Novos hábitos

Saiba como higienizar bem os alimentos em casa

Mesmo sem evidência da transmissão de Covid-19 por embalagens de alimentos, a higienização mudou os hábitos das pessoas, mas é preciso fazer do jeito certo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Higienize as mãos antes de tocar os alimentos
Higienize as mãos antes de tocar os alimentos (limpeza de frutas)

BRASÍLIA- Embora atualmente não exista evidência de que alimentos ou embalagens de alimentos estejam associados à transmissão da Covid-19, pode ser possível que as pessoas sejam infectadas ao tocar em uma superfície ou objeto contaminado pelo vírus e depois em seu rosto. O risco mais alto, porém, vem de estar em contato próximo com outras pessoas durante as compras ou o recebimento de uma entrega de comida. Como sempre, uma boa higiene é importante ao manusear alimentos para evitar doenças transmitidas por alimentos.

Remova qualquer embalagem desnecessária e descarte-a em uma lixeira com tampa. Se a embalagem permitir, é bom lavar antes de guardar. A lavagem deve ser feita com água e detergente antes de a embalagem ser armazenada e aberta.

Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use álcool em gel a 70% imediatamente depois.

Para frutas, verduras e legumes, é necessário lavar em água corrente e depois colocar de molho em solução clorada por 15 minutos e, ao final, lavar em água corrente. A solução clorada é composta de água e água sanitária própria para desinfecção. É importante olhar no rótulo do produto para saber a diluição que deve ser feita.

O molho em solução de vinagre não tem a mesma capacidade de eliminar os micro-organismos que podem contaminar legumes e verduras.

Dicas gerais de higiene

Lave bem as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos antes de preparar qualquer alimento. Evitar tossir ou espirra sobre os alimentos.
Use tábuas separadas para preparar carne e peixe não cozidos.
Evite o consumo de carnes e ovos crus.
Sempre que possível, mantenha os itens perecíveis refrigerados ou congelados e preste atenção às datas de validade dos produtos.
Procure reciclar ou descartar resíduos e embalagens de alimentos de maneira apropriada evitando o acúmulo de lixo que pode atrair pragas.
Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos antes de comer e certifique-se de que suas crianças façam o mesmo.
Sempre use utensílios e pratos limpos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.