Estado Maior

Sem novidades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Os números da Covid-19 no Maranhão estão crescendo a cada dia. São quase 100 mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no estado. Mesmo assim, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), decidiu manter a flexibilização das atividades comerciais e de serviço em todo o estado. O comunista também manterá o calendário para a volta das aulas conforme ele editou em decreto.

Essas foram, em suma, as únicas informações prestadas pelo gestor durante entrevista coletiva na sexta-feira, 10. Dino deixou claro que o momento é de estabilidade – segundo dados de estudos dos especialistas do governo estadual – mas também de alerta.

O alerta dado pelo governador diz respeito a aglomeração em bares, restaurantes, praias e também em postos de combustível. Ele garantiu que haverá fiscalização, mas não determinará novas restrições.

E mais uma vez Dino deposita na consciência da população a responsabilidade de cumprir as regras sanitárias, como o uso de máscaras.

Recorda-se que no início da pandemia, quando os casos se concentravam nos municípios da Ilha, o governador Flávio Dino chegou a garantir que se a taxa de ocupação de leitos de UTI chegasse a 80%, ele decretaria lockdown. O percentual mantém-se acima dos 80%.

Apesar dos quase dois mil novos casos de contaminados a cada dia, a decisão de manter a flexibilização no estado é elogiada por parte da população. Outra parte, apesar de descordar e criticar, não tem muito a fazer além de manter um isolamento pessoal e seguir à risca às regras sanitárias.

Aulas

Sobre as escolas, Flávio Dino disse que pode ocorrer mudanças no fim de julho, caso os números da Covid-19 sejam desfavoráveis.

No entanto, por hora, o decreto que prevê volta às aulas dia 3 de agosto está mantido com as regras sanitárias já definidas.

“Por enquanto está mantida a previsão do início progressivo das aulas a partir de agosto, mas dependendo da situação sanitária poderá ser submetida a revisão”, disse Dino.

Aliança

Está praticamente fechada a aliança entre o PSL e o DEM para o apoio à pré-candidatura de Neto Evangelista a prefeito de São Luís.

O acordo está sendo feito de cima para baixo, com a participação ativa do presidente da Câmara Rodrigo Maia e do deputado do Maranhão Juscelino Filho.

Os democratas aproveitaram conflito nacional entre o PSL e o Republicanos para conseguir fechar a aliança que deveria ocorrer com Duarte Júnior.

Vice-líder

O novo vice-líder do governo de Jair Bolsonaro é um deputado maranhense. Aluísio Mendes (PSC) foi escolhido para o cargo na quinta-feira, 9.

Segundo Mendes, ter sido escolhido aumenta a sua responsabilidade como parlamentar do Maranhão.

“Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pela confiança que, neste momento, eleva ainda mais a minha responsabilidade e dedicação como parlamentar maranhense”, afirmou.

Lei mais dura

O deputado federal pastor Gildenemyr (PL) apresentou projeto de lei que prevê pena dobrada para gestores que praticarem corrupção no período de pandemia da Covid-19.

A ideia do parlamentar é enrijecer a lei para evitar que recursos destinados ao combate ao novo coronavírus sejam desviados.

À coluna, o deputado disse que está trabalhando na Câmara dos Deputados para que a matéria entre em pauta e seja votada o mais rápido possível.

Auditoria

O deputado Wellington do Curso (PSDB) entrou com representação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que os contratos de compra de respiradores sejam auditados.

Os contratos em questão são os feitos entre o governo do Maranhão e o Consócio do Nordeste.

Entre os acordos que Wellington quer auditoria, está o da compra de 40 respiradores (que não chegou a ser concretizada) no valor de R$ 4,3 milhões.

Perda

O ex-ministro do Meio Ambiente Sarney Filho lamentou a morte do ex-deputado, jornalista e gestor ambiental Alfredo Sirkis, a quem se referiu como “amigo fraterno e companheiro de movimento ambiental por décadas”.

- A morte de Alfredo Sirkis representa uma imensa perda para a causa ambiental. Neste período, marcado por tantos ataques ao meio ambiente, sua falta torna-se ainda mais pungente - disse o ex-ministro.

Sarney Filho lembrou de ter conversado com Sirkis recentemente, quando do lançamento virtual de seu último livro, “Descarbonário”. “Na ocasião, tive mais uma vez a chance de expressar a minha estima e admiração”, salientou. Alfredo Sirkis foi vítima de acidente de carro, na tarde de sexta-feira (10), no Rio de Janeiro.

De olho

200 frentes de serviços é o dado que a Prefeitura de São Luís vem divulgando sobre obras que estão sendo feitas na capital maranhense em 2020.

Foco

Enquanto se debate a disputa eleitoral municipal, o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) segue focado na gestão, dividindo sua rotina entre o gabinete e a agenda de vistorias das obras.

Devido ao ritmo de trabalho na cidade, o apoio do gestor vem sendo disputado entre os pré-candidatos aliados do Palácio dos Leões.

O problema é que Edivaldo Júnior evita falar em disputa eleitoral. Na verdade, esta postura é uma característica do prefeito.

E mais

- Na segunda-feira, dia 13, a secretaria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão inicia de forma gradativa o retorno de suas atividades presenciais.

- Já as zonas eleitorais terão a retomada das atividades a partir do dia 20 deste mês.

- Há diretrizes já estabelecidas para que haja o retorno do trabalho presencial na Justiça Eleitoral do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.