Saúde emocional

Campanha busca apoio emocional para educadores

Pelo site do Apoio Emocional (queronaescola.com.br/apoioemocional) educadores se inscrevem para pedir uma escuta para si, uma roda online com os alunos, uma aula sobre como abordar o tema ou o que acharem que precisam

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
É importante dar apoio emocional ao educador que está se desdobrando durante a pandemia
É importante dar apoio emocional ao educador que está se desdobrando durante a pandemia (saúde emocional)

São Paulo - Os educadores são especialmente afetados pela pandemia de Covid-19. Para deixar dezenas de milhões de alunos fora da escola e conter o contágio por coronavírus por meses, eles estão tendo que realizar online um trabalho para o qual não estavam formados e com angústias próprias de quem conhece as vulnerabilidades de seus alunos. Para ajudá-los, começou nesta segunda-feira o projeto "Apoio Emocional", realizado pela Quero na Escola e Fundação SM.

Educadores que queiram uma escuta profissional ou ajuda para lidar com as angústias de seus estudantes podem se cadastrar para receber atendimento voluntário, gratuito e online. Psicólogos e psicoteraupeutas estão sendo convidados a participar desta ação que reconhece o esforço das professoras e professores e valoriza a saúde emocional como necessidade para a educação no contexto da pandemia.

"Eu tinha aluna pra ganhar bebê, outra que passa necessidade e nem temos os contatos deles", comenta uma professora. "Tenho aluno com ansiedades cada vez maiores, que me mandam mensagem até de madrugada e não sei como lidar", coloca outro educador do grupo ouvido pela Quero na Escola.

A diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, ex-secretária Nacional de Educação Básica, enfatiza que a pandemia provocou uma grande ruptura em toda lógica de funcionamento do sistema escolar. "Crianças, adolescentes, jovens, suas famílias, mas principalmente os educadores, sofreram uma imensa transformação em suas rotinas, hábitos e maneiras de trabalhar. Muitos educadores têm reclamado de angústia, cansaço, solidão. Toda a comunidade escolar anda precisando de apoio e escuta", diz.

Pelo site do Apoio Emocional (queronaescola.com.br/apoioemocional) educadores se inscrevem para pedir uma escuta para si, uma roda online com os alunos, uma aula sobre como abordar o tema ou o que acharem que precisam.

"Os professores não ganharam reportagem em jornal e nem aplausos porque não são considerados 'linha de frente' como profissionais da saúde, mas são a retaguarda fundamental e precisam de apoio", comenta Cinthia Rodrigues, cofundadora do Quero na Escola.

Diferentes pesquisas apontam a fragilização da Saúde Emocional na Educação durante a pandemia. A pesquisa "Juventude e a Pandemia do Coronavírus", do Conselho Nacional de Juventude, apontou que a saúde emocional piorou para 70% dos mais de 30 mil estudantes consultados. Já a pesquisa "Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica", da Fundação Carlos Chagas, mostra que o trabalho aumentou para 65% dos educadores e metade está com mais ansiedade e dificuldade emocional do que antes da pandemia.

Se no primeiro momento, todos olharam para a saúde, pensando em hospitais e no distanciamento social, agora é o momento de lidar com os traumas em consequência da Covid-19, começando pelo local de formação da sociedade e pelos professores responsáveis por crianças e jovens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.