Eleições 2020

Eleições 2020: partidos caminham para definição de aliança em São Luís

Das três legendas que ainda não haviam definido apoio na disputa eleitoral na capital, somente o MDB ainda não decidiu com qual partido vai coligar

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Juscelino Filho do DEM disputa com Carlos Brandão do Republicanos o apoio do PSL aos seus pré-candidatos em SL
Juscelino Filho do DEM disputa com Carlos Brandão do Republicanos o apoio do PSL aos seus pré-candidatos em SL (Juscelino Filho)

Os jogos para composição de chapas para as eleições municipais em São Luís estão chegando ao fim. Até a semana passada, três partidos estavam ainda sem aliança definida, no entanto, os últimos movimentos partidários mostram que somente o MDB ainda mantém o diálogo com pré-candidatos para definir o caminho que seguirá na disputa pelo Palácio de La Ravadière.

A disputa eleitoral em São Luís tinha três partidos que não haviam definido – pelo menos oficialmente – os rumos eleitorais. PT, MDB e PSL ainda mantinham canais de negociação com outras legendas para definir o apoio.

Os recentes movimentos mostram que o PT e o PSL já estão com destino certo aguardando somente a oficialização.

No caso do PT, será o encontro de estratégias que vai “bater o martelo” para a aliança com o PCdoB. Esta reunião petista ainda não tem data definida para acontecer. Na próxima terça-feira, 14, a direção municipal vai se reunir para definir o dia do encontro.

Mesmo sem esta reunião para os petistas votarem a estratégia para 2020, os movimentos recentes mostram que o caminho do partido será apoiar a candidatura de Rubens Júnior com espaço para indicação do vice.

O presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo, na última quinta-feira, 9, declarou apoio ao comunista. Melo foi lançado pré-candidato a prefeito de São Luís em encontro municipal do PT em janeiro deste ano e faz parte do grupo que atualmente comanda o partido na capital maranhense.

O gesto do presidente da MOB – e outros petistas também declararão apoio a Rubens Júnior durante a semana - deixa claro que o PT se coligará com PCdoB com aval da direção nacional da legenda.

Sem o PSL

Enquanto Rubens Júnior já pode comemorar a aliança com o PT, o deputado estadual e pré-candidato do Republicanos, Duarte Júnior, amarga a perda da aliança com o PSL. O acordo para o apoio do partido já estava certo, no entanto, a direção nacional do PSL decidiu rever o arco de alianças com o Republicanos em todo o Brasil.

Com isto, o PSL caminha para se aliar, em São Luís, com outro partido. Em nota oficial, o presidente estadual do PSL, vereador Francisco Carvalho, disse que aguarda definição do presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, para que seja anunciada a posição da legenda na capital maranhense.

“Sobre as eleições na capital, aguardamos a posição da direção nacional para oficializarmos os caminhos que serão seguidos pelo PSL em São Luís. Ainda estão acontecendo conversas e diálogos e assim que se findarem, a posição será apresentada”, afirmou Carvalho.

A especulação é de que o PSL vai compor com o DEM de Neto Evangelista. O acordo está em debate e foi articulado por meio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e o deputado e presidente do DEM no Maranhão, Juscelino Filho.

Sobre a aliança DEM/PSL, o pré-candidato Neto Evangelista disse a O Estado que ainda aguarda a decisão final da direção do partido. “Estamos aguardando a decisão final deles”, afirmou.

Mais

Ainda tenta manter aliança

Mesmo praticamente tendo perdido o apoio do PSL, o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) foi a Brasília tentar reverter a posição da direção nacional da sigla. Brandão ainda conversa com Luciano Bivar para garantir o apoio do partido para a candidatura de Duarte Júnior.

Secretários se dividem para apoiar governistas

Secretários de estado do governo de Flávio Dino (PCdoB) vêm se dividindo para apoiar os candidatos do consórcio do Palácio dos Leões. Já manifestaram apoio a pré-candidatos Anderson Lindoso (Cultura), Jefferson Portela (Segurança), Carlos Lula (Saúde) e Lawrence Melo (MOB).

Os dois candidatos que receberam apoio dos membros do primeiro escalão do governo foi Carlos Madeira (SD) e Rubens Júnior (PCdoB).

Jefferson Portela e Anderson Lindoso, que são de partidos que têm pré-candidatos, anunciaram apoio para Carlos Madeira. Portela é filiado ao PCdoB de Rubens Júnior, mas declarou apoio a Madeira. Lindoso é do DEM de Neto Evangelista.

Rubens Júnior já tem o apoio declarado de Carlos Lula e Lawrence Melo. A previsão é que mais secretários ainda declararão apoio ao comunista.

MDB mantém diálogo com quatro pré-candidatos na capital

O MDB é o último partido que ainda não definiu o caminho que seguirá na disputa eleitoral de São Luís. Atualmente, o partido mantém diálogo com quatro pré-candidatos: Carlos Madeira, Yglésio Moyses (Pros), Adriano Sarney (PV) e Neto Evangelista (DEM).

Por enquanto, segundo o deputado estadual Roberto Costa, que é o coordenador eleitoral da legenda, as conversas estão sendo feitas e não há restrições a partidos ou nomes que estão na disputa.

A declaração do emedebista se refere ao canal de diálogo com pré-candidatos que são da base de apoio do governador Flávio Dino.

Segundo Costa, em todo o Maranhão o leque de aliança com partidos considerados adversários do MDB vem sendo ampliado. Imperatriz e Bacabal é um exemplo. No primeiro, o MDB vai coligar com o DEM de Assis Ramos, que disputa a reeleição. Já em Bacabal, o partido de Roberto Costa vai com o PDT de Edvan Brandão.

“Temos uma posição de não fazer veto a qualquer pré-candidatura. A ideia é buscar alianças que garantam espaços para o MDB nas chapas dos futuros candidatos”, disse Costa.

Não será candidata

A ex-governadora Roseana Sarney anunciou nas redes sociais que não irá ser candidata a prefeita de São Luís conforme convite feito a ela pelo MDB no início do ano.

Segundo Roseana, enquanto governadora, ela atuou como uma prefeita em São Luís devido às obras como a Lagoa da Jansen e as UPAs.

“Achei melhor não entrar nessa disputa, mesmo porque eu acho que eu já tive uma experiência bem boa aqui em São Luís. Trabalhei como uma prefeita. Fizemos grandes avenidas, fizemos as UPAs, fiz aqui a Lagoa da Jansen, o Espigão”, disse a ex-governadora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.