entre eles Ouro Preto, Tiradentes, Mostra de São Paulo, Festival do Rio, É tudo verdade, Belo Horizonte, etc. Pesquisador de cinema brasileiro contemporâneo, tendo como foco a comparação das movimentações políticas da arte de 60 até os dias atuais. As aulas estão marcadas para 27 a 31 de junho, das 19h30 às 21h30.

Já de 3 a 7 de agosto, a cineasta e pesquisadora Julhia Quadros ministra “O cinema de Charlie Chaplin - verdades que são ditas brincando”, no qual abordará a vida e obra do artista. O último deste ciclo será “O espectador cúmplice - o cinema de Michael Haneke”, com o cineasta, pesquisador e crítico de cinema, Luiz Baez, que dará aulas de 10 a 14 de agosto, também das 19h30 às 21h30.

Escola

Criada pela Lume Filmes em 2015, é um centro de cursos livres sobre cinema com foco em cinema independente e cinema de guerrilha que já teve como professores cineastas como Cristiano Burlam, Taciano Valério, Cavi Borges, teóricos como Marcelo Ikeda, André Gatti, Bertrand Lira, Raimo Benedetti e Sérgio Alpendre.

Inicialmente funcionando dentro do Cine Lume, em São Luís, a escola já teve um curso anual formando mais de 20 alunos e vários módulos de cinema livre com cursos sobre direção cinematográfica, produção, direção de fotografia, montagem, crítica cinematográfica, história do cinema mundial, história do cinema brasileiro, pré-cinema, direção de arte, curso de assistente de direção, som para cinema entre tantos outros.

Serviço

O quê

Cursos Escola Lume de Cinema

Inscrições

No site www.lumestore.art.br

Preço

R$ 120,00 (cada curso)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.