Luy Diego - empresário e vocalista da banda Mesa de Bar

Foco e persistência em nome do arrocha

Além de cantar, ele é o mentor intelectual do projeto que garantiu o sucesso da banda Mesa de Bar, proposta musical que está conquistando, principalmente, o Maranhão e a região Nordeste

Evandro Júnior/Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

SÃO LUÍS- À frente de um projeto vitorioso tem sempre alguém focado, centrado, persistente e que não mede esforços para tocá-lo e dele colher bons frutos. No caso da banda de arrocha Mesa de Bar, essa pessoa é o vocalista maranhense Luy Diego, que forma dupla com o baiano Luan Costa. Aos 34 anos, ele segue firme no propósito de tornar a banda conhecida em todo o Brasil e desmistificar o ritmo, uma variação da seresta, algo que nunca saiu de moda no Maranhão.

Natural de São Luís, Luy Diego é músico desde os 10 anos de idade e manda bem tocando violão, guitarra e teclado, sendo o único artista da família. O pai, Nonato, é de São João Batista. A mãe, Rosa, nasceu em Barreirinhas. Há seis anos, seu sonho de trilhar o caminho da música virou realidade, quando da concepção da banda Mesa de Bar. Com Luan fazendo a primeira voz, os dois começaram a se apresentar em shows no bairro Maiobão, onde Luy mora até hoje.

“Conheci o Luan em Salvador (BA), por meio de um amigo em comum. Ele já trabalhava na noite de lá e foi quando o convidei para esse projeto. Ele aceitou e estamos juntos até hoje”, recorda, acrescentando que a parceria é também para compor, pois a banda já tem cerca de 40 músicas autorais.

A guinada na carreira dos dois foi em 2017, ano em que a banda lançou o primeiro single, intitulado “Segundo Plano”. “O nosso primeiro show mais encorpado foi no município de Rosário (MA) e, depois, seguimos com mais apresentações. Eu sempre acreditei nesse projeto e sabia que poderíamos começar já fazendo shows”, diz ele, revelando que o grupo já se apresentou também no estados de Sergipe, Bahia, Piauí e Pará.

Composições - No Maranhão, a banda Mesa de Bar é bastante conhecida, assim também como em algumas outras cidades da região Nordeste. Centrado e sempre pensando no melhor para o projeto, Luy Diego acredita que as novas composições da banda cairão no gosto popular. “Estamos trabalhando atualmente em três músicas e todas elas terão clipes, que pretendemos soltar até o fim do ano. Só não sabemos, ainda, onde vamos gravar as imagens”, anuncia.

No Carnaval deste ano, Mesa de Bar protagonizou um dos shows mais prestigiados da carreira, durante uma apresentação no município de Raposa. “Fomos assistidos por mais de 25 mil pessoas numa única noite”, recorda o vocalista, responsável pela concepção intelectual da banda.

Luy Diego e Luan Costa
Luy Diego e Luan Costa

Destemido, Luy Diego compõe um equipe de 19 pessoas, entre músicos e cantores. Ele diz que, pela natureza do trabalho, precisa ser exigente consigo e com os outros parceiros. “Sou uma pessoa que não enxergo barreiras quando tenho um objetivo. É preciso correr atrás dos sonhos, com muito foco e organização”, enfatiza, acrescentando que se inspirou no cantor Pablo (do Arrocha) para criar a banda, que agora dispõe de uma grande estrutura organizacional e de equipamentos de ponta.

Luy Diego revela que um dos objetivos de ele persistir nesse projeto musical, além do fato de fazer o que gosta, é quebrar paradigmas e preconceitos em torno do gênero musical conhecido como arrocha.

“Não fazemos mais música apenas para as classes C, D ou E. Nosso projeto é pensado para todas as classes, pois sabemos que o arrocha tem crescido bastante e até ultrapassado barreiras. Conheço artistas que já levaram o ritmo até para o exterior. Aqui no Maranhão, nós sabemos que o arrocha é quase uma cultura, pois está diretamente ligada à seresta, tendo, por isso, uma legião de seguidores e entusiastas”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.