Cerco na Ilha

Fim de semana teve fiscalização contra aglomeração na Ilha

Cerco teve como foco pontos comerciais, principalmente, postos de combustíveis

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Durante as ações, houve interdição de lojas de conveniências de postos
Durante as ações, houve interdição de lojas de conveniências de postos (fiscalização posto)

São Luís - Mais de 30 pontos comerciais vistoriados, 211 abordagens a pessoas, 11 veículos apreendidos, seis notificações e cinco lojas de conveniências interditadas. Este foi o resultado da ação conjunta feita pela Vigilância Sanitária (Suvisa), do Procon/MA, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) durante mais um fim de semana na Grande Ilha com o objetivo de evitar aglomerações como ainda de contenção ao coronavírus (Covid-19).

A ação conjunta se iniciou na noite de sexta-feira, dia 10, e se estendeu até a madrugada de domingo, 12. Um total de 30 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, principalmente bares, conveniências e postos de combustível da Ilha. O diretor de Fiscalização do Procon/MA, Carlos Eduardo Garcia, declarou que esse trabalho faz parte de uma série de fiscalizações que visam constatar se os pontos comerciais estão cumprimento com as medidas sanitárias gerais decretadas pelo governo.

Ele ainda informou que essa ação tem caráter pedagógico, para orientar os consumidores e os proprietários dos pontos comerciais sobre o risco da Covid-19. “O objetivo principal é resguardar a vida, saúde e segurança do consumidor e do cidadão nesse período tão complicado de pandemia”, frisou Carlos Garcia.

Posto Seguro
Ainda na sexta-feira (10), ocorreu uma reunião na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), na Vila Palmeira, com os representantes de todos os órgãos envolvidos na Operação Posto Seguro, que tinha como propósito coibir o consumo de álcool por condutores e evitar a formação de aglomeração.

Apenas no último sábado, dois postos de combustíveis, localizados na Cohab e na Cidade Operária, foram vistoriados. Nestes pontos havia grande movimentação, inclusive, de veículos. A equipe do Detran/MA com o apoio dos militares realizaram testes do etilômetro e orientaram os condutores sobre os perigos do consumo de álcool antes de dirigir.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, iniciativas como essa são fundamentais ocorreram durante o período de pandemia. “Ações coordenadas de órgãos que promovam a cidadania, a segurança e a saúde pública são muito importantes nesse momento para promover a conscientização das pessoas e alcançar o nosso objetivo maior que é salvar vidas”, afirmou.

Ronaldo Pereira, que é coordenador das Equipes de Fiscalização da Vigilância Sanitária, disse que é importante a participação do Detran-MA na operação. “O Detran-MA vem realizando um trabalho educativo importantíssimo no sentido de coibir acidentes através de ações de conscientização. Esse trabalho conjunto dos diversos órgãos do estado e municipal favorece a realização de uma ação de maior impacto sobre essas irregularidades que vêm acontecendo em alguns postos da capital”, explicou.

Eventos clandestinos
A Polícia Militar, ainda na noite de sábado (11), interrompeu três festas clandestinas na Grande Ilha. Uma delas estava ocorrendo em uma casa de eventos, na Vila Sarney Filho. No local, era possível observar várias pessoas ingerindo bebida alcoólica.

O outro evento fechado foi a festa “Off Heineken”, na Estrada do Ubatuba, no Laranjal, em São José de Ribamar, e a outra interditada estava ocorrendo no bairro Turiúba. Ainda durante o cerco, os militares conduziram pessoas suspeitas de desacato, desobediência e resistência durante a abordagem.

Registro de aglomeração
Os postos de combustíveis da Grande Ilha, mesmo durante o período de pandemia do novo coronavírus, estão servindo de ponto de aglomeração de pessoas, principalmente, durante o fim de semana. Além do acúmulo de pessoas, há poluição sonora produzida pelo som automotivo e não está sendo obedecida as medidas sanitárias impostas pelo Governo.

Ainda no começo deste mês, ocorreu uma briga entre duas mulheres em um posto de combustíveis, localizado no bairro Cohab. A ação de agressão física foi filmada e viralizou nas redes sociais. No vídeo, também é possível observar várias pessoas sem usar máscara de proteção e veículos parados, com o som alto.

Pessoas ingerindo bebidas, aglomeração de pessoas e vários veículos parados e sendo que a maioria com o som alto também é possível observar em postos de combustíveis, nos bairros do Turu, na área do Coroadinho e no Ipem-São Cristóvão.

SAIBA MAIS

A poluição sonora é determinada pelo artigo 54 da Lei n 9.605/1998, também chamada de Lei de Crimes Ambientais. A lei compreende poluição de qualquer natureza e que possa causar danos à saúde humana ou à de animais, além de destruição da flora.

Números

211 abordagens durante a ação Vigilância Sanitária (Suvisa), do Procon/MA, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT)
11 veículos apreendidos
5 conveniências interditadas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.