Literatura

Livro traz releitura moderna e divertida do clássico "A roupa nova do rei"

"A roupa nova de Doralice", de Monica Stahel, é uma narrativa que conversa com o público infantil sobre vaidade e autoestima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Livro faz releitura de conto
Livro faz releitura de conto (a roupa de doralice)

SÃO PAULO - “A roupa nova de Doralice” é uma alegre e moderna releitura do famoso conto “A roupa nova do rei”. Escrita pela autora e tradutora paulista Monica Stahel, a obra conta a história de Doralice, uma jovem vaidosa e autoconfiante que não perde a chance de lançar moda no vilarejo em que vive.

Tudo muda em Vilas das Luas quando uma estilista estrangeira promete costurar, exclusivamente para Doralice, um vestido com um tecido encantado: somente as pessoas de alma limpa e bons sentimentos seriam capazes de enxergá-lo. Ao acreditar que seria uma excelente oportunidade de testar as pessoas, a jovem aceita a proposta mas acaba surpreendida, já que nem ela mesma consegue ver o vestido. Ao desfilar pela rua para exibir o seu novo modelito, todos se espantam e o motivo é um só: Doralice estava nua, foi surpreendida pela própria vaidade e pela própria soberba!

Com ilustrações de Luciana Romão e publicada pela Saíra Editorial, a obra abre um diálogo despretensioso com as crianças sobre vaidade, autoestima e autoimagem... tudo isso sem perder a diversão e a leveza. Outro ponto forte da história é a naturalidade com que Monica traz a nudez, também apresentada com descontração: Vilas das Luas, enfim, torna-se Vila das Nuas, já que todas as mulheres adotaram a nova tendência e saem pelas ruas como vieram ao mundo.

Doralice aprende sua lição e, de quebra, consegue ainda transmitir aos leitores ensinamentos valiosos ao transformar o que seria sua desgraça em aprendizado.

Sobre a autora

Monica Stahel é de Santo André, São Paulo. Formou-se em Ciências Sociais e logo passou a trabalhar na área de edição de livros. Além de tradutora, busca inspiração nas duas filhas, nos quatro netos e nas pessoas que marcam sua vida para escrever alguns livros para crianças. Foi incluída, por indicação da FNLIJ, na lista de honra do ano 2000 da International Board on Books for Young People. Para o público infantojuvenil, já publicou “Um saci no meu quintal”, pela Martins Fontes, “Tem uma história nas cartas da Marisa”, pela Formato, e “O leão que rugia flores”, também pela Martins Fontes.

“No dia seguinte, não deu outra. As garotas foram chegando, todas sem roupa, umas mais à vontade, outras meio envergonhadas. Logo veio Doralice, toda empertigada, exibindo de novo a roupa prodigiosa. Mas, quando viu as outras moças, ficou roxa como o vestido. Pela primeira vez, deixou o orgulho de lado e soltou a voz, gritou para quem tivesse ouvidos: – Dona Rosá me traiu, vendeu o tecido encantado para todo esse bando de gente.” (A roupa nova de Doralice, pág. 32)Trecho do livro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.